INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Teatro Municipal de Ilhéus se transforma em palco da MPB;

Ilhéus monta estratégias de prevenção ao sarampo;

Governo incentiva esporte em bairros e distritos de Ilhéus;

Cadastro de lojas está em fase de conclusão.

Teatro Municipal de Ilhéus se transforma em palco da MPB

Neste sábado (30), a partir das 20 horas, Ilhéus será agraciada pelo projeto “Circuladô Cultural”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e levará ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) os shows da banda 4Elementais e Sylvia Patrícia e Fernando Marinho. Segundo o diretor do TMI, Vicente D’Ávila, “será a oportunidade do público relaxar ao som da boa música brasileira por um preço acessível”. Os ingressos custarão R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia).

A primeira apresentação fica a cargo da banda 4Elementais, com o show Onilateralidade. No repertório da banda, composições de Vinícius de Morais, Milton Nascimento, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da MPB. O grupo é conhecido por dar novas roupagens a músicas consagradas, além de rechear suas apresentações de improvisos. A banda 4Elementais é composta por Wander Gutemberg, no violão, arranjos e direção musical; Marcelo Avatar, violão; Alexandre Vieira, baixo e Ubaldo Conceição, com a percussão.

Logo após a banda 4Elementais, vem o show “Sessão Extra”, que será o encontro da cantora e compositora, Sylvia Patrícia e o ator e pianista Fernando Marinho. O repertório passará por sucessos nacionais e internacionais, sem deixar de lado releituras de sucessos da MPB e composições inéditas. Sylvia Patrícia mostra seu lado de instrumentista, tocando violão, bongô, triângulo e maracás. Já Fernando Marinho, fica com o piano e acordeon.

Ilhéus monta estratégias de prevenção ao sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde montou estratégias de prevenção para manter Ilhéus livre do registro de casos de sarampo. A estratégia se deve ao aparecimento de seis casos confirmados da doença nos últimos meses em outras regiões do País. Devido à condição de cidade turística, Ilhéus iniciou uma campanha de vacinação que prioriza neste primeiro momento mulheres e crianças a partir de um ano. A dose contra a doença é gratuita e está disponível em qualquer unidade da rede básica de saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, crianças com mais de um ano de idade, jovens e adultos devem ser imunizados, pois o sarampo atinge pessoas de todas as idades. A doença é infecto-contagiosa e atinge com maior freqüência populações de baixa renda. O contágio acontece por secreções respiratórias expelidas por tosse ou espirro, que podem permanecer por tempo relativamente longo no meio ambiente.

Desde o contágio até o quarto dia de aparecimento dos sintomas do sarampo, o portador pode transmitir a doença. O período de incubação, geralmente, é de oito a 12 dias. Numa primeira fase, surge a febre alta acompanhada de outros sintomas, seguidos de uma vermelhidão se espalha pelo corpo.

Cássia Virgínia explica que antes da existência da vacina, o sarampo era considerado uma doença incurável. Ela informa que não há nenhum caso suspeito na cidade. A vacina do sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra rubéola e caxumba. “O sarampo é perigoso, porque baixa a imunidade do doente e pode evoluir para uma pneumonia”, diz a coordenadora.

Governo incentiva esporte em bairros e distritos de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus vem cumprindo a política de apoiar a prática esportiva nas comunidades de bairros e distritos do município. No momento, representantes de quatro distritos e oito bairros participam de competições, que contam com o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania. Para garantir a disputa dos jogos, o governo garante a premiação e a manutenção das praças esportivas.

Entre as competições em destaque, está o Campeonato de Futebol Amador do Distrito do Santo Antônio. O certame entrou em sua fase semifinal, cujas partidas decisivas serão disputadas no próximo dia 7, a partir das 14 horas. Vão enfrentar-se, na tentativa de conquistar uma vaga na finalíssima, as equipes de Maria Jape x Rio do Engenho e Búzios x São Caetano. A final está marcada para acontecer no dia 14 de agosto, sendo que, além de troféus e medalhas, o campeão e o vice terão direito a premiação em dinheiro.

Outra competição que movimenta o cenário esportivo ilheense é o Campeonato de Futebol Amador da Barreira, cujas semifinais serão disputadas neste domingo, a partir das 8 horas, entre Bahia x Boca Juniors e Vitória x Pontal. Quem vencer passa para a fase final, marcada para o dia 7 de agosto.

Na zona norte da cidade, todos os domingos pela manhã, acontece o Copão do Malhado, uma competição de beach soccer que está atraindo um bom público para a arena da Avenida Litorânea. A competição, que reúne oito equipes, é uma promoção da Secretaria de Esporte e Cidadania do Município. São quatro jogos a cada domingo, sendo que a final está prevista para acontecer em outubro.

“Todas essas competições contribuem para valorizar o esporte como hábito saudável e fator de integração da comunidade”, afirma o secretário da pasta, Newton Lima. Ele frisa que o prefeito Valderico Reis tem uma preocupação especial em oferecer opções de lazer e entretenimento para a população, “e dentro dessa proposta, o esporte é uma das áreas que estão sendo mais estimuladas”.

O secretário também destaca outros eventos esportivos realizados ou que contaram com o apoio do governo municipal, a exemplo do Campeonato Master de Futsal, o Interbairros e a Copa Intercategorias. Além destas competições, a Secretaria de Esporte e Cidadania apóia o Campeonato de Futebol Amador do Banco da Vitória e a seleção local no Campeonato Baiano de Basquete, e está com inscrições abertas para os Jogos Estudantis.

Cadastro de lojas está em fase de conclusão

Será concluída nesta sexta-feira (29) o cadastramento das lojas instaladas nas principais artérias do comércio de Ilhéus. Esta é mais uma fase do projeto Shopping a Céu Aberto, que visa o reordenamento das ruas Marquês de Paranaguá, D. Pedro II, Ernesto Sá e Quarteirão Jorge Amado. A Prefeitura de Ilhéus, em conjunto com o Sebrae, está fazendo este cadastramento desde o dia 18.

Para realizar o cadastramento, o Sebrae e a Prefeitura treinaram uma equipe de cinco universitários da empresa júnior da Uesc, que tem feito visitas às lojas instaladas no perímetro de intervenção. No questionário, constam informações sobre os dados da empresa, itens comercializados, área da loja, do depósito e das vitrines, nível de informatização e de associativismo, e os principais problemas que dificultam as vendas.

Além de colher as informações, os recenseadores também tiram fotos da fachada e do interior das lojas. Na próxima semana, os dados e fotos serão enviados para a equipe de design em Salvador, que estará em Ilhéus na segunda quinzena de agosto para iniciar a Oficina de Design. A coordenadora do projeto Shopping a Céu Aberto, Luciani Dória, lembrou que Ilhéus é o primeiro município da Bahia a ter esta oficina. Ela explica que as oficinas são reuniões de trabalho (workshops) para discutir aspectos relacionados ao design do estabelecimento comercial. Os grupos de projetos da oficina serão divididos em desenho urbano, ordenamento das informações visuais, design informacional e equipamentos urbanos.

Todo o projeto de modernização do comércio conta com a parceria do Sebrae, Prefeitura de Ilhéus, Associação Comercial e CDL. O esforço do município é para fortalecer a economia local, criando um espaço de compra mais atrativo, confortável, organizado e seguro para os lojistas e clientes. “As pessoas poderão fazer suas compras tendo todos os benefícios de um shopping”, ressalta o prefeito Valderico Reis, referindo-se ao Shopping a Céu Aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *