CHAT DA NOTÍCIA

HISTÓRIA DE ILHÉUS

O município de Ilhéus completou no último dia 28, 471 anos de fundação e 124 anos de emancipação política.

• Ex-capitania hereditária do Brasil Colônia, a Terra de São Jorge já passou por vários ciclos econômicos e agora enfrenta uma fase de transição social e política. Tivemos o ciclo da farinha, do feijão, da cana-de-açúcar e a fase áurea da cacauicultura que alavancou o desenvolvimento da cidade por todo um século. Mas o advento da vassoura-de-bruxa, que infestou a lavoura e quebrou drasticamente a produção, golpeou a estrutura econômica do município que luta para consolidar outras atividades econômicas como saídas para o progresso.

• Além de diversificar a economia, com o incremento de outras culturas agrícolas e o impulso industrial, tecnológico e turístico, Ilhéus enfrenta a crescente migração rural mesclada com o êxodo de uma parcela da juventude que procura outros centros urbanos para consolidar a nova realidade sócio-econômica. Em todos esses vetores há que se considerar a importância da preservação ambiental, já que estamos na faixa litorânea que exibe ainda a maior biodiversidade do Planeta.

ESTADO DE ILHÉUS

O professor Leopoldo Campos Monteiro recebeu uma justa homenagem durante as comemorações do aniversário de Ilhéus.

• Cidadão Ilheense e Comendador da Ordem de São Jorge dos Ilhéus(cujo projeto é de sua autoria), Leopoldo Campos foi vereador, diretor do Instituto Municipal de Ensino(IME), secretário de Educação e dedicou a maior parte de sua vida à cidade que aprendeu a amar com devoção. Agora, dá o seu nome ao centro de formação continuada de professores, inaugurado terça-feira, na avenida Canavieiras, pelo prefeito Valderico Reis.

• Historiador de primeiro tempo, Leopoldo é o autor da proposta de criação do Estado de Ilhéus, versão do projeto do estado de Santa Cruz, que seria formado a partir do sul da Bahia. Para ele, Ilhéus, que foi Capitania Hereditária, teria, por dever histórico, o direito de sediar um estado brasileiro. Monteiro foi também quem elaborou o projeto de lei que criou a Comenda do Mérito Álvaro Melo Vieira, destinada a servidores públicos de reconhecido empenho municipal, mas que até hoje não foi outorgada a nenhum cidadão.

CENTRO DE CONVENÇÕES

Dois eventos de porte acontecem no espaço do centro de convenções de Ilhéus esta semana..

FOTOLEGENDAS:

Foto 1: a primeira, Maurício na praça
O jornalista Maurício Maron faz nova experiência de trabalho em Angola, ao lado de outros profissionais baianos. Na foto, ele passeia pelo centro de Luanda, capital do país.

Foto 2:
O vocalista Tato, do Fala Mansa, com o radialista Robertinho Scarpita, no show do centro de convenções de Ilhéus.

Foto 3:
Unidos pela cidade, os professores e historiadores Maria Luiza Heine, Árleo Barbosa e Adélia Melo. Foto by Jackson Freitas.

Foto 4:
Totalmente abnegados, os professores Ângela Márcia Damasceno e Jorge Alessandro, que apresentaram o espetáculo Café com Literatura, do colégio Fênix, no centro de convenções. Foto by Terval.

Foto 5|:

CURTA A CURTA

Bonito e bem feito o livreto produzido pela M21 Comunicação e Marketing, intitulado “Ilhéus 471 Anos. Um passeio pelo Centro Histórico”, criado pelo publicitário Marco Lessa, com pesquisa de Maria Luiza Heine, fotos de José Nazal e coordenação de Elza Ramos.

O ex-candidato a prefeito de Ilhéus, professor Soane Nazaré de Andrade, em passagem por Ilhéus, visitou a Universidade Livre do Mar e da Mata – Maramata, criada por ele na gestão passada. Foi recebido pela diretora da instituição, Ângela Souza, ex-vice-prefeita e também ex-candidata a prefeita da cidade.

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Antonio Joaquim Bastos da Silva, passou a semana na França. Foi participar do congresso entre as universidades brasileiras e francesas, evento do Ano do Brasil na França, acompanhando a secretária de Educação da Bahia, Anaci Paim.

Os irmãos gêmeos ilheenses Márcia e Marcelo Hoog de Sá ganham uma super festa de aniversário em comemoração aos seus 40 anos. O happening será realizado neste sábado, no Clube Baiano de Tênis, em Salvador. Márcia é professora e Marcelo, que já foi diretor da Casa dos Artistas e do Teatro Municipal de Ilhéus, hoje coordena o Circuito Salas de Arte, na capital.

A técnica universitária Maria Dolores Passos Vieira, funcionária de carreira da Universidade Estadual de Santa Cruz, foi bastante cumprimentada no último dia 30, pelo transcurso de seu aniversário. Lola, como é carinhosamente chamada entre os amigos, é assessora especial da Reitoria da UESC.

A doméstica Conceição revelou o desejo de retornar para Ilhéus, sua cidade natal, ao ser mostrada em rede nacional no programa Globo Repórter sobre empregadas domésticas de sucesso. Conceição mora no rio e o seu sonho é comprar uma casa em Ilhéus para viver até os últimos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *