O Ministério do Turismo investirá R$1,5 milhão no turismo do Estado, através do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, que pretende divulgar o pais no exterior. Dos R$84,5 milhões do orçamento da Embratur, todo ele canalizado para o Plano Aquarela, R$24 milhões foram distribuídos entre os 27 estados, conforme a vocação turística e a necessidade de apoio oficial. A meta do Governo Federal é alcançar, este ano, a marca dos 5,6 milhões de turistas estrangeiros. Para 2007, o plano prevê 9 milhões de turistas, deixando US$8 bilhões em divisas e gerando 1,2 milhão de empregos. O Rio de Janeiro continua figurando como o estado mais procurado pelos turistas estrangeiros, seguido da região Nordeste. O turismo de negócios e eventos foi identificado como uma das cinco principais motivações para a vinda de estrangeiros ao país, além do sol, praias, do ecoturismo, esportes e da cultura. Essa foi uma das constatações do levantamento que norteou a elaboração do Plano Aquarela, primeiro programa científico de divulgação do turismo brasileiro.