Cururupe a Águas de Olivença através de eventos competitivos, como o Circuito
Charles Chaves de Surf, a Associação Olivença de Surf (AOS) apresenta o seu
intuito de colaborar com a comunidade onde está inserida.
Esta colaboração se dará através da proposta de algumas inferências no sentido de propor reflexões sobre temas atuais. Entre as atividades dessa natureza está o Projeto Palestras na Comunidade. O projeto caracteriza-se essencialmente na realização de uma palestra por mês sobre temas atuais de natureza social, científica, cultural e ecológica para que o conhecimento e o debate destes assuntos sejam oportunizados na comunidade local.
Aids”, coordenada por Arlete Vieira da Silva, membro da AOS. O evento teve o
apoio da Casa da União de Ilhéus, GAPA de Itabuna, Centro Cultural Iararana de
Olivença, Prorecarga, Comércio de Olivença, Secretaria de Saúde e órgãos públicos como a escola local Escola Estadual Jorge Calmon.
A palestra foi proferida pelo professor Paulo Rodrigues, membro da Casa da União de Ilhéus e voluntário do GAPA. A comunidade compareceu e participou ativamente através de perguntas e comentários. Para a organização do projeto e demais colaboradores, o professor Paulo Rodrigues superou as expectativas ao abordar aspectos sobre quais os modos de prevenção, quais as formas de contágio, identificação de grupos de risco, tratamentos existentes, entre outros
importantes assuntos.
Segundo Rodrigues, vale destacar a grande incidência de mulheres que, além de não usarem drogas injetáveis e nem estarem expostas a outras formas de contágio, têm sido contaminadas mesmo com apenas um parceiro sexual – seus maridos. É precisoque elas se protejam! Como? Exigindo que seus parceiros usem preservativo.
Rodrigues revela esse ponto é polêmico, pois deflagra outras mazelas da
sociedade, como o adultério, por exemplo. O projeto Palestras na Comunidade,
promovido pela Associação Olivença de Surf, terá continuidade com a palestra
sobre direito humanos no próximo dia 10 de maio.