INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Shopping a céu aberto vai revitalizar comércio;

Ilhéus promove revisão de benefícios sociais;

Ilhéus defende políticas de promoção da igualdade racial;

Interbairros de Futsal entra na segunda fase;

Prefeitura leiloa bens no Parque de Operações;

Campeonato Master de Futsal começa amanhã.

Shopping a céu aberto vai revitalizar comércio

Na manhã desta segunda-feira (23), empresários de Ilhéus participaram de um encontro onde obtiveram informações sobre o projeto Shopping a Céu Aberto, que pretende revitalizar o centro comercial de Ilhéus e resgatar sua atratividade. A reunião aconteceu no auditório da Ceplac e contou com a presença do prefeito Valderico Reis, dos secretários de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, Turismo, Raymundo Mazzei, e Planejamento e Controle Orçamentário, Selem Rachid, além de representantes do Sebrae CDL, ACI, Sindicomércio (parceiros do governo municipal no projeto), Fundação Cultural e líderes estaduais do Projeto Varejo Vivo. Também participaram representantes da Embasa, Telemar, Banco do Povo, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O consultor Adão de Souza, responsável pela implantação de projetos de condomínios empresariais em diversas cidades do Brasil, explicou em sua palestra que o objetivo principal é que o comércio de rua assimile ao conceito de shopping questões como gestão de negócio, marketing e planejamento estratégico, com o incremento em aspectos como acessibilidade, segurança, atratividade, programações culturais e promocionais. Segundo ele, a iniciativa se faz necessária, pois o comércio dos centros urbanos tem perdido em faturamento ao longo dos anos, devido à falta de investimento e readaptação às tendências de mercado.

O consultor informou que, só nos Estados Unidos, mais de 800 cidades contam com projetos simlares, enquanto no Brasil este número deve chegar a aproximadamente 200 municípios, indicando que os comerciantes já percebem a necessidade de se modernizar. Entre as principais vantagens apontadas com a implantação do projeto, o consultor destacou incremento de negócios e aumento nas vendas, a realização de programações promocionais conjuntas e contínuas e melhoria de serviços como segurança, trânsito, limpeza pública, estacionamento e praça de alimentação.

Adão de Souza destacou, ainda, o grande diferencial competitivo de Ilhéus, que está entre as poucas cidades onde o Centro Histórico localiza-se dentro do Centro Comercial. O prefeito Valderico Reis pediu aos empresários que abracem o projeto, justificando que sua pretensão é revitalizar o comércio varejista. Ele afirmou que nenhuma decisão será tomada pela Prefeitura sem ter sido anteriormente discutida com todos os segmentos envolvidos. Por isso, os comerciantes ficarão responsáveis pela elaboração de um plano de ação adequado à realidade ilheense, que será apresentado ao prefeito.

Ilhéus promove revisão de benefícios sociais

A Prefeitura de Ilhéus está realizando processo de revisão dos benefícios dos programas Bolsa-Família e Bolsa-Alimentação. A medida, determinada pelo Governo Federal, é imprescindível para verificar se os recursos liberados estão de fato resultando em melhoria da condição de vida das pessoas assistidas. Questões como saúde e situação nutricional estão entre os itens aferidos pelas equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

A revisão será feita até o dia 31 deste mês, período no qual os titulares de benefícios deverão comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar o cartão do Bolsa-Família ou do Bolsa-Alimentação. Existem no município cerca de 8.300 pessoas cadastradas nos dois programas e todas elas devem submeter-se à revisão para continuar recebendo o auxílio financeiro.

As famílias atendidas com recursos do Bolsa-Alimentação devem aplicar o benefício exclusivamente na compra de alimentos. O objetivo do programa é combater a desnutrição e a subnutrição de gestantes, mulheres em período de amamentação e crianças de seis meses até os seis anos de idade. A nutricionista Vivian Honorato dos Santos explica que a preocupação é maior nesse período, pois é justamente nele em que a alimentação saudável torna-se decisiva para o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano.

A secretária municipal de Ação Social e Trabalho, Fátima Reis, afirma que “enquanto gestor desses programas, o governo municipal tem todo o interesse em que os recursos sejam efetivamente empregados na melhoria das condições de vida das pessoas”. Ela alerta as famílias para que procurem as unidades de saúde para não correr o risco de terem o pagamento dos benefícios suspenso pelo Governo Federal.

Ilhéus defende políticas de promoção da igualdade racial

A implementação de um plano diretor de atividades voltadas à igualdade racial e a valorização de espaços culturais para afrodescendentes são algumas das propostas defendidas pelo município de Ilhéus na I Conferência Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial. O evento começou hoje e vai até a próxima quarta-feira (25), em Salvador. Ilhéus está representada por dois delegados escolhidos pelo município, a partir de uma conferência local realizada em abril.

O evento é preparatório para que os municípios possam assinar um termo de parceria com Estado e União, voltado à implementação de políticas afirmativas. Segundo o delegado Josevaldo Viana Machado, as propostas ilheenses estão focadas em seis pontos, como o ensino da cultura afro nas escolas da rede pública e a criação de programas de saúde específicos para o combate a doenças com maior predomínio entre os negros, a exemplo da anemia falciforme.

A luta dos municípios tem a finalidade de ampliar a captação de verbas para executar políticas e atividades que dêem prioridade à promoção da igualdade racial. A implementação de um plano diretor de atividades é, na opinião de Josevaldo, uma das saídas para garantir aos afrodescendentes e às minorias um conjunto de ações de superação das desigualdades. “O Plano é uma ferramenta para auxiliar os movimentos e o próprio governo na execução de projetos de inclusão social”, afirmou.

Entre os projetos defendidos na Conferência Estadual também estão o ensino de culturas afros nas escolas municipais, com a capacitação dos professores, e a valorização de centros culturais voltados à igualdade. De acordo com Josevaldo, as propostas de consenso da Conferência Estadual serão levadas para o evento nacional programado para o segundo semestre deste ano. “Deste evento nacional sairão as diretrizes que vão nortear as políticas de promoção da igualdade racial”, diz o representante ilheense.

Interbairros de Futsal entra na segunda fase

Oito equipes representantes de bairros de Ilhéus estão classificadas para a segunda fase do Campeonato Interbairros de Futsal. A competição, realizada em parceria entre a Liga Ilheense de Futsal e a Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, teve a sua primeira etapa encerrada neste sábado (21), no ginásio Herval Soledade. As partidas acontecem sempre nas noites de quinta-feira e sábado à tarde.

A estatística da primeira fase revela a boa pontaria dos artilheiros. Nada menos que 140 gols foram assinalados nos 21 jogos disputados no certame, o que dá uma média de quase sete por jogo. De acordo com o presidente da Liga, Renato Peixoto, outro destaque tem sido a expressiva presença das torcidas. “A arquibancada está sempre cheia e as quintas-feiras no Herval Soledade já estão sendo chamadas de Quinta do Futsal”, afirma. Para o presidente, o sucesso da competição é importante porque fortalece o esporte amador e o espírito de integração entre as várias comunidades de Ilhéus.

Os jogos da segunda fase continuarão ocorrendo às quintas e aos sábados. No dia 28, vão enfrentar-se Plano Inclinado x Parque Infantil (19 horas) e Pontal x Teresópolis (20 horas). No dia 2 de junho, o desafio será entre Basílio x Centro (19 horas) e Malhado x Avenida Itabuna (20 horas). As semifinais do campeonato estão programadas para o dia 4 de junho e a grande final vai acontecer no dia 11.

Paralelamente ao Interbairros, a Liga e a Secretaria de Esporte promovem a III Copa de Categorias de Futsal, que reúne atletas com idades de 7 a 20 anos. Nessa competição, os jogos são realizados aos sábados e há 14 equipes participantes. O secretário municipal de Esporte, Newton Lima, fala da importância dos dois campeonatos e diz que “Ilhéus vive um novo momento no que se refere ao apoio e incentivo do poder público ao esporte amador”.

Prefeitura leiloa bens no Parque de Operações

A Prefeitura de Ilhéus levou a leilão, na manhã desta segunda-feira (23), 36 lotes de bens considerados inservíveis pela Secretaria de Administração. Foram oferecidos veículos, maquinário, equipamentos de informática e mobiliário, discriminados no Edital n° 001/2005, publicado pelo Departamento de Licitações da Secretaria de Governo. Com a realização do leilão, a Prefeitura cumpre o que determina a legislação, dando baixa no patrimônio que não é aproveitável.

A hasta pública foi conduzida pelo leiloeiro oficial Paulo Cezar Rocha Teixeira, indicado pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). Segundo ele, a Prefeitura conduziu todo o processo com muita transparência, garantindo aos compradores a real situação dos artigos adquiridos. A avaliação dos itens foi feita por uma comissão formada por dois funcionários da Secretaria de Administração e um da Secretaria de Serviços Urbanos. Todas as peças estiveram disponíveis à visitação no pátio do Parque de Operações desde o dia 17.

“O dinheiro arrecadado com este leilão, servirá para reformar alguns equipamentos e comprar outros novos”, afirmou o secretário municipal de Administração, Ozéias Gomes. Segundo ele os itens que não foram arrematados serão ofertados em outro leilão.

Campeonato Master de Futsal começa amanhã

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Cidadania, inicia nesta terça-feira (24), o I Campeonato Master de Futsal, contando com a participação de 12 equipes formadas por atletas com idade a partir de 40 anos. O evento será aberto às 20 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade. Antes, a comissão organizadora e os dirigentes das equipes definem a tabela de jogos. O campeonato vai até o dia 28 de julho e reunirá grandes craques do futebol e do futsal ilheense.

Dentre os jogadores que vão matar a saudade do torcedor das décadas de 70 e 80, estão o médico Guilherme Adami de Sá, Dilson Lima, conhecido nos campos de futebol como Cafuringa, e o secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima. O torcedor vai poder reviver, no Herval Soledade, as grandes jogadas de atletas que marcaram época no esporte ilheense, como Gustavo Kruschewsky. Jogadores revelados atuando em times de futebol, como o Colo Colo e River Plate, e em competições de futsal e beach soccer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *