INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Agita Ilhéus vai animar a zona norte da cidade;

Social vai cadastrar mais de 6 mil no Bolsa Família;

Festival de Criatividade infantil acontece neste domingo;

Conteúdo de fitas não compromete o governo;

Esporte define programação de abertura dos Jogos Estudantis;

Ilhéus tem projeto de “shopping” sobre as águas da Baía do Pontal;

Ilhéus mobiliza 500 profissionais para o Dia Nacional de Vacinação.

Agita Ilhéus vai animar a zona norte da cidade

O Agita Ilhéus dessa semana levará muita animação para o bairro São Miguel, na zona norte da cidade. Após a edição especial de Dia dos Pais, a festa volta a acontecer aos sábados. A partir das 21h, de amanhã, a praça principal do bairro vai ser palco de muita agitação com as bandas Zuê e S4 & Cia, no trio Megatom.
As bandas prometem animar o público ao som de muito axé e pagode, trazendo músicas próprias e sucessos de outras bandas. O projeto, organizado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), tem oferecido uma opção gratuita de entretenimento e diversão à população ilheense. O evento já foi realizado em vários bairros da cidade, como Malhado, Banco da Vitória, Nelson Costa, Teotônio Vilela, Salobrinho, Nossa Senhora da Vitória, Conquista e Olivença.
Depois do bairro São Miguel, a próxima edição do evento será na Vila Cachoeira, no dia 27 de agosto, onde tocarão as bandas Sambágua e Zouk Mania. O projeto Agita Ilhéus costuma levar sempre bandas de ritmos diferentes para agradar aos mais diferentes gostos. A presidente da Fundaci, Simone Cardoso, convida a população para participar do evento. “As pessoas trabalham a semana toda, precisam de um momento de descontração, que é o objetivo do Agita Ilhéus”, disse.

Social vai cadastrar mais de 6 mil no Bolsa Família

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, tem como meta efetuar o cadastramento de 6.377 famílias no Programa Bolsa Família. Até agora, cerca de 2.100 já foram cadastradas para receber o benefício. Outras já foram agendadas até o dia 30 de agosto.
O cadastramento começou no último dia 8, e, desde então, a Secretaria tem atendido a uma média diária de 300 pessoas, no horário de 8h às 14h. A agenda de atendimentos foi estabelecida por conta da grande procura por parte dos beneficiários do programa Bolsa-Escola, que migrarão para o Bolsa-Família, em atendimento à determinação do Governo Federal de incluir os programas sociais num cadastro único.
Para efetuar esta migração, são exigidos os documentos pessoais de todos os membros da família, como carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. Da população ilheense inscrita em programas sociais do Governo Federal, 10.910 famílias já migraram para o cadastro único. Outras 6.859 já foram recebidas pela Secretaria de Assistência Social e serão incluídas de acordo com calendário já estabelecido.
As 6.377 que estão migrando para o Bolsa Família vão continuar recebendo os benefícios normalmente, utilizando por enquanto o mesmo cartão do Bolsa Escola. Além de aperfeiçoar o cadastro de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, a medida traz outras vantagens. Uma delas é que o Bolsa Família estabelece um auxílio financeiro no valor mínimo de R$ 50,00 para famílias com renda per capita de até R$ 100,00. A este recurso, podem somar-se outras parcelas, caso se atenda ao requisito complementar de ter filho com idade entre 6 e 15 anos, matriculado na rede pública de ensino.

Festival de Criatividade infantil acontece neste domingo

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) realiza neste domingo (21) mais uma atividade da programação “Agosto de Jorge Amado”. Desta vez o público alvo são as crianças e o palco será o largo cultural do Teatro Municipal, espaço localizado no Quarteirão Jorge Amado, centro histórico da cidade. No local, serão desenvolvidas as atividades do Festival de Criatividade Infantil.
O número de participantes é ilimitado e os materiais que serão utilizados pelas crianças e pré-adolescentes na faixa etária de 6 e 12 anos de idade são de responsabilidade da Fundaci. As atividades de artes plásticas, contação de histórias e música serão coordenadas pela equipe de arte-educadores do Projeto Águia da Cultura. O festival, que está previsto para acontecer a partir das 8 horas, deverá reunir mais de 50 crianças.
Segundo o coordenador geral do “Águia da Cultura”, Justino Viana, com a realização do Festival de Criatividade Infantil os jovens poderão expressar, através de modalidades artísticas, talentos nas atividades que a iniciativa vai aplicar durante todo o domingo. Segundo ele, Ilhéus é o tema do Festival que se propõe a auxiliar os jovens a dar os passos para o descobrimento de seus talentos.
O festival funciona ainda como meio de lazer e entretenimento, uma vez que reunirá muitos jovens para praticar atividades artísticas num dia de domingo. Dentro da programação do “Agosto de Jorge Amado”, acontece na terça-feira mais uma rodada do passeio histórico com estudantes matriculadas no ensino fundamental II da rede municipal de ensino. Essa iniciativa esta prevista para acontecer entre 8 e 17 horas, e se integra ao Projeto Águia da Cultura.

Conteúdo de fitas não compromete o governo

A divulgação do conteúdo das fitas de vídeo que conteriam imagens do prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, e do ex-subprocurador do Município, Gerbson Moraes, oferecendo propina ao vereador Zerinaldo Sena, decepcionou quem esperava algo de potencial devastador contra o governo. No material entregue na quinta-feira à Polícia Federal e exibido hoje (sexta) pela TV Santa Cruz, não existe absolutamente nada que comprometa o prefeito ou o subprocurador.
Em um dos trechos gravados, Moraes negocia o apoio político do vereador e pede que ele indique pessoas para ocupar cargos na administração. Não existe, em nenhum momento, oferta de dinheiro a Zerinaldo Sena, como tem sido divulgado na mídia. Outra parte da fita mostra dois homens conversando numa sala, mas a péssima qualidade das imagens e do áudio impede qualquer tipo de identificação.
Durante a entrega das fitas à Polícia Federal, diversos vereadores – entre eles Aldemir Kruschewsky e Alisson Mendonça – mostraram desconfiança quanto à autenticidade das gravações. Segundo Mendonça, “existem indícios de que houve manipulação das imagens e é inaceitável que se comprometa praticamente toda a Câmara de Vereadores por conta de provas possivelmente forjadas”. A Polícia Federal vai periciar as fitas e divulgar um laudo em 30 dias.
Em seu programa jornalístico da Rede Record, transmitido nesta sexta, o apresentador Raimundo Varela também se mostrou decepcionado com o conteúdo das gravações. “O negócio em Ilhéus parece que não tem nada do que estavam dizendo; fez-se muito barulho, mas parece que é bem menos do que alardearam”, disse o apresentador, garantindo que traria novidades no programa desta segunda-feira.

Tranqüilidade
O prefeito Valderico Reis continua demonstrando tranqüilidade e garantiu que é seu desejo ver todas as denúncias serem apuradas com rigor e rapidez. “Se houver culpados, que sejam punidos, mas não se pode manchar a honra de pessoas de bem por conta de disputas e ciúmes políticos”, enfatizou. Valderico também negou qualquer envolvimento com esquemas de compra de votos de vereadores. “Sou contra esse tipo de relação, essa não é uma prática que eu aprove”, assegurou.
Ainda segundo o prefeito, as informações até agora divulgadas – acerca de um suposto pagamento a Zerinaldo Sena ou de uma oferta que ele mesmo teria feito em troca de apoio – têm como base exclusivamente a versão apresentada pelo próprio vereador e “por pessoas que se uniram para prejudicar o nosso governo”. Segundo Valderico, “nenhuma pessoa isenta teve acesso a qualquer conteúdo que nos comprometa e o que eu estou vendo é uma sucessão de mentiras sendo repetidas”.

Esporte define programação de abertura dos Jogos Estudantis

A Secretaria Municipal de Esporte já definiu a programação de abertura dos Jogos Estudantis Campeões da Vida. A competição começa no dia 8 de setembro com partidas de voleibol e futsal nos ginásios do Clube Social de Ilhéus e no Herval Soledade. A abertura oficial será às 8h da manhã, no Herval Soledade, com o desfile dos 2 mil atletas, seguido de hasteamento de bandeira, execução do hino nacional e juramento dos atletas. Serão 110 partidas nas modalidades handebol, futsal, voleibol e basquetebol nos quatro dias de disputas. “Vamos realizar os melhores jogos da história de Ilhéus”, empolga-se o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Newton Lima.
As disputas começam logo após a abertura oficial, às 10 horas. No Ginásio Herval Soledade, vão à quadra os times do Moisés Bohana x Vitória e, logo após, Cierg x Horizontina Conceição. No Clube Social, acontecem as disputas de voleibol e envolverão as equipes do Cierg x Bohana e do Vitória x Colégio Estadual de Ilhéus. Na quinta e na sexta-feiras, haverá um total de 35 partidas nas várias modalidades e categorias dos Jogos Estudantis Campeões da Vida. As equipes campeãs e vice-campeãs em cada categoria ganharão troféu e medalha.
Para incentivar ainda mais a disciplina e o espírito esportivo dos atletas, o secretário Newton Lima disse que também haverá premiação para a escola mais disciplinada. Outros números da organização, mostra que os Jogos Estudantis mobilizarão 24 árbitros e seis coordenadores de quadra, além de pessoal de apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania, Educação e Saúde. “Nos preocupamos com a organização do evento não apenas para estimular a prática de esporte e revelar talentos, mas também com a segurança dos atletas”, diz Newton.
Quanto a item segurança, o secretário explica que os jogos não passarão das 20h e não será permitida a comercialização de bebidas alcoólicas nos ginásios e num raio de 100 metros dos locais de competição. A tranqüilidade dos atletas e de quem for assistir aos jogos ou estará garantida com a presença de homens da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

Ilhéus tem projeto de “shopping” sobre as águas da Baía do Pontal

Um projeto audacioso tende a provocar efeito altamente positivo dentro das estratégias para o desenvolvimento do turismo em Ilhéus. Está sendo finalizada a elaboração da planta de duas marinas na Baía do Pontal, que vão funcionar como verdadeiros mini-shoppings sobre o espelho d’água em um dos cenários mais belos da cidade. A informação foi transmitida pelo secretário Raymundo Mazzei, durante palestra para empresários de turismo, na quarta-feira, 17.
Segundo Mazzei, o projeto é fruto de articulações entre a Prefeitura de Ilhéus e a iniciativa privada, e está orçado em R$ 10 milhões. Esse valor vai bancar uma estrutura que inclui espaço para restaurantes e 30 lojas, além de estacionamento para embarcações, posto de combustível, deck flutuante e duas balsas que farão o transporte de passageiros na travessia Ilhéus Pontal, oferecendo também linhas para os bairros da Sapetinga e Banco da Vitória e os distritos de Maria Jape e Rio do Engenho.
A proposta é construir uma marina onde fica o estacionamento de lanchas, à margem da Avenida Dois de Julho, e a outra nas imediações do Pontal Praia Hotel. O projeto encontra-se em fase de conclusão, sob a responsabilidade de uma empresa de arquitetura e urbanismo de São Paulo.
“Esse é um projeto que pode contribuir para dinamizar de modo significativo o turismo de Ilhéus”, afirma o secretário, lembrando que os recursos financeiros para as obras serão integralmente aplicados pela iniciativa privada. O retorno do investimento será obtido pelos empresários, com a exploração econômica dos restaurantes e outros serviços disponibilizados nas marinas.
A idéia foi muito bem recebida pelos representantes do trade. Entre os participantes, estava o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Hans Schaeppi, que considerou a proposta muito boa, pelo potencial que tem de contribuir para o desenvolvimento do turismo e para reforçar as iniciativas dirigidas a criar alternativas que permitam aumentar a permanência do turista na cidade.

Ilhéus mobiliza 500 profissionais para o Dia Nacional de Vacinação

Cerca de 500 profissionais em saúde serão mobilizados neste sábado (20), para o Dia Nacional de Vacinação, em Ilhéus. Esta é a segunda etapa da campanha que pretende vacinar 21.960 crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil (poliomieliete) nas zonas urbana e rural do município. Haverá em torno de postos de vacinação em toda a área urbana neste sábado, das 7h às 17h. Nesta sexta (19) voluntários e profissionais em saúde fizeram um ‘arrastão’ pelas ruas do centro chamando a atenção do público para a necessidade de imunizar a criança contra a pólio.
Nas ruas, o destaque da mobilização foi o Zé Gotinha, boneco-símbolo da campanha e que atraiu a atenção das crianças e de adultos. “Estamos mobilizando a população para que possamos vacinar o maior número possível de crianças neste sábado”, destacou a secretária municipal de Saúde, Olívia Ferreira. A segunda etapa da campanha vai até o dia 26, o que dependerá do nível de cobertura até o final da próxima semana. “Se houver fatores externos, o trabalho será prorrogado”, salientou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Amanhã o foco da campanha será a vacinação contra a paralisia infantil mas as unidades de saúde também disponibilizarão, nos demais dias, doses contra febre amarela, sarampo, tuberculose, hepatite, meningite, rubéola, caxumba e sarampo. A secretária Olívia Ferreira pede a sensibilização dos pais para garantir que o município, assim como o Brasil, mantenha-se livre da doença.
Ela explica que é importante a vacinação porque “o nosso município recebe turistas de continentes como a Ásia e a África, onde até julho deste ano foram registrados quase 800 casos da doença”. Segundo ela, o pai ou responsável pela criança menor de cinco anos deve ir até o posto munido de carteira de vacinação. “A carteira contém todas as doses que a criança já tomou e as que ainda deve tomar”, observa.

Comunidade está mobilizada para campanha de vacinação

A Prefeitura de Ilhéus promoveu uma grande mobilização da comunidade na manhã de sábado (20), tendo em vista o Dia Nacional da Vacinação contra Poliomielite, quando uma passeata sairá da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Canavieira) para as ruas do centro da cidade. O boneco Zé Gotinha e a banda de música da Polícia Militar são algumas das atrações com que a Secretaria conta, para motivar crianças e adultos a participar da campanha.
A vacinação em Ilhéus começou uma semana antes, tanto na zona rural quanto na urbana, e passou de campanha contra pólio (paralisia infantil) para uma multicampanha, em que as crianças são vacinadas contra várias outras doenças, a exemplo de tuberculose, sarampo, rubéola, caxumba e meningite. “Esta expansão se justifica pelo mau desempenho de campanhas anteriores, quando os índices recomendados pelo Ministério da Saúde não foram atingidos”, diz a secretária de Saúde, Olívia Rizo.
em campanhas anteriores, as autoridades aproveitaram a
O objetivo do governo municipal é imunizar 21.960 crianças com até cinco anos de idade, do dia 16 (quando o trabalho começou) ao dia 26. “Se, por algum motivo, essa meta não for alcançada, a atividade de vacinação será prorrogada”, adianta a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Lima Brito, responsável pela campanha. De acordo com ela, a grande preocupação ainda é a erradicação da paralisia infantil, que não existe no Brasil mas nem por isso deixa tranqüilas as autoridades. “As últimas informações dão conta de que os continentes africano e asiático já registram, em agosto, mais de mil casos notificados, o que bota a pólio numa progressão crescente”, adverte Cássia Virgínia.

Farmacêutico defende uso racional de medicamentos

O farmacêutico Antônio Jorge Marques, coordenador de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, defende o uso racional de medicamentos, como forma de melhor beneficiar o consumidor. “A distribuição de remédios é atividade primária da assistência à saúde, mas é preciso garantir a eficácia, a segurança e a qualidade do produto, promovendo seu uso inteligente, sem o que essa vantagem não será alcançada”, diz o profissional. Ele salienta que, “embora seja um bem estratégico para melhorar a condição de vida das pessoas, o remédio com dosagem errada e tempo insuficiente de uso, por exemplo, causa mais mal do que bem”.
Antônio Jorge está pondo em prática um projeto amplo de uso racional de medicamentos, pretendendo que a Farmácia Popular de Ilhéus se torne uma referência nessa questão, a partir de uma série de medidas administrativas. “O plano abrange treinamento de pessoal, adequação do ambiente e, principalmente, conscientização do consumidor”, explica. A conscientização de que fala o farmacêutico consiste em, dentre outros “novos hábitos”, só usar remédios com prescrição, estar ciente do modo correto de consumir o produto, seguir o tratamento recomendado pelo médico assistente, manter o medicamento em local adequado e seguro e não utilizar sobras de remédios.
Quanto à Farmácia Popular, cujos entraves burocráticos estão sendo removidos junto ao Governo Federal, “deverá ser limpa e organizada, dentro dos pré-requisitos éticos, operada por profissionais treinados para atuar com a apresentação, a postura e a competência exigidas”. Segundo ele, a distribuição gratuita de medicamentos em Ilhéus, meta do prefeito Valderico Reis e da secretária de Saúde Olívia Ferreira, seguirá os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). “Esses princípios a seguir em nosso trabalho são integridade, eqüidade, universalidade, resolubilidade, bom senso e flexibilidade”, resume Antônio Jorge Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *