Cursos de agronegócio em Rio de Engenho começam 2ª;
Encontro de Ciência e Tecnologia terá ônibus espacial e infocentros;
Secretário aponta avanços e desafios no turismo ilheense;
Município autoriza pagamento para UTI do Hospital São José;
Vacinação em Ilhéus pretende atingir mais de 21 mil crianças.
O espetáculo de dança “Mulheres de Jorge Amado” será apresentado às 20 horas de sábado (20) no Teatro Municipal de Ilhéus. Protagonizado pelo corpo de baile das academias de dança Ballet Sôanny Marry, Dinâmica e Movimento e Núcleo de Dança, o espetáculo foi montado especialmente para ser apresentado no “Agosto de Jorge Amado” e tem como base coreográfica as personagens Gabriela, Dona flor e Tieta, entre outras do universo feminino do escritor grapiúna.
O evento faz parte da programação elaborada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para homenagear Jorge Amado no mês de seu aniversário de vida. A coordenação trabalhou a montagem tomando como características as personagens que o escritor soube levar de forma brilhante ao imaginário popular. Levou em consideração ainda o figurino descrito por Jorge em seus romances.
Festival
Integrando também a programação do “Agosto de Jorge Amado”, acontece a partir das 8 horas de domingo (21), no Largo Cultural do Teatro Municipal de Ilhéus, o Festival de Criatividade Infantil do Projeto Águia da Cultura. O evento contará com a participação das arte-educadoras que estarão trabalhando com crianças e pré-adolescentes durante todo o dia. Na oportunidade serão desenvolvidas várias atividades, a exemplo de artes plásticas, teatro e literatura.
Para a terça-feira (23), está prevista mais uma rodada do passeio histórico “Teatro nas ruas”. A iniciativa é direcionada aos estudantes matriculados no ensino fundamental II, das escolas da rede municipal de ensino. O passeio será realizado de 8 às 17 horas. Já às 18h30min, acontece mais uma sessão de cinema popular com a exibição do filme “Gabriela, Cravo e Canela”, no Auditório Fernando Leite Mendes.
Cursos de agronegócio em Rio de Engenho começam 2ª
A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Sebrae, realizará entre os próximos dias 22 a 24, os cursos de Beneficiamento de Frutas e Horta Orgânica. Eles fazem parte do Projeto de Formatação do Rio de Engenho e têm como objetivo qualificar a comunidade para ações de geração de renda e a recepção dos turistas que visitam o local. O curso de Beneficiamento de Frutas visa ensinar a comunidade a fabricar doces, compotas, geléias e frutas cristalizadas, utilizando produtos específicos do Rio de Engenho.
As atividades serão ministradas por duas consultoras, que também darão orientações aos participantes sobre como embalar, rotular e determinar o prazo de validade dos produtos fabricados. Ao mesmo tempo, consultores do Sebrae também estarão ministrando o curso de Horta Orgânica, que apresentará noções de como plantar sem agrotóxicos.
A intenção é que a horta também seja aberta à visitação dos turistas. Com estes cursos, a Prefeitura e o Sebrae irão dividir a comunidade em pequenos grupos que serão capacitados para atuar em diversas áreas. “Iremos criar no Rio do Engenho um ambiente de negócios que ofereça atrativos turísticos e gere renda para a comunidade”, disse o gerente do Sebrae de Ilhéus, Eduardo Andrade.
Os próximos cursos serão Despertar Rural, nos dias 6 e 7 de setembro, seguido pelo de Beneficiamento de Fibra da Bananeira, de 10 a 14 de outubro, e de Flores Tropicais, de 24 a 26. O último curso será de Relações Interpessoais, nos dias 5 e 6 de dezembro. A capacitação dos moradores do Rio do Engenho é apontada pelo secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, como “mais um importante passo para a formatação do local como produto turístico”.
Encontro de Ciência e Tecnologia terá ônibus espacial e infocentros
O I Encontro de Ciência e Tecnologia de Ilhéus, que acontecerá entre os dias 3 e 30 de outubro, trará inúmeras novidades para a população e visitantes. As mais recentes são a vinda do Ônibus Espacial e a instalação de Infocentros dentro do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, durante a realização do evento. O Encontro é mais um passo importante para que Ilhéus se consolide como pólo tecnológico.
Durante os dias do evento, o Centro de Convenções será transformado em espaço para difusão de novidades da ciência e divulgação de experiências e projetos de pesquisa desenvolvidos na Bahia e, particularmente, em centros de estudo localizados na região sul do Estado. O Ônibus Espacial estará aberto à visitação entre os dias 3 e 10 de outubro. Trata-se de ônibus itinerante, que faz parte do Projeto Educacional Brasileiro, transformado em centro de exposições móvel, contendo réplicas e maquetes de estações e naves espaciais, foguetes, satélites, telescópios.
O objetivo é apresentar os avanços tecnológicos na área espacial e criar interesse sobre o assunto junto à comunidade estudantil, demonstrando o campo de trabalho existente no mercado profissional, como técnicos das mais diversas áreas, cientistas e até mesmo astronauta. Além disso, segundo o coordenador de Popularização da Ciência e Tecnologia do Estado, Alberto Peverati Filho, o ônibus servirá para mostrar que os experimentos científicos desenvolvidos para a conquista espacial são utilizados diariamente.
Ele afirma que muitas pessoas desconhecem a importância do Brasil no contexto espacial. Durante o evento, os ilheenses terão a chance de esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. “É preciso que as pessoas saibam que o Brasil possui o mais importante programa espacial da América Latina“, contou. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, contando com o apoio do Governo do Estado. O principal objetivo é colocar a comunidade local em contato direto com os principais avanços da tecnologia, em uma proposta voltada a popularizar o conhecimento.
Centro tecnológico
De acordo com a secretária Rúbia Carvalho, o evento pretende mostrar o quanto a ciência pode contribuir para melhorar a vida das pessoas. “Queremos reunir as principais instituições de pesquisa da região, como Ceplac e Uesc, enfatizando projetos como o de combustíveis alternativos”, afirma. Ela frisa que o encontro concretiza proposta do prefeito Valderico Reis, que defende o fortalecimento de Ilhéus como centro de produção e difusão tecnológica.
O encontro também vai englobar o seminário “A Popularização da Ciência”, a V Semana de Informática da Uesc, o III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônico do Sul da Bahia e o I Congresso de Inovação Tecnológica de Ilhéus. Durante a programação, um planetário inflável será instalado na área externa do Centro de Convenções.
Durante alguns dias, o encontro será simultâneo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para acontecer entre 3 e 9 de outubro. A promoção é do Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai incentivar a realização de eventos semelhantes no mesmo mês, em todo o País. Peverati salienta que Ilhéus sai na frente e até amplia a proposta, ao criar uma programação com um mês de atividades.
Secretário aponta avanços e desafios no turismo ilheense
Ao participar da palestra “Turismo de Ilhéus – Quebrando Paradigmas”, o secretário Raimundo Mazzei considerou o aumento da permanência do visitante como o principal desafio a ser superado para o trade local, além da necessidade de acelerar o setor, tendo em vista os 20 anos de atraso da atividade turística no município. A palestra foi realizada na noite de ontem (17), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), como parte da programação do “Agosto de Jorge Amado”, iniciativa para homenagear o escritor no mês de seu aniversário de nascimento.
Integrando o Projeto Quartas Culturais, da Fundação, a palestra foi acompanhada por profissionais e empresários ligados ao trade, estudantes e autoridades. Na oportunidade, o secretário Mazzei exibiu duas matérias jornalísticas, produzidas nos últimos oito meses por redes de televisão do sudeste brasileiro, contendo rico material e com forte apelo turístico-cultural e ecológico sobre o município.
De acordo com Mazzei, grande parte do trabalho apresentado ao público, assim como outros de origem publicitária e jornalística com apelos voltados a Ilhéus e veiculados através de revistas e jornais brasileiros e estrangeiros, foram conseguidos sem grandes custos aos cofres do município e alguns chegaram a sair inteiramente gratuito. O secretário apresentou vários projetos já desenvolvidos e outros que estão na pauta, a exemplo do que trata do Rio do Engenho, iniciativa que envolve parceiros como Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), IESB, Sebrae, Cargill, Ceplac. Na pauta está também o Projeto do Parque da Esperança, que envolve a mata da Esperança, uma das poucas ainda existentes dentro do perímetro urbano e que não sofreu a interferência do homem.
Afirmando que o escritor Jorge Amado foi o primeiro “marqueteiro” voluntário que a cidade teve, uma vez que divulgou a região cacaueira, e em especial Ilhéus, para o Brasil e o mundo, através de grande parte de suas obras, trazendo personagens encantadores, Raimundo Mazzei assegurou que o escrito gerou a fantasia de conhecer Ilhéus e a região sul do Estado. Ele entende que, ao criar estes apelos, Amado foi o responsável pelo fomento dessa estrutura turística, assim como da visita anual a cidade de aproximadamente 260 mil turistas.
O secretário lembrou que é necessário acreditar na possibilidade do desenvolvimento do turismo a partir das potencialidades aqui existentes, tendo o cuidado de não perder de vista a cultura do cacau, principal elemento usado por Jorge Amado para fazer o marketing de Ilhéus. Falou ainda da possibilidade de transformar Ilhéus em cidade chocolateira, como meio de atração turista e fator gerador da econômica, já que aqui se cultiva o produto que origina o chocolate e este tem sido um grande elemento para alavancar o setor, como acontece em gramado.
Mazzei lustrou sua palestra com os inúmeros avanços conseguidos pelo governo Valderico Reis e de suas secretaria, lembrando que o município ainda sofre com a falta de verba para o desenvolvimento de projetos de grande importância, tanto para a atividade quanto de outros setores fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população.
Município autoriza pagamento para UTI do Hospital São José
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, autorizou nesta quinta-feira (18) o repasse de R$ 30 mil relativo ao pagamento da equipe de profissionais médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José. A unidade hospitalar conta com seis leitos para atendimento a pacientes do SUS e somente voltaram a funcionar após reforma e garantia do prefeito Valderico Reis de repasse mensal para pagamento da equipe médica.
O pagamento foi autorizado após aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde e sanção da lei aprovada pela Câmara. A secretária de Saúde, Olívia Ferreira, destacou o esforço do prefeito para que os serviços de terapia intensiva da cidade entrassem em funcionamento, em junho, e lembrou que os recursos repassados ao São José são provenientes de receita própria. “Mesmo com tantas atribuições nós assumimos esse compromisso para que Ilhéus não ficasse sem este tipo de serviço”.
Olívia disse ainda que o município negocia com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para fazer o pagamento da equipe de profissionais como fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares e pessoal de apoio da UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho. Juntos os dois hospitais oferecem catorze leitos para terapia intensiva. A previsão é de que o município tenha um desembolso superior a R$ 800 mil para que os serviços das duas unidades hospitalares funcionem.
Vacinação em Ilhéus pretende atingir mais de 21 mil crianças
A campanha de multivacinação, iniciada na terça-feira (16) pela manhã em Ilhéus, pretende imunizar 21.960 crianças com até cinco anos de idade, de acordo com meta anunciada pela secretária de Saúde, Olívia Ferreira. “Em princípio, queremos encerrar a campanha no dia 26, com esse objetivo cumprido, mas se houver fatores externos que dificultem nosso resultado, o trabalho será prorrogado”, complementa a diretora de Vigilância à Saúde do município, Cássia Virgínia Lima Brito.
A imunização contra poliomielite (paralisia infantil) é o centro das atenções das autoridades sanitárias, tendo o próximo sábado (20) como Dia Nacional da Vacinação. “No caso de Ilhéus, o prefeito Valderico Reis achou mais racional beneficiar a população infantil com os recursos já mobilizados, como pessoal e veículos, para tornar a campanha extensiva a outras doenças”, justifica a secretária. Assim, embora seja, originariamente, contra pólio, a vacinação em Ilhéus será também contra febre amarela, sarampo, tuberculose, hepatite, meningite por hemophilus, rubéola, caxumba sarampo e outras.
Mas a secretária Olívia Ferreira não perde vista a importância de Ilhéus nos objetivos da Organização Mundial de Saúde, que quer erradicar a pólio de todo o mundo. “A doença ainda resiste na África e na Ásia, daí nossa preocupação com Ilhéus, que é área de risco, devido ao intercâmbio com países desses continentes”, afirma Olívia Ferreira, lembrando que os dois continentes registraram, até julho de 2005, “quase 800 casos, o que é suficiente para redobrar nossa atenção”.