Pílula do dia seguinte: tire todas as dúvidas

O que é a pílula do dia seguinte?
É uma pílula que tem uma alta dose hormonal que altera o ambiente uterino para a implantação do embrião. Para que isso aconteça com sucesso é preciso um ambiente propício e equilibrado, o que ocorre em um ciclo normal. Com essa alta dose de hormônio, o embrião não pode se implantar.

Quando a pílula do dia seguinte é indicada?
Apenas em momentos de URGÊNCIA. Às vezes uma menina não tem uma relação habitual ou freqüente (que é necessário o uso do preservativo). Mas se nesse caso o preservativo romper, a pílula é indicada para evitar uma gravidez indesejada. Mas isso não protege de doenças sexualmente transmissíveis e muito menos do HIV. Daí a necessidade da camisinha.

O que ela pode causar no organismo?
Ela pode trazer alguns problemas SIM, pois tem uma alta dose de hormônio, o que altera todo o mecanismo hormonal do organismo. Para a menina ovular, ela depende de um mecanismo do cérebro (glândula hipófise). Quando esse mecanismo é interrompido de forma abrupta por altas doses de hormônio, ele perde o compasso e pode trazer algumas complicações posteriores. Isso acontecer uma vez ou outra não causa problemas, mas se for uma rotina, pode trazer alterações e complicações menstruais.
Quais efeitos colaterais a pílula do dia seguinte pode causar?
Enjôos, dores de cabeça, alterações intestinais e vômitos. Mas isso não é regra, pode acontecer ou não!

A pílula é 100% eficaz?
Nada é 100% eficaz. É difícil fazer uma estatística porque não existe um estudo sobre isso. Eu tenho pacientes que ficaram grávidas mesmo tomando a pílula… Isso mostra que ela pode dar errado!

É verdade que a pílula perde sua eficácia se for tomada 72 horas após o “acidente”?
É VERDADE. Quanto antes ela for tomada, melhor. Se a fecundação ainda não aconteceu, a pílula dificulta o encontro do espermatozóide com o óvulo. Se ela já ocorreu, a pílula provoca uma descamação no útero, impedindo a implantação do óvulo. Portanto, depois de 72 horas, a pílula pode não ser um método confiável.

A pílula pode ser tomada se a menina já tomar o anticoncepcional tradicional?
NÃO. Se ela já toma o anticoncepcional tradicional ela não precisa da pílula do dia seguinte.

Existe algum caso que a pílula não é indicada?
Sim, ela não é indicada quando a paciente tem algum distúrbio vascular, problemas com coagulação ou gastrite. Cada caso deve ser analisado individualmente.

A pílula é abortiva?
Isso é uma questão que dá muito o que falar. Você considera a vida a partir de quando? A partir da fecundação? Nesse caso ela pode ser considerada abortiva. Mas a maioria dos médicos não a consideram, por se tratar de uma questão de horas. Esse é um assunto delicado!

Maria Fernanda Pauli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *