Sinal dos Tempos. A grave crise do caranguejo está afetando casas tradicionais que comercializam o produto e tem impacto direto no cenário turístico.
• Para quem vive Ilhéus, é estranho ouvir uma notícia dando conta que o lendário bar e restaurante Chinaê está fechado. Símbolo da classe média da cidade, o ponto de encontro tem sido, nos últimos anos, uma referência da família ilheense, notável pelo serviço culinário com o prato típico da terra. Mas, no final de semana passado, por exemplo, o bar fechou.
• O problema parece ser ecológico e ambiental. O produto, de modo geral, tem ficado escasso. E quando se trata de exigir qualidade na mesa, com um caranguejo grande e gordo, cevado, a situação fica ainda pior. E olhe que estamos no bom período de safra, que são os meses sem erre. O problema é resultado da degradação dos manguezais. A situação está crítica também em Canavieiras, cujo ecossistema é famoso pelo bom criatório do crustáceo.
A diretora do Centro de Cultura Adonias Filho, de Itabuna, Luize Viana, está toda prosa com o fluxo de público que vem sendo registrado nas apresentações promovidas naquela casa de espetáculos.
• A temporada da Companhia Baiana de Patifaria, de 11 a 14 de maio, com a peça “A Bofetada”, por exemplo, bateu recorde de público. O diretor Lelo Filho ficou entusiasmado com a platéia. Depois do Meeting de Dança, também fez sucesso o show da Orquestra Popular da Bahia.
• Neste domingo, 22 de maio, o Centro de Cultura apresenta uma prata da casa. O ator Ramon Vane encena a criação de “Nem Tão Louco, Nem tão Pouco”, às 21 horas. Detalhe: o trabalho conta com direção do talentoso Jackson Costa, que, como Ramon, iniciou a carreira no Grupo de Arte Macuco, de Buerarema. Na próxima sexta-feira, é noite do engraçado Renato Piaba.
QUESTÃO DE ESTILO
A empresária Elaine Reis, ao lado do marido Paulo Carletto, da Rota Transportes, recebeu em alto estilo os jornalistas da Confraria do Vesúvio, na última quinta-feira, na nova sede da empresa, em Itabuna.
• Os diretores da Rota fizeram questão de mostrar à imprensa as reformas introduzidas na antiga sede da Águia Branca, com o objetivo de marcar a personalidade da nova dona do pedaço. Naquele dia, a empresa promovia mais um treinamento de capacitação de um grupo de trabalhadores, desta vez para fixar os procedimentos de atendimento aos idosos. Durante o curso, o grupo fica hospedado na própria sede. Por isso, exibe um cobiçado certificado de qualidade.
• Sobre o almoço, registra-se que não existe mais a tradicional “távola redonda”, mesa famosa que reunia os convidados da empresa capixaba. Com decoração elegante, o local agora tem american bar e uma grande mesa comprida, perfeita para qualquer momento. O serviço, impecável, foi conduzido pelo chef Benício Aguiar, sob a chancela do restaurante Le Baron.
• O encontro teve caráter emblemático, já que foi justamente naquele local, a partir de reuniões promovidas pela Águia Branca, com cardápio de Charles Henri, que foi criada a Confraria do Vesúvio. Na oportunidade, Elaine e Paulo Carletto entregaram os cobertores solicitados pela confraria para a Associação de Apoio aos Tuberculosos e para o Abrigo São Vicente de Paula, de Ilhéus.
CERTITICADO TURÍSTICO
A cidade de Itacaré se prepara para lançar seu Plano Estratégico de Turismo.
• No próximo dia 11 de junho, as autoridades e os empresários se reúnem para divulgar as metas do município para os próximos anos. Na oportunidade, será inaugurada a sede do novo Instituto de Turismo de Itacaré, que vai atuar na execução do plano de desenvolvimento do setor.
* Itacaré quer aproveitar o boom da última temporada, que transformou aquele pedaço do litoral em sonho de famosos e descolados, atraindo jovens e estrangeiros. Além do Plano Estratégico, o trade local vai apoiar o Programa de Certificação Municipal em Turismo Sustentável, com o objetivo de “não deixar a peteca cair.”
CURTA AS CURTAS :
O governador da Bahia, Paulo Souto, frustrou os participantes do II Fórum de Gestão Municipal, promovido pela AMURC, no dia 17. Prefeitos e assessores de dezenas de municípios acorreram ao centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães, em Ilhéus. Naquele dia, professores e estudantes da UESC, em greve, prepararam uma manifestação de protesto para esperar o governador.
A peça infantil “Lá no Fim do Arco Íris”, da Cia. de Teatro Zuzu Figueiredo, foi a atração do último final de semana no Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo será reapresentado nos próximos dias 28 e 29 de maio, sempre às 19 horas. Uma parte dos ingressos é gratuita para crianças carentes. O grupo foi premiado com o Troféu Jupará, no ano passado, pela montagem de “O Cavalinho Azul”.
Já está em pleno funcionamento o Instituto da Visão de Itabuna, com médicos experts em oftalmologia. O novo hospital de olhos está localizado na rua Felix Mendonça, 791, no Góes Calmon. A direção é de Gerson Nascimento Júnior e conta com a participação, no elenco, do famoso Eusínio Lavigne, da Elclin, de Ilhéus.