A América Latina comercializou cerca de 3,2 milhões de PCs no primeiro trimestre do 2005 –crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Gartner, que divulgou os números, a venda de notebooks cresceu 61% durante o mesmo período. Cerca de 72% desses equipamentos móveis custam menos de US$ 1.500, contra 47% há um ano.
“A equação de melhores preços, banda larga e conexões wireless faz com que os usuários optem por soluções móveis”, afirma Luis Anavitarte, analista responsável pela pesquisa.
Segundo o Gartner, que divulgou os números, a venda de notebooks cresceu 61% durante o mesmo período. Cerca de 72% desses equipamentos móveis custam menos de US$ 1.500, contra 47% há um ano.
“A equação de melhores preços, banda larga e conexões wireless faz com que os usuários optem por soluções móveis”, afirma Luis Anavitarte, analista responsável pela pesquisa.
A IBM foi a empresa que teve maior crescimento entre os primeiros trimestres de 2004 e 2005: 61,6%. A empresa que comercializou 133,8 mil micros este ano tem 4,2% do mercado na América Latina.
O crescimento da Hewlett-Packard, que vendeu 288,2 mil máquinas e tem 9% de participação de mercado, foi o segundo maior (14%). Em seguida está a Dell, que aumentou suas vendas em 3,9%, vendeu 217,5 mil PCs e respondeu por 6,8% do setor.
Juntas, as demais empresas venderam 2,5 milhão de máquinas no primeiro trimestre e ficaram com 80% de participação de mercado na América Latina.
Folha Online