INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Banco Central terá rede de abastecimento de água;

Encontro aborda inovações metodológicas em educação;

Governo ouve bancos sobre a lei dos 15 min;

Casa dos Artistas anuncia varias atrações para junho;

Fundaci promove discussão sobre o patrimônio cultural;

Recadastramento do servidor entra na última etapa em Ilhéus;

Ilhéus vacinou mais de 16 mil cães até o último sábado.

Banco Central terá rede de abastecimento de água

A Prefeitura e a Embasa iniciaram as obras de construção da rede de abastecimento de água do distrito de Banco Central, em Ilhéus. A rede em construção terá uma extensão superior a três quilômetros e beneficiará mais de 500 famílias residentes na sede do distrito. De acordo com o gerente local da Embasa, José Lavigne, os investimentos para levar água ao distrito ilheense serão de R$ 250 mil. A ordem de serviço foi dada pelo Governo do Estado e a obra ganhou ritmo acelerado nos últimos dias.

A água que vai atender aos moradores do distrito será captada num manancial localizado a pouco mais de três quilômetros de Banco Central. A previsão é de que todas as ligações residenciais estejam concluídas em até 120 dias. Segundo o gerente da Embasa, o município, através do prefeito Valderico Reis, já apresentou reivindicações ao Governo do Estado para levar água potável a mais distritos ilheenses. “Já iniciamos a fase de levantamento em alguma dessas localidades”, afirma José Lavigne.

Além de garantir o início das obras no Banco Central, o prefeito reivindicou ao Estado a construção de redes de abastecimento de água em distritos como Inema e Banco do Pedro. “O nosso governo tem prestado atenção especial aos moradores da zona rural. Com o apoio do governador Paulo Souto, queremos ampliar ainda mais essa atenção com obras importantes como a de fornecimento de água potável”, diz o prefeito Valderico Reis.

Encontro aborda inovações metodológicas em educação

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, promove nesta sexta-feira (27), a partir das 8 horas, no auditório Francisco Leite Mendes, da Fundação Cultural, o I Encontro Coletivo em Educação. Promovido pela Escola Municipal Princesa Isabel, o evento tem o objetivo de possibilitar o acesso a inovações metodológicas em educação e provocar no professor a reflexão sobre suas ansiedades e expectativas. Além do prefeito Valderico Reis, o encontro contará com a presença dos secretários Almir Pereira Gonçalves (Educação) e Luciana Reis (Governo), vereadores, diretores e vice-diretores de colégios da rede pública de ensino, professores e pais de alunos.

A diretora da escola, professora Lidney Campos, e o secretário de Educação, Almir Pereira Gonçalves, farão às 8h15min a abertura oficial do evento. Para as 8h30min, está programada palestra com o tema “Diálogo: o caminho para a boa convivência”, a ser proferida pelo padre Nildemar Andrade, graduado em teologia, psicanálise e filosofia. De acordo com a programação, às 9h30min, a professora Rianne Cardim de Andrade Morales, graduada em Letras e pós-graduada em estudos literários e psicopedagogia, falará sobre “A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto”. Em seguida, às 11h30min, as professoras Seilma Santana, Ágata Santos e Sonaly Pimenta vão fazer explanação sobre o Projeto de Educação Ambiental. O encerramento está previsto para as 12 horas.

Governo ouve bancos sobre a lei dos 15 min

A Prefeitura de Ilhéus vai dar mais um passo para garantir o cumprimento da lei que limita em 15 minutos o tempo de espera pelo atendimento nas agências bancárias. No próximo dia 30, a partir das 8 horas, representantes do governo municipal vão reunir-se, na Casa dos Conselhos, com gerentes de bancos e dirigentes do Sindicato dos Bancários. No encontro, serão ouvidas as propostas das instituições financeiras quanto às medidas necessárias para que as regras da lei dos 15 minutos sejam obedecidas.

Essa será a terceira reunião onde se tratará o assunto. As duas anteriores, em abril, contaram com a participação da secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho; do subprocurador Jerbson Moraes; da diretora da Casa dos Conselhos e titular da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Joseana Souza; do vice-prefeito Newton Lima e dos vereadores Egídio Alves e Maria de Lourdes. Segundo Rúbia, “o prefeito Valderico Reis pediu empenho para que a lei seja cumprida e os clientes dos bancos tenham seu direito assegurado, acabando com o tempo excessivo de espera nas filas”.

No último encontro, realizado no dia 19 de abril, ficou estabelecido prazo para que os representantes dos bancos apresentassem suas propostas. A titular da Codecon afirma que o município tomará as providências para que a lei seja cumprida. “Na verdade, nós já estamos adotando as medidas necessárias, garantindo que as próprias instituições tomem a iniciativa de se adequar à legislação”, pontua. Em um segundo momento, não estarão descartadas multas para os estabelecimentos infratores.

Casa dos Artistas anuncia varias atrações para junho

A Casa dos Artistas de Ilhéus anuncia várias atrações em sua programação para o mês de junho, com espetáculos de música, dança, peças infantis e adultas, além de um projeto de leituras dramáticas e palestras. O horário dos shows será sempre às 20h30min, incluindo as peças dedicadas ao público infantil. “Nossa programação de maio e junho foi ampliada para oferecer mais opções, tanto à população local, quanto aos turistas”, justifica Romualdo Lisboa, diretor da Casa dos Artistas, que conta com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus.

Na quarta-feira (25), será apresentado o projeto Leituras Dramáticas, com o texto “Sorvete de Amendoim”, de Pawlo Cidade. O projeto Teatro de Todos os Dias, com ensaios abertos e palestras, trará “Os fuzis da senhora de Carrara”, nos dias 6 e 11 de junho, enquanto o professor e dramaturgo Jorge de Souza Araújo falará sobre “Dialética e teatro popular”, também no dia 6 de junho. De quinta (26) a sábado (28), estará em cartaz no Teatro Pedro Mattos a peça “Saia de Problema”, com o ator e diretor Eugênio Talma.

Diversos shows musicais serão apresentados no início do mês de junho, começando pelo grupo Improviso Nordestino. O público poderá apreciar também o grupo Chorinho e Chorões, num show inédito preparado especialmente para a ocasião. Também em junho, a Casa dos Artistas oferece “O quadro”, uma reapresentação feita pelo Teatro Popular de Ilhéus e o grupo musical “O quadro”, com receita de ingredientes que junta rap e montagem cênica.

Inspirada em textos de Adélia Prado e Márcio Gledson, a peça “Poemas de amor escritos numa madruga de chuva” narra a história de cinco mulheres que se encontram numa estação abandonada para esperar o que elas chamam de amor. A partir do encontro, se revelam mostrando suas vidas ao mesmo tempo que duvidam de si mesmas. Esse espetáculo estará em cartaz no dia 4 de junho.

O corpo de dança da Academia Dinâmica e Movimento se apresenta pela primeira vez no espaço da Casa dos Artistas, trazendo a remontagem do espetáculo “Atitude”, com a coreógrafa e bailarina Dulce. O espetáculo “O contador” será reapresentado no Teatro Pedro Mattos, no dia 28 de junho, procurando renovar a crença no imaginário popular, com reproduções de conversas acontecidas no cair da noite, ao redor da fogueira, onde gerações passadas costumavam contar lendas, causos e histórias sobre a terra do cacau.

Dentro das apresentações de teatro infantil, a peça “Ita – um Tupinambá em busca do manto sagrado”, volta ao espaço da Casa dos Artistas, em junho. Ainda como parte da programação infantil, a Casa dos Artistas apresenta no dia 18 de junho, a peça “Lampiaço o rei do cangão”, com história que se passa em torno de um circo que chega à cidade trazendo grandes novidades para o universo dos moradores.

Fundaci promove discussão sobre o patrimônio cultural

A Fundação Cultural de Ilhéus promove, nesta quarta-feira (25), uma discussão sobre o patrimônio cultural do município e as formas de conservá-lo, a partir de uma palestra da promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, do Ministério Público Especial de Ilhéus. A palestra “O Ministério Público e a proteção do patrimônio cultural de Ilhéus” está marcada para as 18horas, no auditório Fernando Leite Mendes, na rua Jorge Amado, centro histórico da cidade, e integra o projeto Quartas Culturais, da Fundaci.

A coordenadora do projeto, Adriana Castro, disse que a iniciativa está possibilitando o surgimento de mais informações importantes a respeito de dados relevantes relacionados a Ilhéus. Ela explicou que desde o começo, em abril, o projeto tem atraído um grande público, já que procura abordar temas de interesse da comunidade e de estudiosos da trajetória do município de quase 500 anos. Na primeira sessão do projeto, a abordagem ficou por conta dos secretários de Educação e do Meio Ambiente, Almir Gonçalves Pereira e Vera Lúcia Oliveira, respectivamente, que ministraram palestra sobre a preservação do meio ambiente.

O Quartas Culturais promoveu ainda palestra sobre a história de Ilhéus e o Estatuto da Igualdade Racial, tema desenvolvido por Justino Viana, coordenador do projeto Águia da Cultura. A última edição do projeto contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Controle Orçamentário, Selem Rashid Asmar.

Recadastramento do servidor entra na última etapa em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus está finalizando o recadastramento do seu quadro de servidores, medida que tem como objetivos melhorar o funcionamento da máquina administrativa, otimizar os serviços prestados aos cidadãos e garantir que o pagamento dos salários seja efetuado exclusivamente àqueles que comparecem aos seus postos de trabalho ou têm ausência justificada. O coordenador do recadastramento, Sérgio Leal, afirma que 85% dos servidores compareceram ao posto instalado na Biblioteca Adonias Filho para confirmar suas informações cadastrais. A Administração fará agora uma busca para identificar qual a situação daqueles funcionários que não atenderam ao chamado do governo.

O recadastramento começou no dia 4 de março e terminou no dia 13 deste mês. O cruzamento de dados entre o cadastro antigo e as informações obtidas no levantamento atual já aponta a existência de funcionários ‘fantasmas’, que moram há tempos em Salvador, mas continuavam na folha da Prefeitura. “Devemos concluir a análise dos dados em até uma semana”, afirma Sérgio Leal. O cruzamento das informações identificou que 478 servidores não fizeram o recadastramento.

Além de conhecer melhor quem é o servidor municipal, o recadastramento permitirá ao município definir políticas de valorização do funcionalismo. O coordenador do processo afirma que a Prefeitura terá como identificar as potencialidades dos funcionários e o que o município precisa para atender melhor essas pessoas e dar mais agilidade ao serviço prestado ao cidadão. O servidor que ainda não se recadastrou deve procurar o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no 2º andar, no Anexo do Palácio Paranaguá. O atendimento é feito de segunda à sexta, das 12h às 18h.

Leal explica que o não comparecimento pode configurar abandono de trabalho, podendo o servidor ser excluído da folha em definitivo. Ele explica que a atualização do quadro funcional entra agora na última fase, com a conferência das informações prestadas pelo servidor, processo feito junto à Secretaria em que a pessoa está lotada. De acordo com o coordenador, somente os funcionários que não se apresentaram representam um total de R$ 259.541,74 da folha mensal.

Moralidade

O recadastramento foi uma das primeiras medidas determinadas pelo prefeito Valderico Reis, para assegurar a moralidade da gestão pública e excluir eventuais “fantasmas”. “Precisamos valorizar o bom funcionário. O governo está fazendo o recadastramento justamente para isso”, diz. Ele afirma que a sua administração tem dado tratamento digno ao funcionalismo, “pagando em dia” e quitando os atrasados deixados pelos ex-gestores.

Ilhéus vacinou mais de 16 mil cães até o último sábado

Com a criação do Dia Municipal de Vacinação Anti-rábica, a Prefeitura de Ilhéus conseguiu vacinar 16.057 cães da zona urbana, atingindo neste sábado a imunização de 79.47% do total de cães do município. Na zona rural, já foram vacinados 6.515 cães, o que representa 87,2% do total. Somando toda a área do município, já receberam a dose da vacina contra a raiva 22.572 cães e 4.765 gatos.

A campanha contra a raiva começou no dia 11 de abril e vai até 3 de junho. Até este dia, os donos de cães e gatos devem procurar um dos quatro postos onde a dose da vacina está sendo aplicada: Urbis, Teotônio Vilela, Sara e Sesp. No último sábado, a vacinação foi reforçada com o atendimento em 35 postos fixos e nove volantes, contano com 309 agentes de saúde.

Segundo a coordenadora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, as pessoas que tiverem cães de grande porte ou ferozes, podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, solicitando uma visita domiciliar, a fim de evitar que seu animal deixe de ser vacinado. Ela salienta que a raiva é uma doença que não tem cura e a única forma de prevenir é a vacinação dos animais domésticos.

O animal doente pode transmitir o vírus pela saliva a um outro animal ou para o ser humano. Quando infectado, o animal fica inquieto e procura recolher-se em lugares escuros. Iniciados os sintomas, ele não sobrevive mais de dez dias. A coordenadora afirma que a vacina é gratuita e todos os animais a partir de três meses de idade devem ser imunizados, inclusive as fêmeas prenhes e as que estão amamentando, pois a vacina não oferece riscos aos filhotes nem à mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *