Fundaci promove dia da Criatividade Infantil;
Ilhéus conta lendas no Dia do Folclore;
Velha maria-fumaça será transformada em museu;
Vacinação em Ilhéus atinge o melhor índice em 13 anos.
O Projeto “Águia da Cultura” tem possibilitado às comunidades mais carentes, o acesso à arte e à literatura, além de oferecer a possibilidade de geração de emprego e renda para a população. Na visão da presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Simone Cardoso, o projeto vem alcançando bons resultados, pois tem o compromisso de permitir o acesso das pessoas mais carentes às diversas manifestações sócio-culturais, através da promoção de ações que valorizem o homem como cidadão.
O projeto foi relançado no dia 10 de agosto, mas suas atividades vêm sendo desenvolvidas desde o início do ano, com contação de histórias, sessões de cinema, espetáculos teatrais, dentre outras atividades, que contam com o apoio de um ônibus equipado com instrumentos que permitem a realização das atividades sócio-educativas, como minibiblioteca e espaço párea encenações teatrais. Algumas atividades que integram o programa são os Ternos das Pastoras de Sambaituba, das Flores do Pontal, e das Camponesas de Olivença. No distrito de Urucutuca, também é realizado o Bumba-meu-boi.
O programa desenvolve atividades em diversas áreas, inclusive voltadas para a geração de emprego e renda, a exemplo das oficinas de retalhos de tecidos com as mulheres rendeiras de Olivença. O prefeito Valderico Reis ressalta a importância da implantação do projeto para a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais carentes e elogia o esforço das pessoas envolvidas no projeto. O coordenador do “Águia da Cultura”, Justino Viana, agradeceu ao prefeito pelo apreço que o governo de Ilhéus vem dispensando ao projeto.
“Ilhéus é uma cidade de cultura muito rica. E o projeto Águia da Cultura simboliza essa diversidade, a riqueza da nossa arte, da dança, da música. Com este ato, firmamos um compromisso com os movimentos culturais, despertando a valorização deste tipo de arte na comunidade”, disse o coordenador.
Fundaci promove dia da Criatividade Infantil
A garotada que participou do Festival de Criatividade Infantil promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), neste domingo, 21, teve uma chance especial para vivenciar momentos de interação, lazer e aprendizagem. Realizado no foyer do Teatro Municipal e no Largo Cultural, espaços localizados no centro histórico da cidade, o evento reuniu aproximadamente 50 crianças.
Os pequenos se divertiram e soltaram a criatividade através do pincel e da tinta guache, expressando sentimentos inspirados no tema “O amor por Ilhéus”. Através dos desenhos, falaram do que, para elas, são os elementos mais significativos da cidade, como a natureza e os prédios históricos.
Foram selecionados 10 trabalhos, que ficam expostos à visitação pública no foyer do TMI por tempo indeterminado. Houve também sorteio de prêmios e exibição de vídeos, além de brincadeiras com a presença de palhaço e muitos símbolos do ambiente infantil.
As atividades do Festival de Criatividade foram coordenadas pela equipe do Projeto Águia da Cultura e integra-se à programação do “Agosto de Jorge Amado”, uma iniciativa para homenagear o escritor no mês de seu aniversário. A Fundaci forneceu o material para a realização do evento, que foi acompanhado pelos arte-educadores do Águia da Cultura.
Diversas – Ainda dentro da programação do “Agosto de Jorge Amado”, acontece nesta terça-feira (23) mais uma rodada do passeio histórico “Teatro nas Ruas”. Direcionados aos estudantes do ensino fundamental II e matriculados nas escolas da rede municipal, os passeios serão realizados entre 8 e17 horas. Já às 18h30min acontece outra sessão de cinema popular com o filme “Gabriela Cravo e Canela”, no auditório Fernando Leite Mendes.
Nesta segunda,22, começa a segunda oficina do “Agosto de Jorge Amado”, denominada “Contar e Encantar – segredos do contador de histórias”. Será ministrada pelo professor Alberacy Júnior, no auditório Sosígenes Costa, da Fundaci. Já dentro do projeto Quartas Culturais, que este mês volta-se para temas relacionados ao homenageado, será abordado o tema ”A literatura e o Quarteirão de Jorge Amado”. A professora Juliana Menezes abordará o tema a partir das 19 horas, no auditório Fernando Leite Mendes.
Ilhéus conta lendas no Dia do Folclore
Em Ilhéus, o Dia do Folclore (22 de agosto), foi comemorado com uma ação diferente. Através do programa “Agenda Ilhéus”, veiculado nas rádios da cidade, a Secretaria de Educação organizou uma contação de lendas e histórias imortalizadas na tradição oral do povo ilheense. A idéia faz parte do Programa de Implementação de Estudos Regionais.
A edição especial do Agenda Ilhéus começou com a contação da lenda “Mexerico na Lagoa”, que fala sobre a Lagoa Encantada. Durante o programa, o professor e historiador Arléo Barbosa contou diversas histórias sobre a cidade, como a origem da Puxada do Mastro e do Banho da Paixão. “Nossa história é muito rica e o conto popular tem enorme valor para a cultura do povo”, disse o historiador. Segundo Erlon Costa, do Núcleo de Projetos da Seduc, a decisão de veicular as lendas nas rádios teve o objetivo de atingir um grande número de pessoas, principalmente os estudantes. “Se tivéssemos que visitar todas as escolas, com certeza ficaria faltando alguma, então avisamos aos professores sobre a contação nas rádios, para que um grande público escutasse”, disse.
Velha maria-fumaça será transformada em museu
Ilhéus está dando um passo importante na direção do resgate de sua história, com a restauração da velha “maria-fumaça” que foi um dos principais meios de transporte da população regional no tempo dos coronéis. A antiga locomotiva, construída em 1803 e trazida para o sul da Bahia 100 anos depois, está sendo preparada para transformar-se no Museu da Estrada de Ferro de Ilhéus.
Essa é mais uma idéia da Secretaria Municipal de Turismo, que recebeu todo o incentivo do prefeito Valderico Reis, e que promete se constituir num importante atrativo da cidade dentro de pouco tempo. A recuperação de parte do equipamento já começou a ser feita, numa metalúrgica de Ilhéus. A locomotiva e cinco vagões serão restaurados, fazendo-se o máximo para preservar características originais.
Uma vez devolvida toda a sua imponência e beleza nostálgica, a velha maria-fumaça só não vai dar aos saudosistas o gosto de vê-la novamente nos trilhos. Na verdade, o prefeito Valderico Reis autorizou que – depois de recuperados – os vagões sejam levados para uma área na Avenida Soares Lopes. A intenção é instalar em cada parte do trem um tipo de serviço destinado à comunidade local e aos milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos. Entre os serviços a serem oferecidos nos vagões, está o de restaurantes, com especialidades diversificadas
De acordo com o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, a restauração da locomotiva está sendo inteiramente custeada pela iniciativa privada. “Trata-se de uma iniciativa da maior importância, pois contribui para manter viva a memória de Ilhéus”, afirma. A proposta já foi apresentada a empresários do setor de hotelaria e outros serviços, obtendo total aprovação.
“É importante destacar que projetos como esse estão se tornando realidade em Ilhéus, graças à existência de um diálogo aberto e positivo com o trade turístico”, salienta Mazzei. Ele ressalta que o governo tem várias outras propostas para desenvolver o turismo no município, com o propósito de atender os mais diversos segmentos.
Vacinação em Ilhéus atinge o melhor índice em 13 anos
Ao atingir 61% de cobertura na campanha de multivacinação iniciada no dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus comemora seu melhor desempenho histórico em 13 anos. Foram 13.700 crianças vacinadas de terça (16) a sexta-feira (20), quando se comemorou o Dia Nacional de Vacinação contra poliomielite. Desse total, cerca de 9.000 crianças foram vacinadas durante a semana e 4.700 no sábado.
De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Lima Brito, este resultado foi obtido como resposta às ações políticas do prefeito Valderico Reis e da secretária de Saúde, Olívia Ferreira, que não pouparam recursos requeridos pela campanha. “Não adiantaria ter vontade técnica e competência, como aconteceu em anos anteriores, se não houver o decisivo apoio político, que atesta o nível de comprometimento dos dirigentes públicos com a saúde da população”, atesta. A secretária Olívia Ferreira adianta que a vacinação vai continuar, pois “o índice obtido é animador, mas ainda está longe dos 95% fixados pelo Ministério da Saúde”.
Assim, até a próxima sexta-feira (26), o município atuará com 41 postos, sendo os 22 fixos mais 19 volantes, que atenderão nas áreas urbana e rural. “Nossos recursos humanos e políticos estão mobilizados, dependendo apenas da conscientização das pessoas, que precisam aproveitar a oportunidade para se prevenir contra a pólio e outras doenças, cujas conseqüências são muito graves para as crianças”, lembra Olívia Ferreira.