Espetáculo dançante no Teatro comemora Dia da Abolição;
Encontro de ritmos agita as noites de sábado em Ilhéus;
Prefeito destaca importância da comunicação com o povo;
Ilhéus promove Jogos Estudantis em agosto;
Palestra aborda desafio para se administrar Ilhéus;
Projeto Sentinela promove eventos de conscientização;
Gestão plena garante mais recursos para o trânsito.
O governo de Ilhéus mostra avanços na saúde pública, vivendo uma nova realidade no setor, e não medindo esforços para ampliar o atendimento à população nos serviços de baixa, média e alta complexidade. Durante a abertura do curso de terapia intensiva direcionado às equipes que atenderão nas UTIs dos hospitais Luiz Viana Filho e São José, o prefeito Valderico Reis destacou esse novo momento e chamou atenção para o estado de abandono a que foi relegado o setor na administração passada.
O prefeito disse que a gestão anterior do município ”deixou Ilhéus em estado grave” e anunciou convênio pelo qual o município vai garantir os recursos financeiros para manter a equipe médica que atenderá na UTI do São José. Ele lamentou a desativação dessa unidade, assegurando que ela será reaberta em boas condições de funcionamento. “Agora, o município contará com um total de 14 leitos de UTI, sendo oito no Regional e seis na Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus”, completou.
A solenidade de abertura do curso de terapia intensiva continuada, que se estende até sábado (14), foi realizada na noite de quarta-feira (11), no auditório da Justiça Federal, e contou com a participação do subsecretário de Saúde do Estado, Wednei Souza. Segundo ele, a parceria entre os governos estadual e municipal foi muito importante para a implantação da UTI no Regional e a reabertura da unidade do São José. Ele citou algumas dificuldades para manter esse tipo de unidade de alta complexidade e ainda falou da necessidade de pessoal especializado para fazer o atendimento.
A secretária de Saúde de Ilhéus, Vera Jasmineiro, e a diretora do Hospital Regional Geral Luiz Viana Filho, Luciene Bonfim, além do provedor da Santa Casa, José Lourenço da Fonseca e Silva, e o coordenador do curso, André Guanaes, também estiveram presentes à solenidade.
Na visão da secretária Vera Jasmineiro, o novo momento que Ilhéus começa a vivenciar na área de saúde pública é resultado do esforço de vereadores, prefeito e do governo do Estado. Para ela, o crescimento do setor está relacionado a diversas ações de governo, como a ampliação do atendimento nos postos, que passaram a funcionar até meia-noite, a disposição da prefeitura em tratar os problemas com a seriedade que eles merecem e a elevação na qualidade do atendimento, com a capacitação dos profissionais que trabalharão nas UTIs.
Espetáculo dançante no Teatro comemora Dia da Abolição
O Dia da Abolição será comemorado em Ilhéus, nesta sexta-feira, 13 de maio, com a apresentação de um espetáculo dançante que mistura peça teatral, samba de roda, capoeira regional e angolana, maculelê, dança afro e dança do fogo. O espetáculo “Kaô Kabiecylê – As injustiças e justiças de uma raça”, está marcado para as 19h no Teatro Municipal de Ilhéus, e será aberto ao público em geral.
O evento está sendo realizado pelo Grupo de Capoeira União Berimbau da Bahia, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus, o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) e a Secretaria Municipal de Educação. Os ingressos estão sendo distribuídos na comunidade, principalmente nas escolas, mas mesmo aqueles que não receberem terão livre acesso à apresentação.
O grupo União Berimbau da Bahia começou seus trabalhos em 1992, com a apresentação de capoeira, que foi levada para diversas comunidades, incluindo creches da cidade. Depois de algum tempo, novas atividades ligadas à cultura afro começaram a ser desenvolvidas pelo grupo, que também passou a divulgar seu trabalho em hotéis, pousadas e restaurantes. O presidente do grupo, Lázaro Antônio Oliveira, disse que aos poucos as oportunidades estão aparecendo “e muitas coisas ainda estão por ser conquistadas, principalmente pelo apoio e confiança que temos recebido da Fundaci”.
Encontro de ritmos agita as noites de sábado em Ilhéus
Como prometeu em sua campanha, o prefeito Valderico Reis tem procurado oferecer eventos que contribuam para movimentar a vida noturna em Ilhéus. Após o sucesso do Praia e Folia, que se destacou pela organização, segurança e alto nível das atrações, o prefeito lançou no último fim de semana o “Agita Ilhéus”, que vai trazer todos os sábados um encontro de bandas locais e regionais em diversos bairros da cidade..
Na estréia do evento, no dia 7 de maio, os fãs do arrocha puderam curtir a noite ao som de Alex Lessa e Otávio Junior, na avenida Litorânea, no Malhado. O evento atraiu milhares de pessoas que buscavam uma nova opção de entretenimento na cidade. No próximo sábado (14), a festa terá uma mistura de reggae e pagode, com a apresentação das bandas “Raiz” e “É só Zueira”. O agito começará às 21h, desta vez no estacionamento do cais, na avenida Dois de Julho.
O evento, realizado em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus, está conseguindo atingir seu objetivo. A presidente da Fundaci, Simone Cardoso, está feliz com o resultado e afirmou que o governo continuará buscando novas alternativas para proporcionar ao povo de Ilhéus mais entretenimento e diversão. “O baiano é trabalhador e animado por natureza, então precisa e merece ter acesso a novas formas de diversão e lazer”, disse.
Prefeito destaca importância da comunicação com o povo
“Momentos como este são muito importantes para que a comunidade tome conhecimento das dificuldades que enfrentamos, pois a comunicação com o povo é indispensável para se governar”, disse o prefeito Valderico Reis, ao final da palestra do secretário Selem Rachid Asmar, nesta quarta-feira (11), na Fundação Cultural de Ilhéus. Ele acrescentou que “a administração tem olhos e ouvidos para a crítica, está aberta a sugestões e tem também a obrigação de informar o povo sobre os problemas que enfrenta”.
Para Valderico, o governo vai bem, cumprindo um período inicial. “Esta fase é de trabalhar muito, pagar salários atrasados que eles deixaram e indenizações trabalhistas que não pagaram”, afirmou, referindo-se a problemas herdados da administração que o antecedeu. Passado esse período, chegará a hora de deslanchar grandes projetos, como o matadouro e a reciclagem do lixo. “Em nossos planos, está também a criação de um zoológico, em área a ser negociada com a Ceplac, para aumentar as possibilidades de lazer dos municípios”, anunciou.
O prefeito deu destaque ao projeto do shopping center, dizendo que “isso moderniza a cidade, pois shopping é um lugar gostoso, um lugar de lazer e negócios, por isso quem quiser vir investir será bem recebido”. Ele disse que a Prefeitura já tomou a decisão de abraçar a causa, criar a infra-estrutura pública necessária a esse investimento privado, pois “ou se faz isso ou não teremos o shopping, que outros municípios têm e não há motivo para Ilhéus não ter”.
Ilhéus promove Jogos Estudantis em agosto
Com a participação de alunos de colégios das redes pública e particular de ensino, a Secretaria de Esporte e Cidadania promove de 4 a 14 de agosto, mais uma edição dos Jogos Estudantis de Ilhéus. Os jogos serão realizados no ginásio de esportes Herval Soledade, nas modalidades de voleibol, basquetebol, futsal, handebol e natação – na AABB ou no Clube Social. Podem se inscrever estudantes nascidos a partir de 8 de julho de 1987, que indicarão à direção das escolas as modalidades em que estão aptos a participar.
As inscrições são gratuitas e já se encontram abertas no 3º andar do anexo de secretarias. “No dia 18 de julho, às 19 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade, vamos promover um congresso técnico no qual serão discutidos o sorteio e regulamento”, anuncia o vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, acrescentando que é de fundamental importância a participação dos diretores dos colégios, “para que possamos definir as regras dos jogos de forma transparente”.
Palestra aborda desafios para se administrar Ilhéus
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ilhéus se situa em 23º lugar entre os municípios baianos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que avalia acesso à educação, renda e expectativa de vida. O dado foi citado pelo secretário de Planejamento do município, Selem Rachid Asmar, em palestra na quarta-feira (11), na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), na presença de empresários, secretários municipais, prefeito Valderico Reis e a presidenta da instituição, Simone Cardoso.
Selem Rachid chamou a atenção para os desafios de governar Ilhéus, um município com área territorial de 1.847,70 quilômetros quadrados (“quatro vezes e meia maior do que Itabuna”, comparou), com 38 aglomerados e cerca de 1.000 quilômetros de estradas para conservar, além distritos muito distantes da sede, de forma que as ações de governo não ganham maior visibilidade, apesar de importantes. “Ilhéus tem nove municípios limítrofes e ter uma grande vizinhança não é uma coisa boa para a administração, pois as responsabilidades públicas ficam diluídas”, acrescentou.
Shopping center
O secretário destacou ainda a queda progressiva da arrecadação do ICMS, que era de R$ 59 milhões em 1994 e se reduziu a apenas R$ 25 milhões em 2005. Entre as dificuldades que a administração enfrenta, está, segundo Selem, a inadequação dos serviços de saúde. “A necessidade da saúde é insaciável, um saco sem fundo a consumir recursos e esforços”, diagnosticou.
“Nunca trilhei o espaço do conformismo”, justificou o secretário de Planejamento, para acrescentar que pretendia apresentar sugestões para os problemas, pois “criticar à distância é muito fácil”. Ele listou algumas ações em desenvolvimento ou a desenvolver pelo governo Valderico Reis: incentivar o turismo, apoiar a implementação do shopping center, captar recursos externos, atrair instituições como a Uesc para planejar o desenvolvimento da cidade e encontrar alternativas para a cacauicultura, dentre outras. “A sociedade precisa fiscalizar e cobrar, mas deixar à Prefeitura a responsabilidade pelo trabalho grande, as decisões de infra-estrutura, a exemplo do shopping center”, finalizou Selem Rachid Asmar, em resposta aos que se opõem ao empreendimento
Projeto Sentinela promove eventos de conscientização
Na próxima quarta-feira (18), Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Projeto Sentinela vai realizar eventos para conscientizar a sociedade quanto às formas de se combater crimes contra os menores. As atividades começam com uma audiência na Câmara de Vereadores, a partir das 17 horas, cujo tema será a ação do Sentinela no encaminhamento judicial de casos de abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes.
Nos dias 19 e 20, às 20:30 horas, será encenada a peça “Menina”, na Casa dos Artistas. O espetáculo é um monólogo, no qual uma adolescente de 15 anos fala de suas angústias por ser abusada sexualmente pelo pai, que a engravida. A entrada custa R$ 10,00 e parte da arrecadação será destinada ao trabalho do Sentinela.
Gestão plena garante mais recursos para o trânsito
A Prefeitura de Ilhéus deve assumir ainda neste mês a gestão integral do trânsito, numa medida considerada prioritária na reforma administrativa proposta pelo prefeito Valderico Reis. A previsão é de que a lei que regulamenta a Secretaria de Transporte e Trânsito e cria a Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari) seja votada pela Câmara de Vereadores já na próxima sessão plenária. A aprovação será importante para garantir investimentos em projetos de planejamento, sinalização e reordenamento do trânsito da cidade. Sem a regulamentação, o município perde cerca de R$ 300 mil em receitas, por mês.
A aprovação será necessária para adequar a lei às resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o titular da pasta, Zerinaldo Sena, o município assumirá a responsabilidade pelo planejamento, formulação de projetos, operacionalização e fiscalização do setor. “São competências que ainda não assumimos por conta de um antigo projeto feito pela metade e que prejudicou a gestão do transporte e trânsito ilheense”, diz, referindo-se à perda de receita mensal e a lei da municipalização.
Aprovada a lei, afirma Zerinaldo, Ilhéus terá condições de modernizar o trânsito e os sistemas de sinalização vertical e horizontal, contratar mais agentes para fiscalização e ordenar os espaços de estacionamento. Outro benefício com a criação da Secretaria e a gestão plena é que Ilhéus passará a contar com recursos próprios e externos para aplicar em recuperação da malha viária. “Hoje, toda a receita gerada com a gestão deste setor vai para os cofres estaduais. Com essa mudança, 95% dos recursos ficarão na própria cidade e outros 5% vão para um fundo nacional”, explica.
O secretário disse que todos os passos estão sendo dados para que a gestão plena aconteça o mais rápido possível. “O prefeito Valderico Reis já nos cobrou agilidade para que Ilhéus possa iniciar, imediatamente, os projetos de modernização do setor”, afirma. Um dos principais problemas do trânsito ilheense, na análise do secretário, é a falta de investimentos. A cidade cresceu e tem mais de 220 mil habitantes, mas pouco foi feito para que as vias pudessem suportar essa evolução sem estrangular o trânsito. “Teremos uma ação mais efetiva também na qualidade do transporte ilheense”, disse.
Jari
O projeto de lei encaminhado à Câmara também regulamenta a criação da Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari). A Junta será responsável pelo julgamento de recursos de infratores e é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Jari será composta de três membros titulares e três suplentes, presidida por um representante escolhido pelo prefeito. A integrarão, ainda, representantes dos condutores e da Setrans.
O projeto altera algumas denominações da estrutura organizacional. A Gerência de Educação para o Trânsito agora será chamada Gerência de Fiscalização, Administração, Educação e Controle do Trânsito. Os agentes de fiscalização de trânsito vão se tornar agentes de fiscalização de transportes e a Superintendência de Trânsito passa a se denominar Superintendência de Transporte e Trânsito. “Nosso foco serão o reordenamento e a humanização do trânsito ilheense”, afirma o secretário Zerinaldo Sena.