Na próxima quarta-feira (31), às 7h30min, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL) realizará juntamente com a Desenbahia – Agência de Fomento do Estado – um café da manhã para os lojistas, onde serão apresentadas linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas.
Neste dia, será firmado um convênio de parceria entre os dois órgãos, a fim de que os lojistas da cidade possam ter acesso rápido e fácil ao crédito. A Desenbahia apresentará o Credifácil (fixo e giro), que oferece alternativas de crédito rápido, com baixo custo, a micro e pequenos empresários baianos. O Credifácil tem como ponto alto a sua linha de giro, com juros de 1,5% ao mês. Ele conta com um sistema de bonificação por meio de redução de taxa de juros, dilação do prazo e do limite de financiamento. Já o Credifácil Fixo é uma linha criada para financiar investimentos fixos para os micro e pequenos empresários baianos. Ela possibilita financiamentos de R$ 5 mil a R$ 50 mil, com juros de 1% ao mês e prazo de até 36 meses. Esses programas têm como objetivo apoiar o crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas baianas, visando a geração de empregos e a melhoria do nível de renda da população.
A maioria dos empréstimos do Desenbahia é dirigida a empresas de porte reduzido, em obediência à estratégia do banco de privilegiar os micro, pequenos e médios empreendimentos baianos, que são os que têm maior dificuldade de acesso ao crédito em condições viáveis.
O presidente da CDL, Paulo Ganem, explicou que a intenção é que exista uma linha de crédito especial para o setor, considerando o perfil da empresa e facilitando o acesso ao crédito, sem que sejam impostas tantas restrições. Segundo ele, apesar de existirem várias fontes de financiamento, boa parte das microempresas do município não consegue preencher as exigências dos bancos. “Facilitando o crédito, passaria a circular maior volume de dinheiro na economia da região e os negócios seriam estruturados e expandidos”, disse.
Assim, o presidente convida não apenas os associados da CDL, como também outros lojistas que possam ter interesse nessas linhas de financiamento. “Esperamos que este evento conte com grande participação dos comerciantes e das CDL’s de outros municípios que também convidamos, como: Una, Canavieiras, Ibicaraí, Buerarema e outros”, disse.