Apresentações do Dança Ilhéus encantam o público no Municipal;
Indústria francesa quer instalar fábrica em Ilhéus;
Prefeitura leva carros e equipamentos a leilão;
Prefeitura recupera vias nas zonas rural e urbana de Ilhéus;
Comunidade indígena participa de seminário sócio-ambiental.
O Agita Ilhéus começa a entrar em clima de forró neste sábado (21). O projeto desenvolvido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) leva à rua 31 de março, neste final de semana, as bandas Doce Mania e Furacão do Arrocha, que vão incluir em seu repertório o mais famoso estilo musical do Nordeste. Criado pelo município neste ano, o Agita Ilhéus leva cantores e bandas regionais a diversos bairros ilheenses, garantindo lazer e entretenimento para a população.
“O Agita Ilhéus está sendo bem recebido pelo público, e a Polícia Militar, sempre presente, garante a diversão de todos com segurança total”, afirma Adriana Oliveira, assessora da Fundação Cultural de Ilhéus. A festa, que acontece sempre a partir das 21 horas, promete fazer todos entrarem no clima do São João. Além de garantir a alegria do público, as festas servem como um incentivo ao pequeno comércio de bebidas e alimentos e oportunidade para os músicos locais.
Apresentações do Dança Ilhéus encantam o público no Municipal
A terceira sessão do projeto de dança dos blocos afros e academias das cidades de Ilhéus e Itabuna repetiu o sucesso das demais apresentações, atraindo um grande público ao Teatro Municipal na noite desta quinta-feira (19). A qualidade e a diversidade de coreografias trabalhadas a partir do balé clássico, moderno e contemporâneo, sapateado, afro, jazz e dança de rua, foram as principais marcas das performances das academias Dinâmica e Movimento, Tchu & Cia, Núcleo da Dança e o Studio Sôanny Marry.
O corpo do bloco afro Dilazenze, responsável pela abertura dos espetáculos da noite, não deixou por menos. Ritmado pelos acordes de sua percussão, o grupo de dançarinos mostrou muita habilidade, trazendo para o palco muita ginga, além das coreografias peculiares do estilo trazido da África. Nessa apresentação, tanto a versatilidade quanto a sensualidade, próprias das danças oriundas dos países africanos, se harmonizaram com os sons extraídos pelos ritmistas.
Depois do Dilazenze abrir alas para a passagem das academias, a Tchu & Cia fez apresentações baseadas em números do balé clássico, mostrando muita versatilidade. Leveza e sincronia foram as principais características exibidas pelas dançarinas, em mais uma noite do Dança Ilhéus, projeto promovido pela Fundação Cultural, para incentivar as academias e blocos afros e formar platéias.
A Sôanny Marry trouxe para o palco do Teatro Municipal números inspirados no filme “Chicago”, com um trabalho elaborado a partir das danças moderna e contemporânea. O calor das canções e do balançar da dança moderna, e o figurino colorido, foram os pontos altos do trabalho desenvolvido com suas alunas pela professora Sôanny Marry. Ela usou outros recursos fundamentados no teatro de revista, jazz e da street dance para completar o trabalho apresentado com muita animação pelo corpo de dança da academia.
Sincronia e leveza
O Núcleo de Dança veio com sapateado e o estilo moderno, mostrando ao público um pouco do espetáculo “Dom Quixote”, numa versão contemporânea. Já a Dinâmica de Movimento fechou a terceira sessão do projeto trazendo balé clássico, moderno e sapateado. A sincronia e a leveza das dançarinas que fizeram o número foram destacadas pelo público.
Disciplina, descontração e a técnica do trabalho chamaram a atenção na apresentação da Academia Dinâmica e Movimento, dirigida por Dulce Drummond. O projeto será encerrado na próxima quarta-feira (25), quando outras academias estarão no palco do Teatro Municipal de Ilhéus.
Indústria francesa quer instalar fábrica em Ilhéus
Empresários do setor de telegestão de iluminação pública mantiveram contatos com o prefeito Valderico Reis, anunciando a intenção de instalar uma fábrica da marca Edelcom em Ilhéus. Na quinta-feira (19), representantes da empresa francesa se reuniram com Valderico no Palácio Paranaguá e conheceram a estrutura do Distrito Industrial. O empresário Henri Mabile disse que a Edelcom tem um plano de expansão de suas atividades na América do Sul. “Temos urgência em nos instalar no Brasil”, afirmou, garantindo que “Ilhéus seria uma das cidades com grande potencial para abrigar a unidade da empresa no País”.
Durante a audiência, o prefeito Valderico Reis falou das facilidades que as empresas têm em se instalar no município e adiantou que, em breve, Ilhéus vai contar com um terminal alfandegado para a importação e exportação de produtos, no Aeroporto Jorge Amado. Henri se mostrou entusiasmado com a proposta e disse que o terminal facilitaria a importação de componentes fabricados em Taiwan. Ele visitou o Distrito Industrial a fim de conhecer as possíveis locais para instalação da Edelcom, acompanhado do presidente do Sindicato das Empresas de Eletroeletrônicos e Informatica (Sinec), Gentil Pires.
Dentre os equipamentos disponíveis para o segmento industrial, Valderico lembrou ao empresário francês que a cidade possui um centro de pesquisa tecnológica, o Cepedi, e um curso superior de informática, na Uesc. Além das vantagens de estrutura e localização, o prefeito disse que o município pode oferecer isenção fiscal a novos empreendimentos.
Prefeitura leva carros e equipamentos a leilã
A Prefeitura de Ilhéus realiza na próxima segunda-feira (23), às 10 horas, um leilão de máquinas e equipamentos no Parque de Operações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, localizado na avenida Esperança. Ao todo, serão 36 lotes, que incluem de veículos a equipamentos de informática e mobiliário, conforme especificações do Edital n° 001/2005, disponível no Departamento de Licitações da Secretaria de Governo.
O leilão será conduzido pelo leiloeiro oficial Paulo Cezar Rocha Teixeira, indicado pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). A secretária municipal de Finanças, Alexandra Gonçalves, que preside a comissão responsável pelo leilão, afirma que a Prefeitura está cumprindo o que determina a legislação para dar baixa no patrimônio não mais utilizado, já que o leilão é composto pelos itens considerados como ‘inservíveis’, cujo uso ou manutenção se revela inviável por superar o próprio valor do bem.
Alexandra disse que o leilão público é a via mais transparente e legal de se desfazer do patrimônio não utilizado. Dentre os itens a serem leiloados, encontram-se 15 automóveis, 2 coletores compactadores de lixo, 2 motoniveladoras, 2 tratores, 11 monitores, 11 CPU, 5 máquinas de escrever, 02 máquinas copiadoras (xérox), 2 máquinas de roçagem, 5 freezeres, 5 compressores. Mais informações podem ser obtidas com o leiloeiro oficial, pelos telefones (71) 3329-2352 ou 9952-1989.
Prefeitura recupera vias nas zonas rural e urbana de Ilhéus
Milhares de pessoas que vivem na zona rural de Ilhéus estão sendo beneficiadas pelas obras de recuperação promovidas pelo governo municipal em diversas estradas. Até este fim de semana, a Secretaria de Serviços Urbanos (encarregada dos trabalhos) terá concluído as melhorias na estrada que liga o povoado de Itariri à rodovia Ilhéus-Uruçuca. Outras vias em processo de recuperação são as de Sapucaeira e Lagoa Encantada, e o trabalho de revitalização também atende áreas na zona urbana do município.
A maior preocupação do prefeito Valderico Reis é a de recuperar trechos na zona rural onde as condições precárias impedem o acesso ao transporte coletivo. “Nós encontramos a maioria das estradas em péssimo estado de conservação, além da patrulha mecânica totalmente danificada”, explica Valderico. Ele ressalta que uma de suas primeiras medidas foi determinar a restauração da patrulha e a aquisição de mais um conjunto de máquinas para acelerar o ritmo das melhorias.
O secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, afirma que será concluído até sábado o encascalhamento da estrada de Itariri, no trecho entre o aterro sanitário e o final da linha de ônibus. Na estrada de Lagoa Encantada, está sendo colocado cascalho nos pontos mais críticos, como os trechos de ladeira atingidos pela erosão. Em Sapucaeira, a operação é concentrada nos locais onde não havia possibilidade de tráfego para o transporte coletivo, beneficiando também as comunidades de Areia Branca e Búzios.
Os serviços estão sendo realizados por uma equipe de 22 homens e contam com três ‘patróis’, sete basculantes, trator de esteira, rolo e pá-carregadeira. Na zona urbana da cidade, a operação tapa-buracos também segue em ritmo acelerado, sendo que nos últimos dias foram recuperados trechos nos bairros Nelson Costa e Teotônio Vilela, imediações do terminal rodoviário e Centro.
Comunidade indígena participa de seminário sócio-ambienta
Com o objetivo de ampliar o nível de conscientização étnica e ambiental indígena, mantendo sua tradição e costumes, será realizado nesse final de semana o 1º Seminário Sócio-Ambiental dos Índios Tupinambás de Olivença. As atividades serão realizadas no Centro Cultural Iararana de Olivença, com abertura marcada para as 9h do sábado (21). A programação estende-se até o final da tarde e terá continuidade no domingo (22).
O evento será realizado pela Associação dos Índios Tupinambás de Olivença, com apoio da Prefeitura de Ilhéus e reunirá representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal, Ibama, Funai, Ceplac e Uesc. Serão abordados temas como o modelo de desenvolvimento sustentável, recursos hídricos, crimes ambientais, política nacional de meio ambiente, povos indígenas e a defesa do meio ambiente.
De acordo com o cadastramento da Funai, Olivença conta hoje com uma população de mais de 4 mil índios tupinambás, que habitam 22 comunidades, ocupando uma área de 42 mil hectares de Mata Atlântica. Eles sobrevivem de pesca, artesanato, culinária e medicina natural. A cacique Maria Valdelice Jamapoty afirma que os índios estão constantemente lutando por legislações específicas de defesa de sustentabilidade étnica, humana e ambiental para conquistar novos espaços. “Queremos acabar com o mito de que os povos indígenas e suas terras representam um empecilho para o desenvolvimento social”, disse.
Palestras
As palestras serão proferidas por Everaldo Anunciação (Ceplac); Valdir Mesquita (Funai); Sérgio Ramos (Ibama); a representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Andréa Souza Santos; e o coordenador da Delegacia de Proteção Ambiental, José Cupertino. Também participarão do encontro o secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, o representante da Secretaria de Saúde, Josevaldo Viana; e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gustavo Bressan e Gustavo Bardier.