Programa de qualificação ajuda empresas a aumentar seus lucros

O programa é uma parceria da Bahia Mineração com o Instituto Euvaldo Lodi, que estão capacitando empresários em Ilhéus e Caetité

Trinta e duas empresas das regiões de Ilhéus e Caetité, no interior da Bahia, estão aprimorando métodos e práticas de gestão, com o objetivo de ampliar sua participação no mercado. A mudança começou com o ingresso desses empreendimentos no Programa de Qualificação de Fornecedores, o PQF, fruto de uma parceria entre a Bahia Mineração (Bamin) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – instituição integrada ao Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia).

À frente do projeto Pedra de Ferro, a Bamin encontrou no IEL o parceiro perfeito para superar um dos maiores desafios do empreendimento: identificar, localmente, fornecedores de produtos e serviços capazes de atender à sua demanda. O Pedra de Ferro terá um investimento em médio prazo de US$ 2,5 bilhões, que envolve a construção e exploração de uma mina e usina de beneficiamento de ferro em Caetité, e a exportação de 20 milhões de toneladas anuais do produto por um Terminal de Uso Privativo a ser construído no Porto Sul, em Ilhéus, sul da Bahia.

Quase um ano após o início do programa, as empresas participantes já percebem importantes resultados. “Passamos a enxergar nossa atividade com uma ótica bem mais aguçada e temos a expectativa de uma elevação de aproximadamente 30% em nosso faturamento com ações gerenciais viabilizadas pelo programa”, atesta Fábio Lima, gerente da Agroferro, empresa que participa do PQF e comercializa chapas de aço e ferramentas na região de Caetité.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *