INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Vice defende Valderico e condena postura antidemocrática do PMDB;

História da África será incluída nas escolas municipais em Ilhéus;

Jogos Estudantis vão estimular prática de esportes em Ilhéus;

Projeto Constelação vai resgatar memória ilheense;

Fundação inicia oficinas do “Agosto de Jorge Amado”.

Vice defende Valderico e condena postura antidemocrática do PMDB

O vice-prefeito Newton Lima condenou nesta quarta-feira (17) a tentativa da oposição de desestabilizar o governo e já apresentou o seu pedido de desfiliação do PMDB, em gesto de “solidariedade ao prefeito Valderico Reis”. Newton afirmou que a sua saída do PMDB é um protesto contra a forma “antidemocrática e ilegal como conduziram o processo em que apurava uma suposta infidelidade partidária do prefeito em relação ao seu antigo partido. “Sequer deram a Valderico o direito de defesa”. Segundo Newton, a saída de Valderico da legenda o afetou diretamente e, por isso, também decidiu abandonar a sigla.

“Desde a campanha, o prefeito afirmava que o seu compromisso é com Ilhéus”, ressalta. Como mandatário, assinala Newton, Valderico está representando o município e assim deve receber políticos de qualquer tendência. “Entraram com um pedido de expulsão sumária somente porque o prefeito procurou o Governo do Estado, para defender os interesses e atrair obras para Ilhéus”. Por isso, o vice-prefeito acredita que o processo contra Valderico “não passa de ciumeira política do presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima”. Para ele, houve precipitação do presidente, que também é deputado federal.

Newton disse que a sua desfiliação se deve ao fato de acreditar nas propostas e idéias do atual governo para promover o desenvolvimento de Ilhéus. O vice-prefeito defendeu a linha de atuação do prefeito, “que vem dialogando com todos os setores e sem discriminação a partidos”. Ele citou as boas relações mantidas pela atual gestão com os governos Estadual e Federal. “Encontramos o município em grandes dificuldades financeiras. Em primeiro lugar, temos que trabalhar defendendo os interesses de Ilhéus. Não devemos deixar de manter contatos com governo A ou B somente porque não pertence ao mesmo partido ou grupo”.

Ele ainda condenou os boatos dando conta de pagamento de vantagem a vereadores. Newton destacou a posição firme do prefeito Valderico Reis cobrando apuração rigorosa e ágil para dar fim aos boatos. “Essa manobra tem um objetivo claro. Querem desestabilizar o nosso governo”, assinalou. O vice-prefeito elogiou a postura firme do prefeito no episódio. “Valderico pediu uma investigação rigorosa da Polícia Federal e o Ministério Público, num gesto que demonstra que não está envolvido com essa prática”.

História da África será incluída nas escolas municipais em Ilhéus

Nesta quinta-feira (18), a equipe do Programa de Implementação de Estudos Regionais da Prefeitura de Ilhéus se reúne com entidades afros para discutir a inserção da História da África na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. A reunião acontecerá às 14h, no Centro de Referência em Educação Professor Leopoldo Campos Monteiro. O projeto é baseado na Lei Federal nº 10.639/03, que discorre sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e da cultura afro-brasileira em todas as escolas. Segundo o coordenador do projeto, Erlon Fábio Costa, na reunião será discutida a melhor maneira de implementar o projeto. “Queremos a opinião das entidades para construirmos um projeto de forma democrática”, disse.

Erlon afirma que o estudo da História da África não será uma disciplina isolada, mas estará inserida no contexto das demais disciplinas, como Português, História, Educação Artística e Educação Física. “O objetivo da Prefeitura é inserir a história e a cultura afro-brasileira em todas as escolas, e não apenas nas municipais, para diminuir a discriminação racial entre os estudantes”, explicou. O coordenador destacou, ainda, o projeto Erês da Senzala, que também age nas escolas com este mesmo objetivo.

Jogos Estudantis vão estimular prática de esportes em Ilhéus

De 8 a 11 de setembro, serão realizados em Ilhéus os Jogos Estudantis Campeões da Vida, quando catorze escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade. Haverá modalidades futsal, vôlei, basquete e handebol, com equipes masculinas e femininas. A expectativa da Prefeitura de Ilhéus é de reunir no campeonato cerca de dois mil alunos.

As partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes Herval Soledade e no ginásio do Clube Social de Ilhéus. O secretário municipal de Esportes e Cidadania, Newton Lima, explicou que a decisão de realizar os jogos em dois locais foi para que a competição termine cedo, garantindo a segurança dos estudantes e do público que estiver assistindo ao campeonato. Os jogos acontecerão sempre das 8h às 21h.

Com o slogan “Aluno, cidadão presente”, os Jogos Estudantis Campeões da Vida pretendem estimular não só a prática de esportes, “como também elevar a auto-estima dos estudantes, e distanciá-los das drogras e da criminalidade”, disse o secretário. Ele afirmou que a competição conta com o apoio da Secretaria de Educação, Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar. Além disso, será proibida a venda de bebidas alcoólicas num raio de 100 metros dos ginásios.

Newton Lima disse que estas medidas vão garantir uma competição tranqüila, bem organizada e de sucesso, com a segurança de atletas e torcedores. Ele acredita que estes serão os melhores Jogos Estudantis de todos os tempos, além de salientar a importância do incentivo que o prefeito Valderico Reis tem dado às práticas esportivas, capazes de promover a qualidade de vida para pessoas de todas as idades.

Projeto Constelação vai resgatar memória ilheense

No intuito de resgatar do passado a memória de pessoas que imprimiram seus nomes em praças, avenidas e no imaginário local, a Prefeitura de Ilhéus, através do Núcleo de Projetos da Secretaria de Educação, lançará na próxima segunda-feira (22), às 17h30min, o Projeto Constelação. A iniciativa integra o Programa de Implementação de Estudos Regionais e será realizado na praça Castro Alves (“Pracinha de Irene”). Na inauguração, será prestada uma homenagem à Irene que, graças aos 45 anos em que atraiu turistas e nativos com sua simpatia e o tradicional acarajé, acabou tendo seu nome vinculado à Praça.

O local se tornou ponto de encontro de jovens, idosos, e famílias inteiras, que se reúnem para conversar, passear e contar histórias. Com o lançamento do Projeto Constelação, quinzenalmente os monitores do projeto estarão na praça contando em forma de peças teatrais as histórias memoráveis do cotidiano da cidade.

Segundo o prefeito Valderico Reis, com o Programa de Implementação de Estudos Regionais, a Prefeitura está buscando maneiras de levar ao conhecimento dos jovens estudantes, a verdadeira história da região cacaueira e das personalidades que merecem destaque. “Os alunos precisam conhecer o passado de Ilhéus, pois vivem em uma cidade que recebe turistas do mundo inteiro”, disse.

Valderico Reis contou que outra conquista da Prefeitura de Ilhéus foram os mais de 9 mil livros sobre turismo que serão distribuídos entre as escolas, a fim de conscientizar os alunos quanto à importância do setor para o desenvolvimento da cidade. “Estamos preparando nossos estudantes para que saibam lidar corretamente com o turismo, e possam contribuir com o crescimento da nossa cidade”, concluiu.

Fundação inicia oficinas do “Agosto de Jorge Amado”

A primeira das oficinas promovidas pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para capacitar promotores de leituras, contadores de histórias e profissionais ligados ao turismo, começou ontem (16), no Auditório Sosígenes Costa, e estende-se até sexta-feira (19). Intitulados de “Puxa – prosa entre leitores”, os círculos de leituras dessa iniciativa são coordenados pelo professor Alderacy Júnior e integram a programação do “Agosto de Jorge Amado”, para homenagear o escritor no mês de seu aniversário de nascimento.

A formação de multiplicadores para a prática de narração de histórias e a promoção de discussões a respeito dos universos cultural e literário de várias vertentes, inclusive amadadiana, são objetivos da iniciativa realizada, sempre das 19 às 22 horas. Constam do conteúdo programático as temáticas “Leitura, leitor e literatura”, “Literatura: conceitos”, “Literatura, afeto e cidadania” e “Teorizando a prática”.

A segunda oficina também será ministrada pelo professor Alderacy Júnior e traz como tema central “contar & encantar – Segredos dos contadores de histórias”. Acontece de 22 a 26 de agosto, das 8 às 11 horas. Esse tema será desenvolvido a partir de tópicos relacionados ao processo de narrar e persuadir através da narrativa.

“Caminhado pelo Quarteirão Jorge Amado” é o tema da oficina que a professora Juliana Santos Menezes realizará de 11 a 26 de agosto, das 19 às 22 horas, no Auditório Sosígenes Costa. Tópicos relacionados a história, turismo, personagens e palcos dos romances de Jorge Amado, além e conceitos de sua literatura, serão enfocados durante os trabalhos.

O professor Alderacy Junior informou que cada participante terá direito a fazer uma das opções de oficinas, tendo como público-alvo arte-educadores, professores, guias de turismo, agentes de turismo e comunidades em geral e o número de participantes é limitado a 25 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *