Atleta ilheense é destaque na travessia de Camamu;
Banco da Mulher de Ilhéus será inaugurado no dia 28;
Paróquia de São Paulo Apóstolo comemora o dia do seu padroeiro;
Saúde promove forró da prevenção em Olivença;
“Forromance” mantém tradição dos concursos de quadrilhas;
Escolha da rainha do Forromance abre os festejos em Olivença;
“Tapa Buracos” começa a atender bairros da zona sul.
Postos de saúde e escolas nos bairros, Serviço de Assistência Judiciária Gratuita, Banco da Mulher e lançamento da pedra fundamental do Shopping Center Iguatemi. Todos esses eventos farão parte das comemorações pelos 471 anos de história e 124 anos de cidadania de Ilhéus, que serão comemorados a partir da próxima segunda-feira (27), véspera da data oficial do aniversário.
A programação festiva começa na segunda, a partir das 22 horas, com um show na Praça Dom Eduardo. No palco, estarão presentes a banda de forró Magníficos e diversas atrações regionais. Segundo o prefeito Valderico Reis, “vamos comemorar uma nova era administrativa em nosso município, um período de muitas realizações em benefício da população mais carente”.
A série de inaugurações confirmadas para a comemoração do aniversário começa às 10 horas de terça-feira (8), com o Banco da Mulher. A agência de microcrédito vai funcionar na rua Eustáquio Bastos, galeria do Ilhéus Hotel, tendo como objetivo a liberação de financiamento para capital fixo e de giro para pequenas empreendedoras. Às 10h30min, também na galeria do Ilhéus Hotel, a Prefeitura inaugura o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita, que vai oferecer acompanhamento jurídico para a população de baixa renda.
Ainda na parte da manhã, às 11h30min, o prefeito Valderico Reis entrega aos ilheenses o Centro de Referência em Educação Professor Leopoldo Campos Monteiro, na avenida Canavieiras, 489. Às 12h30min, será inaugurado o posto de saúde do bairro Ilhéus II e, logo em seguida, o posto de saúde do Nossa Senhora da Vitória, na zona sul da cidade. Seguindo a programação, está marcada para as 14h30min a reinauguração da Escola Municipal do Salobrinho e, às 15 horas, a entrega do posto de saúde de Vila Cachoeira, que foi totalmente reformado pelo governo municipal.
O cronograma prevê, para as 16 horas, a inauguração do anexo da Escola Municipal do Banco da Vitória e a reinauguração da Escola Herval Soledade, no mesmo bairro. Às 17h30min, prefeito, secretários, vereadores e outras autoridades assistirão ao lançamento da pedra fundamental do Shopping Iguatemi, na avenida Soares Lopes.
TRABALHO
Valderico diz que essas inaugurações são apenas “uma pequena parte” do que o seu governo vai fazer em Ilhéus. Ele salienta que a administração “traballha com afinco” para que a cidade veja concretizados outros projetos importantes para alavancar o seu desenvolvimento. “O povo é testemunha de que não temos descansado quando o assunto é atrair recursos e equipamentos de que Ilhéus tanto necessita”, assegura. O prefeito ressalta que, dentro de pouco tempo, a cidade ganhará restaurante popular, terminal alfandegado, Farmácia Popular do Brasil e Samu 192.
“Nós temos compromisso com Ilhéus e o seu povo, e estamos dando o máximo para fazer com que a cidade cresça”, afirma Valderico. Para o prefeito, a cidade experimentou um grande período de ausência do poder público em questões das mais importantes, “mas estamos colocando um fim nessa história e começando outra, em que a palavra de ordem é trabalhar”.
Atleta ilheense é destaque na travessia de Camamu
O nadador ilheense Edmilson Pereira da Hora, o “Mirí” , foi o campeão da III Etapa do Circuito Interior de Travessia de Camamu, na categoria master–D (de 40 44 anos). Ele nadou três mil metros, dando braçadas precisas na costa do mar de Camamu para obter a melhor posição do evento e agora se prepara para encarar mais um desafio: participar da Travessia de Juazeiro e conseguir chegar entre os primeiros.
O atleta disse que esse evento faz parte do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e será realizado no Rio São Francisco, no dia 2 de julho. Ele está preparado par nadar até cinco mil metros, mas pretende se superar e chegar mais longe, para tanto costuma treinar 1h30min diariamente na baia do Pontal.
Disse que ainda que esse ano vai participar também da Travessia Salvador/Mar Grande e que costuma participar anualmente de outros eventos, a exemplo de todos os campeonato baianos de Travessia do Interior e dos circuitos brasileiros de travessias.
Banco da Mulher de Ilhéus será inaugurado no dia 28
O primeiro Banco da Mulher em Ilhéus será inaugurado no próximo dia 28, pelo prefeito Valderico Reis e a presidente estadual da instituição, Angelina Garcez. A agência funcionará no prédio do antigo Ilhéus Hotel, na rua Eustáquio Bastos, galeria 11, e concederá crédito a juros baixos e condições facilitadas para a mulher empreendedora. A solenidade de inauguração do Banco da Mulher está prevista para as 10h, no aniversário de 124 anos de emancipação de Ihéus. O Banco será mais uma importante ferramenta do município para estimular novos negócios e gerar emprego e renda.
A instituição começa a operar em Ilhéus liberando financiamento de R$ 1.000,00 (negócios informais) e R$ 1.500,00 (formais). Para garantir o funcionamento do Banco da Mulher, a Prefeitura de Ilhéus garantiu a locação do imóvel, equipamentos e remuneração dos funcionários por até seis meses. O prefeito Valderico Reis afirmou que o município tem estimulado a geração de emprego e renda. “Vamos atender a quem mais precisa de financiamento mas que não recebe a atenção devida dos bancos tradicionais”, ressalta.
O Banco da Mulher será responsável pela concessão de financiamento, seleção e treinamento de pessoal, supervisão e orientação técnica permanente dos funcionários. O negócio terá como parceiros Sebrae, CDL, Associação Comercial de Ilhéus, Sindicomércio e Banco do Brasil. “A agência terá como principal foco a mulher de baixa renda”, explica a secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho. Ela informou que os funcionários que atuarão no Banco em Ilhéus passaram por treinamento em agências do BM em Salvador. O treinamento foi concluído na última sexta-feira (17).
O Banco é reconhecido como facilitar de crédito para pessoas do sexo feminino, mas também libera financiamento para homens, o que é feito após estudo de viabilidade econômico-financeira. A secretária Rúbia Carvalho enfatiza que o BM é especializado tanto em crédito como no assessoramento técnico aos projetos financiados. A instituição tem como principal objetivo a inclusão social por meio da liberação de financiamento.
Oportunidade
O dinheiro é liberado para qualquer tipo de negócio e levará em conta a capacidade de geração de emprego e renda. Desta forma, podem ter acesso ao financiamento desde a baiana de acarajé e costureira à vendedora de salgadinhos outros tipos de comércio formal ou informal. “Contaremos com um importante mecanismo para alavancar o empreendedorismo no nosso município”, diz a secretária Rúbia Carvalho. O prefeito Valderico Reis acredita que o Banco da Mulher será uma oportunidade “para que o pequeno cresça com crédito sem burocracia e juros baixos”.
Paróquia de São Paulo Apóstolo comemora o dia do seu padroeiro
A partir do próximo sábado (25) a Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na avenida Princesa Isabel, promove a festa em honra a São Paulo Apóstolo pelo 31º seguido. Haverá quermesse com comidas típicas em todas as noites, palestras, missas e procissão. Durante as três primeiras noites, a partir das 19 horas, serão realizadas palestras ministradas por padres convidados, cujo tema central é “Eucaristia – Semente de Vida Eterna”.
A cada noite de palestra, um tipo de alimento será solicitado para doação para as pessoas mais carentes da comunidade. No sábado (25), quando o padre Paulo fará a palestra, os participantes poderão ofertar um quilo de açúcar. No domingo, a oferta dos fiéis deve ser um quilo de macarrão. Já na última noite das palestras (27), quando o padre Nildemar estará presente, deverá ser ofertado um pacote de café em pó.
Na terça-feira (28), dia do padroeiro, a programação será diferente e começará às 5 horas da manhã com uma alvorada seguida de orações. Às 18 horas, a comunidade fará uma caminhada de fé pelo próprio bairro. Já às 19h30 min, ocorre uma missa solene dedicada às famílias. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Casais Nossa Senhora do Carmo e, segundo o coordenador do grupo, André Renato, a intenção da festa é transmitir a importância da Eucaristia para a vida do católico e ajudar a população carente do bairro.
Saúde promove forró da prevenção em Olivença
A Secretaria Municipal de Saúde vai mobilizar profissionais e de voluntários durante o arrasta-pé em Olivença, durante o Forromance, a festa de São João de Ilhéus. O foco da ação da Saúde será a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos preservativos e material informativo na área do arraial no balneário ilheense. Um estande também será montado para atender a quem for à folia. No local, profissionais atuarão dando orientações sobre como se prevenir contra doenças transmitidas pelo ato sexual.
A cada noite, pelo menos 20 pessoas estarão envolvidas no trabalho de orientação sobre o uso correto do preservativo. Elas trabalharão até às 2 horas da manhã durante todos os dias do Forromance, que começa nesta quinta (23) e vai até o domingo (26). “Não basta apenas entregar o preservativo, é preciso conscientizar a população sobre sua importância e ensinar a forma correta de utilização”, explica a coordenadora municipal de DST/Aids, a médica Alba Ikuta.
“Forromance” mantém tradição dos concursos de quadrilhas
As tradicionais quadrilhas não ficarão de fora do Forromance, festejo junino realizado pela Prefeitura de Ilhéus, na Estância Hidromineral de Olivença, de 22 a 26 de junho. A oitava edição do Concurso de Quadrilhas, coordenado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), através do Programa Águia da Cultura, começa às 19 horas de quinta-feira (23) e estende-se até o sábado (25), quando acontece a finalíssima.
O coordenador do “Águia da Cultura”, Justino Viana, disse que a Fundação pretende resgatar uma das mais antigas tradições do São João. “Esta é uma das mais importantes manifestações populares do país”, assinalou. As quadrilhas juninas são originárias dos salões da realeza francesa, antes da Queda da Bastilha, quando houve a ruptura da monarquia.
Segundo ele, na quinta-feira (23) as quadrilhas Harmonia do Forró (Malhado) Centauros (Alto Soledade) e Camaleões do Forró (CSU – Barra) abrirão o concurso no tablado instalado na praça Cláudio Magalhães, circuito dos festejos juninos. Na sexta-feira (24) passarão pelo espaço a Cravo e Canela (avenida Esperança) e a Valentes Guerreiros (Teotônio Vilela).
Já no sábado se apresentarão as quadrilhas Forró do Dinossauros (Nelson Costa) Explosão do Arraia (alto do Coqueiro) e Explosão da Esperança (alto da Esperança). Em seguida acontece a final que apontará a vencedora entre as candidatas das quadrilhas e a escolha do melhor puxador. O júri popular também vai escolher a melhor quadrilha.
Do certame faz parte ainda a escolha da rainha do forró entre as candidatas das quadrilhas. Esse evento acontece na quarta-feira (22). De acordo com o regulamento do concurso, cada quadrilha inscrita deverá participar com, no mínimo, 25 componentes e comparecer ao local do evento 30 minutos antes da apresentação. O transporte será garantido pela organização do evento. A comissão julgadora será formada de pessoas que tenham os seguintes perfis: coreógrafo, figurinista, professor de história, diretor teatral e artista plástico.
As quadrilhas serão avaliadas em duas fases; eliminatória, quando será escolhida as quatro finalistas e a final, a partir do ponto zero, par obter o primeiro, segundo e terceiro lugar, obedecendo os quesitos pontualidade, tema e originalidades, disciplina, coreografia, criatividade, figurino, rainha e puxador. “Nosso objetivo é resgatar uma das mais importantes forma de expressão e a cultura junina”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Simone Cardoso.
Escolha da rainha do Forromance abre os festejos em Olivença
O arrasta-pé da Estância Hidromineral de Olivença começa nesta quarta-feira (22) com a escolha da rainha do Forromance. Serão oito candidatas representantes de quadrilhas juninas que estarão se apresentando no tablado do arraial montado na praça Cláudio Magalhães, a partir das 19 horas. Logo depois da escolha da mais bela candidata ao título de Rainha do Forromance 2005, a eleita se encarregará de abrir oficialmente as portas do “arraiá”, ao lado do prefeito de Ilhéus, Valderico Reis.
A eleita fica responsável pela recepção das autoridades no palanque oficial. Um total de oito candidatas estará dando o ar de sua graça através de apresentações coreográficas. Elas serão julgadas com base nos quesitos desenvoltura, plasticidade e contexto, esse a partir da proposta do tema de cada quadrilha. Passarão pelo tablado as representantes das quadrilhas Harmonia do Forró, Centauros, Camaleões do Forró, Cravo e Canela, Valentes Guerreiros, Forró do Dinossauro, Explosão do Forró e Explosão da Esperança.
“Tapa Buracos” começa a atender bairros da zona sul
Nesta quarta-feira (22), a Operação Tapa Buracos, iniciada em abril pela Prefeitura de Ilhéus, começará a fazer manutenção nas principais ruas e avenidas de bairros da zona sul. A operação, que havia sido suspensa por conta de um longo período de chuvas, retornou no último dia 15, e já atendeu a 70% das áreas de grande fluxo da cidade, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha.
Dentre os locais prioritários onde a operação já foi realizada, destacam-se o Teotônio Vilela, Avenida Itabuna, Avenida Canavieiras, Praça Cairu e Avenida Petrobrás. Nesta terça-feira (21), a equipe de 11 funcionários ligados à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, começou o trabalho na Rua da Linha (Tiradentes e Bento Berilo) e Avenida Princesa Isabel.
O secretário de Serviços Urbanos disse que a equipe está trabalhando dia e noite com a usina asfáltica móvel, para acelerar a operação e atender a todos os locais prioritários no menor tempo possível. “Pretendemos concluir essa etapa de trabalhos até o final de junho”, disse. Segundo Jorge Cunha, o maior problema foram as chuvas que duraram cerca de 60 dias.
O secretário afirmou que a Prefeitura “está estruturada para realizar com êxito a operação, mas as condições climáticas não têm sido favoráveis nesse período”. Além disso, salientou, a malha viária tem sido prejudicada pelo tráfego constante de veículos de grande porte, principalmente pelas avenidas centrais. “As vias não estão preparadas para suportar cargas muito pesadas, como é o caso de carretas de soja”, disse. Os veículos utilizam parte das ruas do centro da cidade até chegar ao Porto de Ilhéus,