NAZAL LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE ILHÉUS

O fotógrafo José Nazal lança nesta sexta-feira o livro “Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”, sua segunda obra no gênero. O lançamento será realizado no salão nobre da Academia de Letras de Ilhéus, situada à rua Antônio Lavigne de Lemos, centro histórico da cidade, às 18h30min, exatamente no dia 2 de setembro, quando transcorre o Dia do Repórter Fotográfico.
A obra reúne mais de 200 fotografias do século passado que compõem o acervo do autor. Algumas delas foram tiradas por profissionais já falecidos, tendo sido resgatadas por Nazal através de um demorado processo de pesquisa. Dentre eles, Zezito Mendonça, Francino Vieira, J. Dias, P. Pinillos e Lindemann. Em 97, Nazal lançou seu primeiro catálogo fotográfico da cidade, intitulado “Ilhéus: Ontem bela, Hoje Linda”, que teve duas edições.

O autor é membro do Instituto Histórico de Ilhéus, sobrinho do ex-tabelião e escritor Raimundo Sá Barreto, com quem iniciou as leituras sobre a história da Capitania de São Jorge, fundada em 1535. No livro consta notas do próprio autor e textos de historiadores destacados como Silva Campos, Carlos Roberto Arléo Barbosa, Milton Rosário, Barboza de Mello, Borges de Barros, Maria Luiza Heine e José Carlos Vinháes.

TEXTO E IMAGEM – Nazal afirma que sua obra é despretensiosa, mas tem como objetivo aliar conteúdo histórico à imagem, o que pode permitir uma compreensão mais rápida com relação ao desenvolvimento urbano da cidade. Nesse sentido, é o livro mais ilustrado sobre a história de Ilhéus. Com narrativa de modo simples, a obra poderá ser utilizada em escolas do ensino fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *