Ilhéus participa em Ituberá do Campeonato Baiano de Basquete;
Prefeitura e Sebrae cadastram para shopping a céu aberto;
Associação das Voluntárias Sociais ganha sede no Hospital São José;
Ilhéus investe em políticas de promoção da igualdade racial;
Prefeitura quer fortalecer o comércio de Banco da Vitória.
Valderico garante apoio ao incremento da produção rural
Em visita realizada nesta segunda-feira (11), às comunidades rurais de Acuípe do Meio, Sapucaeira, Santana e Santaninha, o prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, reiterou sua disposição de apoiar o crescimento e a diversificação da produção rural no município. Durante todo o dia, o prefeito, acompanhado de secretários municipais e representantes do Sebrae, reuniu-se com agricultores, dos quais ouviu reivindicações, e garantiu que vai concluir a recuperação da estrada que atende àquelas localidades, com o objetivo principal de facilitar o escoamento de produtos.
Os agricultores reconheceram o empenho de Valderico e criticaram ex-prefeitos por terem deixado a zona rural em situação de abandono. O prefeito falou de seu trabalho para melhorar as condições de vida da população rural, inclusive com a recuperação da malha viária. Cerca de 30% das estradas vicinais, de um total de 1.100 quilômetros, já receberam serviços de encascalhamento e patrolamento. A Prefeitura atua com duas patruhas mecânicas, sendo que uma delas precisou ser recuperada no início do governo, pois foi encontrada sem as mínimas condições de funcionar.
“O único obstáculo, hoje, é a chuva, mas nós estamos fazendo todo o possível para acelerar a recuperação”, enfatizou Valderico. Acompanharam a visita os secretários de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Vianna, e de Governo, Luciana Reis, além de assessores das duas secretarias. Vianna salientou o apoio do município aos produtores de farinha daquela região, uma iniciativa que conta com a parceria do Sebrae. Em junho, a Prefeitura garantiu a participação dos agricultores em um curso de subprodutos de farinha, em Vitória da Conquista. “Nós vamos incrementar a produção na zona rural e melhorar as estradas a fim de permitir o escoamento de gêneros alimentícios para o comércio local”, afirma o secretário.
A secretária de Governo, Luciana Reis, lembrou que a situação de abandono das estradas foi herdada da gestão anterior, “que praticamente nada fez pela zona rural”. Luciana tem estimulado parcerias entre a administração e instituições que atuam na capacitação e financiamento a pequenos agricultores. “Já firmamos esse compromisso e estamos procurando cumpri-lo, pois é muito importante o apoio do poder público a essa camada da população”, destaca.
Entre outras ações, Valderico garantiu incentivo para a melhoria da estrutura destinada ao beneficiamento e industrialização de subprodutos da mandioca, inclusive a ampliação das casas de farinha. O treinamento continuará sendo oferecido aos produtores, como a participação do Sebrae, e será viabilizado aporte financeiro junto a instituições de crédito oficiais, como o Banco do Nordeste. A idéia é realizar as obras nas casas de farinha com a formação de mutirões entre os próprios agricultores.
A Secretaria de Agricultura, Interior e Pesca tem promovido ações importantes em outras comunidades, além das que foram visitadas nesta segunda. Destacam-se os projetos voltados aos cultivos de pupunha, açaí e apoio à organização de hortas comunitárias, juntamente com Banco do Nordeste, Emarc e Ceplac. O secretário Jorge Vianna tem ainda, em atendimento a determinação do prefeito Valderico Reis, buscado acelerar a liberação de recursos para projetos de eletrificação rural, dentro do programa Luz para Todos.
Ilhéus participa em Ituberá do Campeonato Baiano de Basquete
Com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, Ilhéus disputa o Campeonato Baiano de Basquete Masculino, em Ituberá. Marcado para domingo (17), às 10 horas, no ginásio de esportes, o jogo será contra a equipe da casa. O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, lembra que a última participação de Ilhéus no baiano da categoria foi em 2001, quando obteve a quarta colocação. “Acreditamos que dessa vez os jovens atletas possam fazer bonito nas quadras e trazer para a nossa cidade esse título, considerado um dos mais importantes entre os campeonatos amadores do estado”.
Ilhéus integra a chave “A”, que tem ainda as equipes de Ituberá, Bahia, Unirs e Associação Atlética Banco do Brasil. A chave “B” é formada pelas equipes de Serrinha, Feira de Santana, Faculdade Jorge Amado, Bonfim e Unirt. “Incentivando o esporte amador, como o atual governo já vem fazendo desde janeiro, poderemos revelar grandes craques de diversas modalidades esportivas”, afirma Newton Lima. “Isso mostra que o prefeito Valderico Reis também tem se preocupado em melhorar a prática do esporte de quadra em Ilhéus”.
Prefeitura e Sebrae cadastram para shopping a céu aberto
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ilhéus, em conjunto com o escritório regional do Sebrae, inicia segunda-feira (18) o cadastramento das lojas situadas nos calçadões das ruas Marquês de Paranaguá, Jorge Amado e Dom Pedro II e da Ernesto Sá. O objetivo é colocar em prática o processo de execução do shopping a céu aberto. Para que os trabalhos sejam concretizados num espaço de tempo a prefeitura e o Sebrae sugerem que os comerciantes recebam bem a equipe de recenseadores.
Nessa etapa de trabalho, os recenseadores mostrarão um questionário sobre que auxiliará no diagnóstico do comércio nestas quatro importantes artérias do comércio central de Ilhéus. Os recenseadores estarão devidamente uniformizados e portando documentos de identificação. Durante a entrevista eles farão perguntas básicas sobre a atividade de cada um. A proposta do atual governo com o projeto de revitalização do comércio é criar um espaço de compra mais atrativo para o público consumidor da região e com o segmento do turismo.
Dentre as principais vantagens com a criação do shopping a céu aberto destacam-se o incremento nas vendas, realização de calendário promocional a ser executado de forma conjunta, melhoria na coleta diária do lixo concentrado na área comercial e parceria com os órgãos que cuidam da segurança do cidadão e buscar alternativas para reordenamento do trânsito. O projeto integra as ações da Prefeitura de Ilhéus para modernizar o comércio local.
Associação das Voluntárias Sociais ganha sede no Hospital São José
A partir desta terça-feira (12), a Associação das Voluntárias Sociais de Ilhéus, criada há poucos dias, terá uma sala na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São José, para se reunir diariamente e discutir projetos em prol de comunidades carentes. A associação conta com 12 voluntárias, que já estão colocando alguns de seus projetos em prática.
As voluntárias já estão realizando uma campanha de arrecadação de fraldas, leite e outros alimentos para as mães e crianças da Maternidade Santa Helena. Ainda nesse mês, elas pretendem dar início a outro projeto que ganhou o nome de “Nossa sopa com alegria”, que fará na Praça J.J.Seabra a distribuição de sopa aos moradores de rua.
“Nosso objetivo é divulgar o trabalho da associação e multiplicar o voluntariado em Ilhéus, a fim de que possamos levar mais dignidade, solidariedade e prestar assistência social aos que mais necessitam”, disse a presidente Vera Lúcia Góes. Ela convida as empresas e a população em geral a serem parceiras dos projetos e se envolverem nesta causa tão digna.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, se prontificou a dar todo o apoio necessário para que os trabalhos sejam concretizados com sucesso. A secretária Fátima Reis foi coroada como madrinha de honra da entidade, ficando com o posto de padrinho o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, médico José Lourenço da Fonseca.
Ilhéus investe em políticas de promoção da igualdade racial
O prefeito Valderico Reis assina no próximo dia 27, às 19 horas, o termo de adesão às políticas nacionais de igualdade racial. A solenidade acontecerá no escritório local da Ceplac e contará com representantes da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal. Já no dia 28, o subsecretário João Carlos Nogueira, junto com o prefeito, visita a localidade rural de Rio do Engenho, a comunidade indígena de Olivença, participa na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) de discussão sobre reserva de cotas para estudantes negros no ensino público e, à noite, estará no afro-cultural Dilazenze, no alto dos Carilos.
Na programação consta debate com líderes de partidos políticos, dia 29, às 9 horas, na Fundação Cultural de Ilhéus.O objetivo do termo de adesão é estabelecer parcerias para a construção e implementação de ações que beneficiem a população negra, a exemplo de política nacional de saúde dos negros, empreendedorismo, trabalho e geração de renda. Entre os objetivos estão ainda a formação continuada de professores, a capacitação de gestores públicos em educação e relações raciais, além da publicação e distribuição de material didático e pedagógico sobre essa temática. O termo de adesão não prevê o repasse de recursos financeiros entre as partes.
Ainda na agenda para dos encontros com a comitiva do Governo Federal também está uma reunião com o secretário municipal de Educação, Almir Gonçalves Pereira. No encontro serão discutidas as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira. A lei número 10.639, de janeiro de 2003, torna obrigatório nas escolas – fundamental e médio – o ensino sobre história e cultura afro-brasileira.
No município, a coordenação, o planejamento, a avaliação e a execução operacional e financeira das ações, projetos e programas serão implementadas e executadas pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Consciência Negra.
Prefeitura quer fortalecer o comércio de Banco da Vitória
A Prefeitura de Ilhéus iniciou um trabalho em parceria com os comerciantes do Banco da Vitória a fim de expandir e divulgar a gastronomia do bairro localizado às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna). Na segunda reunião realizada hoje (12) entre donos de restaurantes, mercearias e representantes do Sebrae e do município foram discutidas formas de valorizar o comércio local com projetos de paisagismo e marketing, bem como a capacitação do serviço de atendimento aos clientes.
“A Prefeitura entrará com 50% do investimento para o curso de capacitação, pois é preciso uma profissionalização do atendimento”, explicou Luciana Dórea, do Sebrae. Dentre as sugestões apresentadas, os comerciantes aprovaram a indicação do secretário de turismo em valorizar a história local. “O comércio já se estabeleceu como um atrativo, mas aqui também há uma história a ser explorada, já que o príncipe da Áustria, Maximiliano, esteve visitando aqui, de canoa”, opina o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei. Ele também explicou que a Prefeitura estabeleceu uma parceria com o curso de mestrado em Cultura e Turismo, da Uesc, que já tem um pré-projeto sobre a valorização do comércio gastronômico do bairro.
Foi levantada a necessidade da criação de uma associação dos comerciantes do Banco da Vitória. A Prefeitura poderá contribuir com a infra-estrutura do local e a manutenção será feita pelos próprios comerciantes, de acordo com a proposta apresentada pelo município. “É imprescindível haver uma associação para que a gente possa trabalhar em conjunto, de forma democrática e organizada, pois é isso que o prefeito Valderico defende”, declarou a secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho.
O projeto de modernização do comércio gastronômico do Banco da Vitória animou os comerciantes da localidade. Dono de uma pequena peixaria do bairro, Renildo Gomes do Sacramento, ele afirma que a idéia de criar uma associação fortalece o comércio do Banco da Vitória. “Enquanto a prefeitura faz a parte dela, nós buscaremos realizar a nossa”, disse. O projeto também atenderá os artesãos. “Ilhéus tem um artesanato rico e boa parte dessa produção é feita aqui no Banco da Vitória”, disse a secretária Rúbia Carvalho.