Ao fazer minha navegação diária pelos sites regionais me deparei com a seguinte notícia no site www.r2cpress.com.br:
“GIRANDO COM O ”A REGIÃO”
Postado porROBERTO_RABAT_CHAME em Domingo, abril 24 @ 22:03:50 BRT
Enviado por ROBERTO_RABAT_CHAME
Ilhéus: vexame mundial na web
O site anunciado pela prefeitura de Ilhéus para cobrir a micareta não deveria estar online, pois dá vexame. A capa tinha defeito em todas as fotos até o segundo dia da festa. Dos links, só um funciona, o Bandas, que traz a listagem mas sem horários. Os outros não têm nada. Dá vergonha um visitante procurar informações do evento no site e encontrar essa incompetência.
O site oficial também é vexame
No site da prefeitura de Ilhéus a notícia mais nova é de 7 de abril. Será que ela não fez nada nas últimas semanas? Os links são do Xoomps, sistema gratuito para amadores, com textos em inglês. Muitos não fazem sentido ou não funcionam. A galeria de fotos só tem uma, do prefeito. E pensar que o site anterior era exemplar…
Site importante requer seriedade
Primeira coisa: jamais dois sites que ainda estão em construção deveriam estar online. Muito menos se os sites são oficiais e de uma cidade turística e de um evento que pensa em atrair turistas. A prefeitura deveria ter contratado profissional ou empresa experiente para tocar os dois sites, que deveriam ser o cartão de visitas da cidade.
Marcel Leal”
ao que respondo.
Criticar a iniciativa pioneira de transmitir um evento ao vivo pela Internet é muito fácil. Empreitada esta que envolve muitos detalhes técnicos e basta que um dos requisitos não funcione para comprometer o resultado (um link lento, por exemplo), mas não invalida a intenção. Eu, como ilheense otimista desejo que os próximos eventos cobertos sejam melhores e melhores…
Tenho que admitir que o conteúdo do site oficial deveria estar atualizado, porém refuto de forma veemente a informação ignorante de que o XOOPS (eXtensible Object Oriented Portal System), e não XOOMPS como ele escreveu, seja um sistema para amadores.
Leia a seguir a definição do XOOPS na Wikipédia (que usa o MediaWiki, um sistema de gestão de conteúdo tão gratuito e aberto quanto o XOOPS, no entanto a Wikipédia não tem nada de amador) :
“XOOPS é um sistema de publicação open source para a criação de sites dinâmicos baseado em programação PHP orientada a objetos e banco de dados MySQL.
Depois de instalado, um website em XOOPS pode ser gerenciado SEM A NECESSIDADE de ferramentas externas ou conhecimentos avançados de tecnologias da Internet, como FTP, HTML, JavaScript, CGI, etc.
O XOOPS representa uma solução para quem não pode ou não quer depender de terceiros para criar e adminstrar o seu próprio portal, possuindo milhares de recursos de redação, edição e publicação de conteúdo online já incorporados e a custo zero! (o xoops é de código aberto sob os termos da licença GNU/GPL, ou seja: 100% gratuito). O desenvolvimento do XOOPS é direcionado para a criação de um sistema completamente visual, intuitivo e gostoso de usar.”
Abaixo estão alguns links para sites governamentais que o utilizam:
– http://www.agrolivre.gov.br/
– http://www.ceid.pi.gov.br
– http://www.cnptia.embrapa.br/
– http://intranet.dirad.fiocruz.br:8081/html/
– http://www.nctn.crn2.inpe.br/
– http://www.pm.pi.gov.br/
– http://www.tc.df.gov.br/
– http://www.sectec.pi.gov.br/
Estes são apenas alguns, só para ilustrar.
O próprio IlhéusAmado.com usa o XOOPS, além de outros sites regionais:
– http://www.acserv.com.br
– http://www.eticailheus.com.br
– http://www.maxlinux.com.br
E ao que se sabe eu (Daniel Hoisel) não sou nenhum amador (até que PROVEM o contrário).
Ironicamente o site do dito jornalista é feito ainda em html e provavelmente nem usa banco de dados, já que não tive acesso a esta nem a nenhuma outra notícia antiga, recurso inerente a qualquer sistema de gerenciamento de conteúdo moderno, que aliás está disponível no site www.r2cpress.com.br (ainda usando o PHPNuke, predecessor do XOOPS).
Está dado o recado ao PRESIDENTE DA REDE MORENA.
Daniel Hoisel