INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Entidade oferece curso sobre história da África;

Agências de Ilhéus têm 30 dias para reduzir espera nas filas;

Mais uma rodada amanhã do Campeonato Master de Futsal;

Valderico abre comemoração da Semana do Meio Ambiente;

Ministério das Cidades mostra projeto para o Teotônio Vilela;

Valderico anuncia obras e novo centro administrativo.

Entidade oferece curso sobre história da África

A Casa de Cultura Afro Gongombira, localizada na rua Luiz Gama, Baixa Fria, centro de Ilhéus, oferece diversos cursos , incluindo o de cidadania, com enfoque especial para a história da África. Tendo também o objetivo de ampliar as condições de acesso ao mercado de trabalho, a entidade mantém cursos profissionalizantes de penteados afro, capoeira, percussão e teatro.

As inscrições podem ser efetuadas na sede da instituição mantenedora da casa até o dia 10 de junho, no horário de 9h às 12h e das 14h às 18h. Para o desenvolvimento dos projetos, a organização não-governamental Gongombira de Cultura e Cidadania conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. A iniciativa é voltada para jovens e adolescentes na faixa etária de 13 a 21 anos, com o objetivo de valorizar a arte como elemento de formação social e promoção da capacidade profissional, especialmente entre a juventude afrodescendente, que é mais atingida pela exclusão.

A casa Gongombira abriga uma sala de exposições, com fotos, instrumentos musicais, adereços e indumentária dos grupos culturais de Ilhéus. No espaço, o público pode dispor de uma biblioteca com livros, CDs, revistas e vídeos sobre cultura negra. Também um laboratório de música e percussão afrobrasileira e centro de documentação e memória do movimento negro de Ilhéus. A organização Gongombira informa que procura preservar, valorizar e divulgar a cultura negra, além de lutar contra o racismo e a discriminação étnica. Por meio de projetos educacionais, políticos, culturais, sociais e econômicos, busca resgatar a auto-estima da população negra, além de elevá-la enquanto consciência crítica, melhorando igualmente a sua qualidade de vida.

Agências de Ilhéus têm 30 dias para reduzir espera nas filas

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Codecon), em nova reunião com as agências bancárias, nesta quarta-feira (1º), determinou o prazo máximo de 30 dias para que a lei dos 15 minutos seja cumprida. A Prefeitura de Ilhéus está buscando o entendimento com os representantes dos bancos, sugerindo alternativas para melhorar o serviço ao cidadão, mas caso não sejam apresentadas soluções concretas dentro do prazo estipulado, o município adotará medidas administrativas para garantir o cumprimento da lei.

Esta foi a terceira reunião entre a Codecon, secretários da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Bancários e representantes das agências bancárias. O objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas dos bancos, inclusive com a criação de canais alternativos para o atendimento aos clientes. O prefeito Valderico Reis manifestou sua preocupação com o problema das filas, afirmando ser “um desrespeito essa situação não ter sido modificada, mesmo com a existência de uma lei estabelecendo limite para a espera”. Segundo o prefeito, o município, tendo à frente a Codecon, está empenhado em fazer com que a lei seja cumprida.

A secretária de Governo, Luciana Reis, que também esteve presente à reunião, afirmou que a Prefeitura vem buscando o consenso entre as entidades envolvidas, a fim de que os direitos da população sejam respeitados. No entanto, ela explicou que após os 30 dias solicitados pelas agências bancárias para a apresentação de propostas concretas, fiscais vão entrar em ação para cobrar que tais medidas sejam realmente adotadas.

Luciana destacou também que, para facilitar o serviço e evitar o fluxo nas sedes dos bancos, serão criadas agências comunitárias dos correios em nove distritos da cidade, onde a população poderá efetuar o pagamento de suas contas, sem precisar se deslocar até o centro. A coordenadora do Codecon, Josiana Alves de Souza, afirmou que após o dia 1º de julho, a Codecon vai colocar seus fiscais nas agências bancárias para fazer valer a lei dos 15 minutos.

Mais uma rodada amanhã do Campeonato Master de Futsal

Nesta quinta-feira (2), a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, acontece a segunda rodada do I Campeonato Master de Futsal, com os jogos Colo Colo x Locadora Reis e Ceplac x Social. Promovido pela Secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus, o campeonato conta com a participação de 12 times formados por atletas com idade a partir dos 40 anos. O encerramento está marcado para o dia 5 de julho, reunindo craques do futebol soçaite e de futsal do município. As próximas partidas (Sinsepi x Pontal e Prefeitura de Ilhéus x Veteranos) estão marcadas para o dia 7 de junho.

Na chave “A”, estão as equipes do Colo Colo, Locadora Reis, Prefeitura de Ilhéus, Veteranos e Bombeiros. Pela chave “B” jogam os times da Ceplac, Social, Sinsepi, Pontal e AAJB. O I Campeonato Master de Futsal foi criado, segundo seus organizadores, para que os jogadores das décadas de 70 e 80 possam matar a saudade e também dar ao torcedor a oportunidade de rever jogadores que marcaram época no esporte de quadra de Ilhéus.

Valderico abre comemoração da Semana do Meio Ambiente

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, e vários membros do seu governo participaram nesta quarta-feira (1º), na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata, da abertura das comemorações referentes à Semana do Meio Ambiente.

Durante o ato, foram realizados plantios de árvores nativas da Mata Atlântica, como símbolo de preservação e cuidado com a Natureza. A atividade também contou com a participação de estudantes do Centro Integrado Educacional Rômulo Galvão (Cierg) e da Escola Padre Luiz Palmeira.

Antes de plantar uma muda de ipê amarelo, o prefeito Vaderico Reis falou aos estudantes sobre a importância de estar consciente para a necessidade de conservação dos recursos naturais. “Cada um de nós tem um papel fundamental nessa questão e o governo está fazendo a sua parte, ao fortalecer a Maramata, criar uma secretaria exclusiva para a área do meio ambiente e estimular o desenvolvimento de uma política ambiental em Ilhéus”, disse Valderico.

A presidente da Maramata, Ângela Souza, os secretários municipais Luciana Reis (Governo), Vera Lúcia Oliveira (Meio Ambiente), Almir Gonçalves (Educação) e a presidente da Fundação Cultural, Simone Reis, também participaram do evento e repetiram o gesto do prefeito, plantando mudas de árvores nativas no campus da Maramata. A abertura da Semana do Meio Ambiente teve também as presenças dos vereadores Maria de Lourdes e Caranha.

Ângela Souza disse que “Ilhéus vive um novo momento e eu tenho visto a luta do prefeito para melhorar a qualidade de vida da população”. Ela reafirmou sua disposição de contribuir “nesse caminho, que certamente vai ser de vitória”. A presidente da Maramata destacou o processo de interação entre a fundação e a comunidade, com a ampliação de projetos como Bairro Limpo e Meninos Guerreiros do Mar e da Mata, que disseminam a conscientização ambiental nos bairros.

As atividades relativas à Semana do Meio Ambiente terão prosseguimento nesta sexta-feira (3), com uma programação especial da Secretaria desta área. No primeiro momento, as ações vão se concentrar na Praça Dom Eduardo, onde haverá um estande para distribuição de panfletos, mostra de documentários e a instalação da Árvore da Vida, um espaço onde cada cidadão poderá registrar o seu compromisso com a defesa do meio ambiente. A programação se encerra no domingo (5), com mutirões educativos nas praias do sul e do norte, que vão ter a participação de técnicos da Secretaria, Ibama e CRA, entre outras instituições ligadas à questão ambiental.

Ministério das Cidades mostra projeto para o Teotônio Vilela

A arquiteta Francys Brandenberger, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, mostrou ao prefeito Valderico Reis o plano urbanístico ambiental do Pat-Prosanear, que será viabilizado no Alto Teotônio Vilela e na parte sul do mesmo bairro. No projeto, consta ainda a remoção de 370 famílias carentes que vivem na rua do Mosquito – rodovia Ilhéus-Itabuna – para o loteamento Bosque Verde, situado na área norte do bairro. As obras serão executadas com recursos financeiros a fundo perdido do Bird. A solenidade aconteceu na tarde de ontem (31), na Fundação Cultural de Ilhéus, com a presença de técnicos da prefeitura e do agente financeiro, a Caixa Econômica.

Um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda que ocupa há mais de 20 anos, de forma desordenada, as áreas de proteção ambiental situadas em uma das entradas da cidade. A proposta é também garantir sustentabilidade do ponto de vista operacional, ecológico e financeiro. A arquiteta disse que o Ministério das Cidades mantém ações em programas urbanísticos ambientais na Bahia somente em seis municípios: Salvador, Lauro de Freitas, Juazeiro, Feira de Santana, Valença e agora em Ilhéus. Ela ainda salientou que os serviços de melhoria habitacional no bairro Teotônio Vilela integram o projeto Habitat Brasil.

A técnica informou ao prefeito Valderico Reis que o projeto prevê a construção de ciclovias, equipamentos de lazer e esportivos, como quadras poliesportivas nas superfícies planas e delimitadas com arborização onde atualmente estão os trechos ocupados por famílias carentes, próximos aos manguezais. “A implantação desses equipamentos inibe que outras pessoas venham a ocupar as áreas urbanizadas”, justificou. Juntamente com o secretário de Planejamento e Controle Orçamentário de Ilhéus, Selem Rachid Armar, e técnicos da prefeitura e da Caixa, Francys Brandenberger visitou os três locais onde as obras serão implementadas.

Valderico anuncia obras e novo centro administrativo

O prefeito Valderico Reis disse que o município vai economizar cerca de R$ 150 mil por mês com a construção de um novo centro administrativo que abrigará, num só lugar, todas as secretarias e fundações. O anúncio ocorreu durante avaliação dos cinco primeiros meses de sua gestão na Prefeitura de Ilhéus, nesta quarta-feira (1º de junho). De acordo com ele, o projeto de construção do novo centro administrativo está em fase de estudos. “Já iniciamos negociações com o Banco do Nordeste para garantir os recursos para a obra”, garantiu ele ao participar de entrevista numa emissora de rádio local.

Durante a entrevista, o prefeito afirmou que o valor a ser economizado é gasto hoje com o aluguel de prédios para funcionamento de secretarias como a de Turismo e a Fundação Cultural de Ilhéus. Além de representar uma economia superior a R$ 1,8 milhão, anuais, a construção do Centro Administrativo garantirá agilidade no atendimento ao cidadão, “pois as secretarias funcionarão de forma integrada e num mesmo espaço”. Na entrevista, Valderico avaliou como positivo o desempenho de seu governo nos cinco primeiros meses de gestão. O prefeito disse que várias obras nas áreas social e de urbanismo serão iniciadas agora em junho, mês de aniversário da cidade.

Valderico disse que o atendimento na rede básica de saúde será ampliado com a construção e reforma de unidades de saúde e reafirmou que os serviços de tratamento intensivo (UTI) nos hospitais São José e Regional de Ilhéus serão inaugurados neste mês, contando com a oferta de 14 leitos. O prefeito também anunciou obras de reforma e construção de escolas. O prefeito adiantou que escolas estão sendo completamente reformadas para oferecer melhores condições para alunos e professores. Dentre as escolas em reforma, estão as unidades do Salobrinho e Banco da Vitória.

Foram também anunciadas obras de execução a curto e médio prazos, como o terminal pesqueiro, a construção de uma vila olímpica e a instalação de dois restaurantes populares, com a oferta de refeição a um real para os trabalhadores. Valderico disse que as negociações com a direção da Codeba estão avançadas para a instalação do Restaurante Popular, no centro. “As negociações estão adiantadas com o presidente da Codeba, Geraldo Simões”, afirmou, dizendo que o restaurante deverá ser instalado no antigo armazém localizado próximo ao antigo Terminal Urbano. O restaurante terá capacidade para fornecer até 3 mil refeições por dia. Um outro Restaurante Popular será instalado na região do Malhado, segundo o prefeito.

Urbanização da Orla Sul

Valderico disse que está em fase de conclusão o projeto de urbanização da orla sul da cidade, no trecho que vai do Pontal à praia do Cururupe. “É um projeto muito bonito, arrojado, que vai impulsionar o turismo local”, disse. O projeto será apresentado à população, adiantou: “na campanha disse que não faríamos nada sozinho, por isso vamos discutir esse projeto com a comunidade”. O prefeito destacou ainda o esforço do deputado Gedell Vieira Lima para que a cidade possa se tornar um pólo pesqueiro. O Governo Federal já assegurou verba de R$ 5 milhões para a construção de um moderno terminal pesqueiro da cidade.

O investimento poderá gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. “Temos capacidade para nos tornar o maior pólo pesqueiro da Bahia”, disse. Valderico ressaltou que tem sido contatado por indústrias da área de pesca e de congelados de todo o País, interessados em se instalar na cidade a partir da implantação do terminal pesqueiro. O equipamento contará com base para atracagem de navios e terminais de refrigeração para pescado e carnes de origem bovina produzidas na região. Boa parte da produção terá como destino outros estados brasileiros e o mercado externo.

Ao avaliar o governo, o prefeito disse que a cidade respira “um novo ar”, atraindo confiança de empresários e investidores. “Há mais de dois anos, o Iguatemi queria investir em Ilhéus, mas não encontrava apoio dos ex-gestores. Ao assumirmos, atraímos esses investidores e já garantimos a instalação de um moderno shopping em Ilhéus”, destacou. O Shopping Iguatemi tem previsão de inauguração para dezembro de 2006. O empreendimento vai gerar cerca de 600 empregos e terá 70 lojas.

Segurança Pública

O prefeito também defendeu medidas urgentes para reduzir a violência no sul da Bahia. Valderico lidera as discussões para a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que contará com a participação dos municípios regionais. “Ilhéus e o sul da Bahia têm sofrido com a onda de crimes”, enfatizou, observando que o Susp é uma das formas de assegurar mais recursos para o combate à violência. As prefeituras teriam condições de executar projetos na área de segurança e organizar as guardas civis. O tema será discutido com prefeitos na próxima quarta-feira (8), no salão nobre do Palácio Paranaguá, em Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *