INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

“As dúvidas dos que acreditam” serão discutidas no Pedro Mattos;

Município pretende vacinar 16 mil idosos contra a gripe;

Ilhéus prepara congresso de ciência e tecnologia;

Ilhéus confirma introdução da história regional nos currículos;

“Saudosos Carnavais” em exposição até sexta no TMI.

“As dúvidas dos que acreditam” serão discutidas no Pedro Mattos

“As dúvidas dos que acreditam”, texto do ator Franklin Costa, será discutido nesta quarta-feira (27), a partir das 18h30min, pelo grupo do Teatro Popular de Ilhéus em nova sessão do Projeto Leituras Dramáticas. A iniciativa, que faz parte da programação da Casa dos Artistas e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), será realizada no Teatro Pedro Mattos, com entrada gratuita. A discussão com o público segue-se à leitura dramatizada do texto.

“Franklin Costa mostra nessa produção o processo de montagem de um espetáculo teatral por um grupo de teatro amador e as relações pessoas e conflitos que envolvem a profissão, tudo de forma bem humorada e irreverente”, explicou o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa. Segundo ele, o Projeto Leituras Dramáticas é de fundamental importância para quem pretende se iniciar na carreira teatral, porque fornece uma grande soma de informações sobre a profissão de ator.

Em sessões anteriores do projeto, realizadas sempre às quartas-feiras, foram discutidos outros textos, a exemplo de “Quem é esse Ulisses, que viajou no meio da noite ?” do escritor Jorge de Souza Araujo, mostrando de forma explicita a necessidade de se tomar uma posição perante as formas de opressão que nos são impostas a cada dia.

Município pretende vacinar 16 mil idosos contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Ilhéus espera imunizar 16.258 pessoas maiores de 60 anos contra a gripe, numa campanha que terá seu ponto alto neste sábado (30), Dia Nacional de Vacinação. A oferta de vacinas começou em todo o País nesta segunda-feira (25), mas em Ilhéus as unidades básicas de saúde estão aplicando as doses contra o vírus influenza (causador da gripe) desde o dia 18 de abril.

A atividade de vacinação vai até 6 de maio, mas a mobilização maior acontecerá neste sábado, quando haverá 63 postos de atendimento abertos em toda a área do município, também com a disponibilização de doses contra tétano e difteria. Os idosos hospitalizados e residentes em casas de repouso também receberão a vacina contra pneumococos, germe responsável por grande número de infecções pulmonares. O objetivo é proteger essa população das complicações da gripe e de outras doenças previsíveis e de grande incidência nessa faixa etária.

“Os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações, sendo as mais freqüentes a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes”, explica a secretária de Saúde, Vera Jasmineiro. A vulnerabilidade à gripe aumenta com a idade, daí a importância da vacina, que reduz em 90% o risco de contrair a doença. Para atingir a meta, o município tem feito uma ampla divulgação nos bairros, com carros de som, colocação de faixas nas ruas e cartazes em ônibus.

Para garantir a vacinação também entre os moradores da zona rural, a Secretaria Municipal de Saúde está mantendo postos volantes, que desde a semana passada atendem não apenas à zona rural, como também levam a vacina aos hospitais e abrigos da cidade. Vera Jasmineiro explicou que mesmo quem já tomou a dose contra a gripe deve se vacinar novamente, pois a cada ano é preparada uma vacina a partir das variações do vírus.

Ilhéus prepara congresso de ciência e tecnologia

Ilhéus vai se transformar em um centro de divulgação de inovações tecnológicas, entre os dias 3 e 15 de outubro próximos. O período foi escolhido pela prefeitura local para a realização do Congresso de Ciência e Tecnologia, evento que vai acontecer no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Está prevista não apenas a participação de representantes do setor de informática, como também da indústria de chocolate, entre outras atrações.

Os organizadores articulam a vinda do navio-escola da Marinha, que ficará atracado no Porto do Malhado durante os dias do Congresso, com acesso franqueado à visitação pública. Também está sendo programada uma homenagem ao cientista brasileiro Alberto Santos Dumont, com a exposição de uma réplica do 14-Bis. Uma das idéias é fazer um passeio pela história da aviação até as viagens espaciais, por isso está sendo negociada com a Agência Espacial Brasileira a participação do tenente-coronel-aviador Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.

Para iniciar as definições sobre a organização do evento, estiveram em Ilhéus, nesta segunda-feira (26), o coordenador de Popularização da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Alberto Peverati, e a coordenadora de Projetos da mesma Secretaria, Vanessa Abdala Sales. Eles se reuniram com a secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, com quem acertaram os primeiros detalhes sobre o Congresso.

Segundo Rúbia, o acontecimento será “uma oportunidade importante para ajudar a firmar a posição de Ilhéus como pólo tecnológico”. A secretária ressalta que o município já desponta como líder na produção de equipamentos eletroeletrônicos, sendo responsável por 30% dos microcomputadores que chegam ao mercado nacional.

“É desejo do prefeito Valderico Reis estimular esse desenvolvimento tecnológico, inclusive fazendo com que seus benefícios sejam melhor distribuídos entre a população, principalmente no que se refere à difusão do conhecimento e aumento da inclusão digital”, afirma a secretária. De acordo com ela, o Congresso vai incentivar a participação de estudantes, sobretudo os da rede pública de ensino.

Ilhéus confirma introdução da história regional nos currículos

O Programa de Implementação dos Estudos Regionais na Rede Municipal de Ensino será lançado na próxima sexta-feira (29) na Fundação Cultural de Ilhéus, das 8h às 12h. Na oportunidade, o programa vai ser levado ao conhecimento dos coordenadores e diretores de escolas, que também assistirão à palestra da professora Terezinha Marfis, mestre em História pela UFBA.

O programa terá a função de elaborar todo o material didático que será utilizado nas disciplinas de estudos regionais, e capacitar os professores, dando respaldo para que os estudos sejam desenvolvidos com sucesso, alcançando o objetivo esperado. Através dele, a Secretaria Municipal de Educação vai elaborar um livro didático sobre a história local.

Segundo o historiador Erlon Costa, o programa vem cumprir a Lei 2.550/95, de autoria do ex-vereador Nizan Lima, que determina a obrigatoriedade do ensino da história de Ilhéus aos alunos da rede municipal. “Somente depois de 10 anos, a lei será cumprida, graças ao empenho do prefeito Valderico Reis em melhorar o ensino público na cidade”, disse o historiador.

Para o secretário de Educação do município, Almir Gonçalves, o professor deve sempre buscar conteúdos significativos para os alunos, de preferência vivenciados no seu cotidiano comunitário, de forma a provocar seu interesse, ampliar os conhecimentos e contribuir para solucionar questões coletivas. “O importante é que os conhecimentos a serem trabalhados correspondam a uma questão local e compreendam a realidade vivenciada pelos alunos”, afirmou Almir.

Alguns projetos que integram o programa já estão sendo praticados, a exemplo das Discussões Pedagógicas, Formação Permanente de Professores e dos projetos Canteiro, em conjunto com a Associação Pró-Meninos de Rua; Morro de Pernambuco, em parceria com a Maramata; e Erês da Senzala, que trabalha a história da África por meio do teatro.

“Saudosos Carnavais” em exposição até sexta no TMI

Apesar do fim dos festejos carnavalescos realizados em Ilhéus de 20 a 25 deste mês, o público tem até as 18 horas de sexta-feira (29) para visitar a exposição “Saudosos Carnavais”, que reúne na Galeria do Teatro Municipal um acervo de fotos, letras de músicas e fantasias da festa. Desde que foi aberta, no dia 15, a promoção da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) tem atraído um número expressivo de pessoas, devido à beleza e raridade do material exposto.

A exposição registra períodos carnavalescos distintos, mas sempre com os elementos marcantes da festa: a alegria, a irreverência e a ingenuidade do folião do passado. Com as fotos obtidas em pequenos acervos, o público pode ter informações a respeito das transformações ocorridas com o passar dos anos no circuito da avenida Soares Lopes, a exemplo das mudanças nos trios elétricos.

Os admiradores das escolas de samba podem matar um pouco a saudade com os registros fotográficos de agremiações que passaram pela avenida. Pela observação desse material é possível se fazer uma releitura dos carnavais, onde se brincava sem outras preocupações. Ainda nesse sentido, destacam-se as marchinhas de compositores como J. Sandoval, Carvalhinho, Humberto Porto, Chiquinha Gonzaga, Haroldo Lobo, Lamartine Babo, Irmãos Valença e outros.

Às fantasias expostas na Galeria do Teatro nos remetem a um tempo cheio de romantismo, testemunhado no figurino carnavalesco, em que têm presença marcante melindrosas, xeques árabes, pierrôs e colombinas. Na exposição, o visitante que não viveu os antigos carnavais pode ter uma idéia da importância do colorido da festa, não só pelas fantasias, mas também pelos calçados e máscaras que complementam o figurino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *