Estrangeiros fazem prova para obter certificado de língua portuguesa

A 13ª edição das provas para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) será realizada nos dias 27 e 28 deste mês. Vão participar cerca de dois mil candidatos, distribuídos em 29 instituições de ensino superior do exterior e em 18 universidades brasileiras.
O Celpe-Bras é desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). As provas são aplicadas simultaneamente no Brasil e em outros países com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Segundo José Andrade do Nascimento, do Departamento de Políticas Estratégicas da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), coordenador do programa, o Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É aceito em firmas e instituições estrangeiras de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O Celpe-Bras possui uma comissão formada por nove membros –todos professores da área de português para estrangeiros–, que formula as provas, faz o treinamento dos professores nas universidades brasileiras e no exterior, além da avaliação.

São quatro os níveis de certificação: intermediário; intermediário superior; avançado; e avançado superior. Conforme informações da coordenação, o índice de aprovação é de 60%. Atualmente, 25 países fazem parte do programa. Polônia e Coréia do Sul, os mais novos integrantes, estão em processo de integração.

MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *