INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Estudantes franceses projetam obra de abastecimento em Ilhéus;

Programa Cozinha Brasil oferece cursos em Ilhéus;

Educação em Ilhéus define projeto político-pedagócio;

Festival do Camarão estimula a gastronomia em Ilhéus;

Projeto Águia da Cultura será lançado no dia 10 de agosto;

Município garante reabertura do posto médico do Sindtaxi.

Estudantes franceses projetam obra de abastecimento em Ilhéus

Um grupo de estudantes de arquitetura e engenharia, provenientes da França, trabalha em um projeto para a instalação do sistema de abastecimento de água potável de Lagoa Encantada, área de proteção ambiental situada na zona rural de Ilhéus. O objetivo é garantir melhoria de vida para cerca de mil famílias daquela região, que hoje utilizam água de poços artesianos.

Estão envolvidos no projeto alunos da Escola Central de Nantes e da Escola Nacional de Ciência Aplicada da França. O grupo é formado por Olivier Dan-Bel, Solene Le Gac, Stephanie Beurot, Jean Noel Wesoly, Adrien Picard e Bruno Borganino, que têm como incentivador o cacauicultor Nicolas Maillot. A proposta dos estudantes será levada adiante após a elaboração de Relatório de Impacto Ambiental e aprovação do CRA e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

De acordo com o projeto, serão construídas três captações e instalados quatro reservatórios, sustentados por colunas de oito metros de altura. Maillot explicou que a primeira etapa será instalada com recursos das próprias instituições envolvidas, para servir como modelo para as fases seguintes. A partir daí, será buscado financiamento junto a ONGs e ao Banco Mundial (Bird). Também está prevista a participação de estudantes do curso de Engenharia Civil da FTC na realização das obras.

O agricultor Nicolas Maillot, que preside a Associação de Produtores de Cacau Fino e Especial (APCFE), também tem projeto para construir, na Lagoa Encantada, um sistema de captação de resíduos do esgoto sanitário. O material será submetido a processo de compostagem para a produção de adubo orgânico e, futuramente, biogás.

Programa Cozinha Brasil oferece cursos em Ilhéus

O Sesi, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, traz para a cidade o Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que promove e estimula ações alternativas na preparação de alimentos sadios e o combate ao desperdício. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social em conjunto com o Sesi, por meio do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria.

Numa reunião, realizada nesta terça-feira (26), entre o Sesi, a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, e a presidência da Associação de Moradores do Iguape (AMI), foi explicado como o Programa atuará em Ilhéus. As inscrições, que vão até esta quinta-feira (28), podem ser efetuadas no Sesi, na sede da AMI, na Secretaria de Assistência Social e Trabalho e de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.

Segundo a nutricionista supervisora do Programa, Leny Strauch, uma unidade móvel, chamada cozinha-escola itinerante, oferecerá duas modalidades de cursos, ministrados entre os dias 1º e 5 de agosto. Uma dessas modalidades de educação alimentar, com carga horária de 10 horas, é voltada para a população em geral. A outra se destina a agentes multiplicadores que disseminarão os conhecimentos adquiridos no curso.

No total, o Programa Cozinha Brasil, oferece 105 vagas, divididas entre 15 para multiplicadores. As secretarias municipais que participam do projeto têm disponíveis 6 vagas para agentes multiplicadores e 24 vagas para os demais. As aulas para agentes multiplicadores serão oferecidas de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 12h10min. Já a outra modalidade do curso, ministrada de segunda a quinta-feira, será dividida em três turmas de trinta alunos, nos horários de 13h30min às 15h50min, 16h10min às 18h30min e de 18h45min às 21h05min. Para participar dos cursos, os interessados devem ter idade acima de 14 anos e apresentar documento de identificação. O aluno receberá um kit contendo caderno, lápis, touca e avental. Com o término do curso, além do certificado, os participantes que tiverem maior freqüência ganham um livro com 250 receitas. Até mesmo pessoas não alfabetizadas podem participar. “O Programa visa a inclusão social ensinando como é possível fazer pratos nutritivos, saborosos e atraentes aproveitando totalmente os alimentos disponíveis”, declarou Leny Strauch.

Educação em Ilhéus define projeto político-pedagócio

A Secretaria de Educação de Ilhéus está formando uma comissão para elaborar o projeto político-pedagógico da rede municipal. Segundo o prefeito Valderico Reis, até hoje nunca existiu um projeto que atendesse às dificuldades reais de Ilhéus. O projeto entrará em vigor a partir do ano que vem e será baseado nas demandas que o município apresenta na área educacional. “Até agora só existiram projetos paliativos, que não atendiam às necessidades de Ilhéus”, disse o secretário de Educação, Almir Pereira.

Almir contou que, recentemente, foi realizado um diagnóstico das escolas da rede municipal de ensino. Nele se obteve o retrato da realidade de cada escola. “Ficou comprovada a situação caótica da estrutura administrativa do município na área educacional”. Constatou-se, por exemplo, que com o remanejamento de profissionais, o trabalho das escolas poderia ser otimizado.

O secretário destacou o esforço do prefeito Valderico Reis para mudar a realidade educacional. “A educação é uma prioridade para o prefeito. Por isso, ele está sempre buscando soluções para melhorar este setor”, disse. Almir enfatiza que desde o primeiro momento o governo tem procurado dar melhores condições de trabalho e valorizar os profissionais do magistério.

O secretário também destacou os avanços no setor nesse ano, dentre elas a reforma de escolas. Além disso, a merenda e o transporte escolar já foram regularizados, e a parceria com empresas privadas garantiu a maior abrangência de alguns projetos de educação, como o “De Grão em Grão” e o “Fura-Bolo”, desenvolvidos pela Cargill. “O nosso lema é conscientizar e organizar para crescer”, definiu o secretário.

Festival do Camarão estimula a gastronomia em Ilhéus

O prefeito Valderico Reis defendeu a realização de eventos como o Festival do Camarão para estimular a gastronomia e o turismo ilheense. Ontem (25) ele participou do lançamento da quinta edição do Festival, na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). O projeto, iniciativa da Associação dos Cabaneiros de Ilhéus, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo. O Festival começa nesta terça e vai até o próximo sábado (30) e acontece em oito cabanas da Praia do Sul e na área de estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães (à noite). A expectativa é atrair cerca de 5 mil pessoas. No mesmo período acontece no Centro de Convenções o Congresso Nacional de Limnologia.

Para garantir a qualidade dos pratos servidos a Prefeitura e os cabaneiros estão mantendo rígido esquema de fiscalização. Serão fiscalizados quantidade, qualidade e preços dos produtos. “Temos consciência que conquistamos o público da região. Agora, é partir para um projeto mais amplo, embora tenhamos encontrado o município atolado em dívidas”.

O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, assegurou que o Festival possibilita a reunião de pessoas da cidade e turistas para apreciar a culinária que a Bahia possui. “São camarões graúdos a baixo custo, numa oportunidade ímpar dos nossos visitantes também ouvir música de boa qualidade”. Na opinião de Mazzei, é muito importante para o turismo a realização de eventos desse tipo, principalmente por criar um atrativo para a noite local.

Outros eventos semelhantes deverão ser criados. O secretário de Turismo enfatiza que a cidade necessita de atrativos para garantir a permanência do turista na cidade. “Para nós, não adianta apenas que eles fiquem um ou dois dias e se dirijam para municípios vizinhos procurando outras opções”, diz. Segundo Mazzei, bons eventos garantem a permanência do turista e gera receita para o município.

Shows musicais – Além da variedade na culinária baiana, o festival apresenta shows musicais com artistas regionais durante à noite, na área de estacionamento do centro de convenções. Herval Lemos e banda, Alex Lessa, Lucas de Lucas, Tinho e banda e ainda Oscaraébom têm presença garantida.

Projeto Águia da Cultura será lançado no dia 10 de agosto

O projeto Águia da Cultura será lançado, oficialmente, no dia 10 de agosto, às 20 horas, quando haverá a apresentação do novo layout do ônibus que serve de suporte às diversas atividades desenvolvidas através da iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e demais parceiros. A solenidade será realizada no Teatro Municipal de Ilhéus e marca o aniversário do escritor Jorge Amado, que se estivesse vivo completaria 93 anos em agosto. O evento será prestigiado pelo prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, e de outras cidades da região, autoridades, artistas e lideranças comunitárias.

“O objetivo da iniciativa é promover o acesso do povo à cultura, levando-a a distritos e bairros periféricos, além de resgatar os valores culturais da comunidade, facilitar e propiciar a participação popular no processo cultural e valorizar as manifestações, celebrações e formas de expressões da comunidade ilheense”. O coordenador geral do Águia da Cultura, Justino Viana, acrescenta que o projeto visa ainda oferecer cursos de capacitação profissional visando gerar emprego e renda para comunidades carentes.

Segundo Justino Viana, as oficinas de reaproveitamento de retalhos é um dos grandes exemplos do trabalho de formação profissional desenvolvido pelo “Águia da Cultura”. A oficina é desenvolvida com mulheres da Estância Hidromineral de Olivença. Outro objetivo do projeto destacado pelo coordenador é a implantação de centros de artes nas comunidades, através de associações de moradores, entidades e escolas.

Ônibus

O veículo do projeto Águia da Cultura é equipado com cinema, biblioteca, sonorização e palco móvel. O ônibus auxilia os artistas no desenvolvimento de atividades culturais como show de talentos nas comunidades e nas escolas, oficinas de dança, teatro, música e artesanato, através do uso de matéria-prima da própria comunidade.

O projeto trabalha ainda com iniciativas de preservação ambiental e trabalha ainda com informações sobre DST/Aids, por intermédio de um núcleo, contação de histórias e aulas-passeio no centro histórico, além dos “Doutores do Riso”, subprojeto destinado à humanização no tratamento de pacientes hospitalizados. Da equipe técnica que toca o projeto fazem parte a assessora da Fundaci, Adriana Castro (supervisão geral), Jocélia Kaffer (arte-educadora), Camila Lisboa (arte-educadora) e Antonio Melo (arte-educador). São parceiros da iniciativa as secretaria de Educação, de Agricultura, Pesca e Interior, de Turismo, Assistência Social e Trabalho, Meio Ambiente e Saúde. Empresas locais e nacionais, artistas, órgãos públicos da esfera estadual e federal, além da população em geral, também são parceiros do projeto.

Município garante reabertura do posto médico do Sindtaxi

Ao participar da festa em homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, o prefeito Valderico Reis garantiu que vai reorganizar a unidade de atendimento médico-odontológico que funciona na sede do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Ilhéus (Sindtaxi). O prefeito assegurou a reabertura dos serviços nas comemorações alusivas ao dia de São Cristóvão, na sede da entidade, ontem à noite (25).

Na presença de diretores do sindicato e associados, o prefeito disse que também vai estudar outra solicitação feita pela atual diretoria que é a desapropriação de terreno para construção da sede própria da entidade. A vereadora Maria de Lourdes Cardoso se comprometeu em elaborar projeto de lei reivindicando esse novo anseio da categoria.

Convidado pela diretoria do sindicato, o prefeito acompanhou todo o cortejo que saiu da sede do sindicato, situada no bairro do Malhado. Em seguida, a comitiva passou pela avenida Itabuna, ruas Maria Quitéria e Bento Berilo e por todo o centro da cidade, seguindo para o bairro do Pontal. No retorno, passou pela avenida Lomanto Júnior, rua 13 de Maio, praça Cairu, ruas Tiradentes e da Linha, Cidade Nova, avenida Antonio Carlos Magalhães, praça do Tamarindeiro e Lindolfo Collor. A parada final foi na sede sindicato, seguida de missa solene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *