1 MILHÃO DE PESSOAS – A proposta do governo do estado, através do programa de inclusão digital, é criar escolas de informática em mais de 300 municípios, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas, capacitando ainda mais de 100 mil pessoas. Informa Pedro Jackson Brandão que essa ação tem como finalidade principal o combate ao analfabetismo digital na Bahia.
Outro ponto destacado pelo presidente da Amurc foi a assinatura do convênio com o Instituto Biofábrica de Cacau, considerado de vital importância para evitar o êxodo rural. “Mais uma vez, o governador Paulo Souto, sensível aos problemas e reclamos da região, envidou esforços e beneficiou as prefeituras de Arataca, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Gandu, Ibicaraí, Ibirataia, Ipiaú, Itajuípe, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba, Ubatã e Una, para implantar centros para criar clones de cacau resistentes à vassoura-de-bruxa que serão utilizados no programa de renovação da lavoura cacaueira”.
Prefeito considera o São João
de Itanhém um sucesso
Ao considerar que o São João de Itanhém foi um verdadeiro sucesso, o prefeito Gedeon Botelho disse que milhares de pessoas das regiões sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia se fizeram presentes na praça do Mercado Municipal para prestigiar o evento, que este ano teve como tema “São João quente é na terra da gente”. A animação ficou a cargo das bandas de forró da região, “Skalla Show”, “Scankmar”, “Chico do Milho”, “Adenilton” e “Tony Kyster”.
Na sua opinião, apesar do município não ter sido favorecido pelas questões climáticas, Itanhém foi prestigiada com a maior festividade junina do estado, lotando a praça para assistir os shows. “Além disso, valorizamos o talento de artistas locais e a cultura regional. O público não se decepcionou com o evento, graças à receptividade dos itanheenses e a organização do Arraiá do Água Preta”, disse.
Para o prefeito a população vem se destacando em sua formação cultural, principalmente através da música e da dança. “Prova disso foram as apresentações dos artistas “Skalla Show”, “Scankmar”, “Chico do Milho”, “Adenilton” e “Tony Kyster”, que fizeram bonito, conquistando a simpatia e a credibilidade do público”. Segundo Gedeon Botelho, outro destaque foi a participação de Fabiano Araújo, da banda “Cheiro de Forró”, filho de Itanhém, que é um grande exemplo visto pela juventude da região como talento a ser seguindo.