ÉTICA NA CONTABILIDADE É TEMA DE DEBATE EM ILHÉUS

Um seminário sobre Ética na Contabilidade foi realizado no campus da Faculdade de Ilhéus, localizado no bairro Jardim Atlântico, reunindo estudantes do curso de Ciências Contábeis e profissionais do setor. O evento contou com a participação do vice-presidente de Fiscalização e Controle do Conselho Regional de Contabilidade(CRC) da Bahia, Miguel Ângelo Nery Boaventura, que proferiu palestra sobre o assunto. O sindicato da categoria estima que existam no eixo Ilhéus-Itabuna cerca de 520 profissionais da Contabilidade.

O vice-presidente do CRC abordou questões que estão acontecendo na categoria, “em alguns casos por desconhecimento do próprio profissional com relação ao Código de Ética e outros por falta de ética por vontade própria”. Falou da importância da ética na profissão contábil, “já que a vida das empresas estão nas mãos desses profissionais, que dispõem de confidência de dados e, portanto, precisam agir com responsabilidade para com os empresários e com a categoria, evitando a concorrência desleal. Temos preocupação com a valorização da profissão, porque a atuação ética gera uma imagem desse profissional no mercado.”

Segundo o professor Amarildo José Morett, orientador do seminário, a importância de se discutir a ética junto ao meio acadêmico é motivada pela desordem social com relação à ética. “Observamos falta de ética no meio empresarial, as agressões mútuas de empresas concorrentes, a falta de ética no Direito e, principalmente, a falta de ética no meio político, que tem sinalizado a falta de ética de profissionais das diversas áreas. Tudo aquilo que vem sendo pregado no meio familiar, na área da educação, em alguns momentos estão sendo colocados em cheque na sociedade”, salientou.

Para o aluno do sexto semestre de Contabilidade, Jean Luiz Correia Baraúna, coordenador do evento, é preciso estar atento ao assunto. Ele comenta que na contabilidade, por exemplo, há profissionais que fornecem “decore”, etiqueta produzida na Casa da Moeda, sem fonte legítima de rendimentos. “Essa etiqueta só contadores registrados no CRC podem fornecê-la. Por isso, seminários dessa natureza contribuem para conscientizar os acadêmicos sobre seu papel e melhorar a atuação no mercado de trabalho”, acrescentou Jean.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *