“Para nossa grande surpresa, nós constatamos que há claramente menos obesos ou mais pessoas magras entre os que adoçam seus cafés ou chás do que entre os demais”, explicou o professor Finn Gyntelberg da clínica de medicina do trabalho no hospital Bispebjerg de Copenhague.
O professor ressaltou, porém, que “estas são apenas observações constatadas, e que seria necessário um estudo complementar para saber se a combinação café com açúcar ativa os hormônios que reduzem o apetite”.
O professor Finn Gyntelberg observou com outros pesquisadores os dados de 5.200 homens de Copenhague dentro de um grande estudo chamado Copenhagen Male Study, lançado nos anos 70 para examinar as ligações entre obesidade, álcool, tabaco, atividade física e café.
“Se nossas hipóteses forem confirmadas, teremos que comer pedacinhos de açúcar durante o dia para emagrecer”, comemorou o professor.
“A explicação mais plausível é que o açúcar no café ou no chá estimula o metabolismo nos intestinos e diminui o apetite, e as calorias do açúcar são menores que a de outros alimentos eventualmente ingeridos”, justificou.
Os resultados desta pesquisa do Bispebjerg Hospital foram publicadas na edição mais recente do “European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation”.
France Presse