Curso discute a nova política de assistência social nos municípios;
Valderico anuncia ampliação da Escola de Salobrinho;
Projeto FelizCidade estimula prática de esportes de areia;
Rede básica de saúde é ampliada em Ilhéus;
Prefeito busca fortalecimento do comércio varejista de Ilhéus.
A noite de terça-feira (28) foi embalada com orações, testemunhos e louvores entoados por mais de quatro mil pessoas durante a Segunda Cruzada Evangélica, na Praça do Tamarineiro, no Malhado. O prefeito Valderico Reis, acompanhado da secretária de Governo, Luciana Reis, entregou a chave da cidade ao pastor Gilmar Bomfim, presidente da AMEI. Valderico agradeceu as orações pelo desenvolvimento da cidade e sucesso do atual governo.
Organizado pela Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI), o evento contou com a presença do cantor Lázaro, ex-vocalista do Olodum e também com a palavra do missionário Lúcio Aranha, que abordou o tema “Ilhéus, cidade romance do Brasil, de volta ao primeiro amor”, referindo-se à possibilidade “da reestruturação espiritual do município e as conseqüências positivas que isso traz”.
Curso discute a nova política de assistência social nos municípios
Ilhéus está sediando o curso de capacitação sobre a nova política de assistência social e norma operacional básica, promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (Setras) e voltado para 44 municípios do Eixo de Desenvolvimento da Mata Atlântica, que compreende cidades como Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Canavieiras. Segundo a secretária de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Fátima Reis, durante o curso que começou hoje (29) e se estende até amanhã (30) serão apresentados vários temas com enfoques para as Leis Orçamentárias de Assistência Social (LOAS) e suas variantes.
Fátima Reis disse que com as novas políticas de assistência social fica clara a necessidade da instalação de um centro de referência em área considerada vulnerável socialmente e que funcionará como um centro de referência para a execução de programas como Bolsa-Família, Sentinela, de Erradicação do Trabalho Infantil e Agente Jovem. Ela destacou ainda outros pontos do curso que estão sendo apresentados aos participantes, como a necessidade da elaboração de planos municipais de assistência social com base na realidade local.
No início dos trabalhos, as técnicas da Setras falaram a respeito da adaptação dos municípios às novas práticas de políticas públicas de assistência social. Com as mudanças, os centros de referências agruparão todos os programas voltados à assistência social. As técnicas da Setras chamaram a atenção para a necessidade do município estabelecer relações de regularidades com os programas com a finalidade de receber verbas e desenvolver um trabalho que beneficie a população carente. Hoje, 24 profissionais estão participando do curso e amanhã mais 20 representes de municípios estarão acompanhando os trabalhos técnicos e de orientação no Teatro Municipal de Ilhéus.
Valderico anuncia ampliação da Escola de Salobrinho
Ao reinaugurar a Escola Municipal do Salobrinho, o prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, acusou o governo passado de não desapropriar uma área para ampliar a unidade de ensino. Com 1.256 alunos matriculados nos três turnos, a escola tem apenas sete salas de aula e abriga 620 estudantes de 1ª à 8ª séries que estão espalhados em casas e igrejas alugadas pela prefeitura. “Como existe um terreno baldio ao lado da escola, vamos entrar em entendimento com seus proprietários e desapropriar o imóvel, para acabar de vez com esse problema que dura mais de 20 anos e afeta a qualidade do ensino”.
Valderico garantiu que o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos, sinalizou a doação de uma área para a construção de centro de saúde que, além de atender a população, servirá de estágio para os estudantes dos cursos de medicina e de biologia. A secretária de Governo, Luciana Reis, disse que embora o prefeito tenha assumido o compromisso de pagar o salário deixado pela administração passada, em menos de seis meses da atual gestão, o município organizou as suas finanças e agora entrega obras importantes para a população. “Num esforço concentrado, estamos pagando em dia a folha dos servidores. E como prova de contemplar o setor de educação, entregamos em Salobrinho mais uma escola reformada e em condições de abrigar de forma digna os alunos”.
Já o líder de governo na Câmara, vereador Rodolfo Macedo, lembrou que a administração passada teria anunciado a desapropriação de uma área para construir a escola do bairro. “Na verdade, nada disso aconteceu. O ex-prefeito expropriou a área que tinha escolhida para implantar a escola, entregando ao antigo proprietário o direito de posse do imóvel, porque não teve respeito com a comunidade educacional de Salobrinho, que ficou à mercê de favores da Uesc. Este ano os estudantes e professores ficaram sem sua escola. Acredito que a salvação para esse bairro chegou ao município de Ilhéus através do prefeito Valderico Reis, com ações de cidadania para o nosso povo”.
A escola passou por uma reforma completa nas instalações elétrica e hidráulica e recebeu o Centro Integrado de Idiomas (CII) e reformou o laboratório de informática, que leva o nome da professora Jardelina Azevedo Leal. O laboratório possui dezesseis computadores. A escola conta também com sala de audiovisual e é atendida pelo programa Fura-Bolo, da Fundação Cargill. Com a instalação do CII, os alunos terão aulas gratuitas de inglês e francês. Além da Escola do Salobrinho, os cursos de idiomas foram implantados nas escolas municipais dos bairros do Pontal, Banco da Vitória, Princesa Isabel e Teotônio Vilela e o IME-Centro.
Projeto FelizCidade estimula prática de esportes de areia
A programação de aniversário de Ilhéus abriu espaço para o esporte de areia. Na praia da Avenida Soares Lopes, houve disputa de beach soccer, futvôlei e vôlei de praia. As disputas integraram o projeto FelizCidade, da Secretaria Municipal de Esporte. As disputas nas três modalidades esportivas começaram no último domingo e terminou ontem (28), reunindo um grande público na arena montada na Soares Lopes.
As competições do projeto chegaram ao final ontem com a vitória da dupla de vôlei de praia Ricardo e Márcio. As partidas finais das três modalidades foram acompanhadas pelo secretário municipal de Esporte e vice-prefeito, Newton Lima, e o secretário de Transporte e Trânsito, Celso Assereuy. A final do beach soccer teve como campeã a Associação de Baba do Outeiro (ABO). Já no futvôlei, a dupla vencedora foi Gilvan e Marlon.
O secretário de Esporte, Newton Lima, disse que a prefeitura vem estimulando a prática esportiva desde o início da atual gestão. Segundo ele, vários projetos estão sendo desenvolvidos ou estão sendo apoiados pela Prefeitura. “Além disso, estamos discutindo com o Ministério do Esporte a liberação de verbas para a recuperação de praças esportivas e a construção da nossa Vila Olímpica”, disse. Newton reafirmou o compromisso do prefeito Valderico Reis em fortalecer o esporte ilheense, “seja ele amador ou profissional”.
Rede básica de saúde é ampliada em Ilhéus
Todos os moradores dos bairros Ilhéus II e Nossa Senhora das Vitórias serão atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) a partir desta semana com a inauguração das obras das unidades de saúde nas duas localidades. Ontem (28) o prefeito Valderico Reis entregou às duas comunidades unidades de saúde com estrutura moderna e que, juntas, contarão com quatro equipes do PSF. No ato de inauguração, Valderico reafirmou o compromisso do seu governo com as comunidades “mais pobres e que antes não tinham atendimento digno do poder público”.
O prefeito lembrou do compromisso assumido com aquelas comunidades para oferecer uma melhor estrutura de saúde e afirmou que até o próximo ano o Ilhéus II e Nossa Senhora das Vitórias contarão com um colégio para atender os alunos do Ensino Fundamental. Atualmente, as crianças têm que se deslocar a pé até o bairro Hernani Sá (Urbis) para estudar. “Vamos resolver esse problema com a construção de uma escola para atender a vocês”, disse, para uma multidão que acompanhou as solenidades nos dois bairros vizinhos.
Valderico disse que, apesar das dívidas deixadas pelos ex-gestores, a sua administração reestruturou as finanças e organizou os serviços municipais, possibilitando à Prefeitura trabalhar em várias frentes e entregar obras nas áreas de saúde e educação mesmo tendo pouco mais de cinco meses de gestão. O prefeito ainda citou as péssimas condições em que foram encontradas as instalações da unidade de saúde do Nossa Senhora das Vitórias. “Agora estamos entregando um posto totalmente reformado, com mais médicos e que vai atender os moradores com dignidade”.
A secretária municipal de Saúde, Olívia Riso Ferreira, disse que as novas unidades reforçam o trabalho de reestruturação do atendimento na rede básica em Ilhéus. “Vamos ampliar ainda mais o nível de cobertura do Programa Saúde da Família e fortalecer a atenção básica”, enfatizou. Ela frisou que ao mesmo tempo em que investe no atendimento primário, a Prefeitura ampliou a oferta de serviços de alta complexidade no município. “Agora mesmo, numa parceria com o Governo do Estado, a cidade passou a contar com 14 leitos de UTI”.
Participação popular
Nas duas solenidades o prefeito recebeu agradecimentos públicos de lideranças e de populares nos dois bairros. O presidente da Associação de Moradores do Ilhéus II, Elivaldo Roseno ressaltou que a unidade de saúde entregue pelo prefeito era um grande sonho da comunidade. “A estrutura que a gente está recebendo aqui ficou acima do esperado. O governo tem dado atenção especial ao bairro”, disse Elivaldo. A USF conta com recepção, sala de espera, sanitários masculino e feminino, ambulatório, sala de vacina, farmácia e nebulização. No local, atuará uma equipe do Saúde da Família.
Antônio Rodrigues de Jesus viu o Nossa Senhora das Vitórias nascer. “Antes, a gente não tinha posto digno para atender os moradores. Agora é diferente”, comemorou. A Prefeitura não apenas promoveu uma reforma completa na unidade de saúde do bairro como também ampliou para três o número de equipes do PSF. “Pela primeira vez toda a comunidade será atendida por este programa”, lembrava o presidente da Associação de Moradores, Jorge Farias. Antes, a mesma unidade tinha um número menor de profissionais de saúde e atendia à população dos dois bairros.
Prefeito busca fortalecimento do comércio varejista de Ilhéus
Com o objetivo de elevar o nível de competitividade das micro e pequenas empresas do setor varejista e proporcionar mais conforto e segurança ao consumidor, o prefeito Valderico Reis está buscando medidas que concretizem o projeto do Shopping a céu aberto. Na semana passada, ele se reuniu com representantes do Sebrae e de entidades ligadas ao comércio, como CDL, Sicomércio e ACI, além de todo o seu secretariado, para discutir propostas de fortalecimento do comércio ilheense.
O prefeito Valderico Reis afirmou que outras reuniões foram realizadas para ouvir as necessidades dos empresários e estudar as dificuldades do município. “Queremos criar um condomínio empresarial para tornar eficiente a gestão do comércio. Para isto, faremos cursos de redes associativas e capacitação para os empresários”, contou o prefeito, salientando que este projeto trará inúmeros benefícios aos consumidores, lojistas e para a economia municipal.
Valderico Reis explicou que neste momento é muito importante o envolvimento e a mobilização dos lojistas das artérias envolvidas, que são os calçadões da Marquês, Jorge Amado e Dom Pedro II. “A intenção é que o espaço seja reordenado e gerido pela comunidade empresarial, de modo que a população se sinta bem para comprar nesse local”, explicou o prefeito.
Na oportunidade, técnicos do Sebrae apresentaram o projeto Varejo Vivo, que visa promover a cooperação e eficiência na gestão, através da educação empreendedora. O projeto é composto por ações coletivas, com foco em arranjos produtivos locais e soluções integradas. Uma das etapas é a oficina de design, que trará arquitetos, urbanistas e designers para fazer o reordenamento do espaço urbano, adequando-o às transformações pretendidas para artérias como o calçadão da Marquês de Paranaguá.
Segundo a líder do projeto em Ilhéus, Luciani Dória, serão duas semanas de estudo intenso com oficinas de design, divididas em grupos de desenho urbano, design informacional, gráfico e equipamentos urbanos. Ela conta que Ilhéus será o primeiro município da Bahia a ter este tipo de oficina. “O objetivo maior é proporcionar ao consumidor o conforto e a segurança de um shopping center”, disse.