Em discurso nesta quarta-feira, o senador pediu ao governo “mais ações em benefício dos idosos e menos marketing eleitoreiro”.
O senador criticou a utilização de artistas famosos em campanhas de publicidade visando a divulgar o crédito consignado. Para ele, o governo está iludindo os idosos, que, para ajudar parentes endividados, contraem empréstimos sem avaliar a sua capacidade de pagamento. Ele também informou que encaminhou ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), uma representação contra essas peças de propaganda.
José Jorge calculou que num empréstimo de 24 meses, feito à taxa média de juros de 2,8%, praticada no mercado, o aposentado pagará, ao final do período, 94% de juros, quase o dobro do que tomou emprestado. Segundo o senador, a maioria das pessoas que recorrem a essas operações não calculam se podem realmente pagar. Além disso, ele afirmou que esses empréstimos são um “grande negócio” para os bancos, pois o retorno é garantido.
O líder da minoria mencionou que a Ouvidoria Geral da Previdência Social já recebeu centenas de queixas contra os bancos. Os aposentados e pensionistas reclamam que as instituições financeiras têm praticado a venda casada (condicionam o empréstimo à aquisição de outros produtos, como seguro de vida) e cometem erros no débito das parcelas.
INVERTIA
Com informações da Agência Senado