Portos baianos terão investimentos de R$50 milhões

Porto de Salvador é um dos três na Bahia que serão ampliados e modernizados
Os portos baianos receberão, este ano, investimentos da ordem de R$50 milhões. Os recursos serão aplicados, sobretudo, na ampliação e modernização dos complexos portuários de Salvador, Aratu e Ilhéus. Além disso, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) vai elaborar um plano diretor, que terá como objetivo mapear as necessidades logísticas do estado para direcionar novos projetos do setor. O plano diretor portuário do Estado da Bahia está mobilizando os governos federal e estadual, além da iniciativa privada e trabalhadores. Segundo o diretor de infra-estrutura e gestão portuária da Codeba, José Fidelis Sarno, será realizada uma licitação, na modalidade de concorrência pública, para a contratação da empresa que vai elaborar o projeto, cujas propostas serão abertas no dia 25 de agosto. A vencedora fará a análise econômico-social dos portos e terá como base o plano estadual de logística de transporte (Pelt), elaborado pelo governo baiano, e que proporcionou uma análise aprofundada das necessidades do estado, em um horizonte de 25 anos, no que se refere à infra-estrutura.
“Os estudos econômicos, por exemplo, vão direcionar as necessidades de investimentos na área portuária, nos próximos anos”, citou Sarno. Ele lembrou, por exemplo, das perspectivas de crescimento da produção de celulose, no sul da Bahia, de minério de ferro, no sudoeste, e de grãos no oeste baiano. “Com o plano, teremos condições de otimizar a aplicação dos recursos e justificar a necessidade de novos investimentos”, afirmou o diretor.
Alguns projetos, segundo José Fidelis Sarno, já estão praticamente definidos. Entre eles está ampliação do Porto de Salvador, com o acréscimo de dois berços de atracação e ampliação em mais de cem mil metros quadrados da área de armazenagem.
Além disso, está prevista a dragagem do porto, para aumentar o calado de dez para até 15m. Já em Aratu, há necessidade de implantação de um novo pier para graneis sólidos e outro para graneis líquidos, além de um terminal de grãos, cuja licitação está em fase final.
O plano diretor deve ficar pronto no primeiro semestre do próximo ano. “Ele vai
embasar os projetos para modernização da nossa infra-estrutura portuária diante do crescimento econômico do estado”, declarou Sarno. Para demonstrar a importância do segmento, ele destacou que 95% das exportações brasileiras são, hoje, realizadas através dos portos.

Pedro Carvalho – Correio da Bahia

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