INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Blocos resgatam a cultura afro-brasileira;

Posto de saúde vai atender tupinambás em Sapucaeira;

Ilhéus quer ampliar a estada do turista.

Blocos resgatam a cultura afro-brasileira

Colocados entre os principais pontos de resgate das tradições da cultura negra em Ilhéus, os blocos afros desfilarão na avenida nesta quinta-feira (21) – segundo dia do Praia & Folia – a partir das 19h40min. Nesse ano, pela primeira vez, os dez blocos afro, os dois afoxés e a levada de capoeira estarão conjugados no desfile da Levada Afro.
Desfilarão na avenida Soares Lopes os blocos Malês, Zimbawê, Danados do Reggae, Raízes Negras, Dilazenze, Leões do Reggae, Afoxé Filhos de Ogum, Guerreiros de Zulu, Rastafary, Zambiaxé e Mini Kongo, que é o bloco afro mais antigo de Ilhéus. Após o desfile no circuito da folia, cada um deles apresentará o seu tema e irá expor seus trabalhos no palco principal. Eles serão julgados por uma comissão formada por representantes de diversos segmentos da área cultural, que escolherão os melhores nas seguintes categorias: bateria, alegoria, enredo, figurino e coreografia.
Os blocos trarão para o circuito uma grande variedade de temas e figurinos baseados na cultura africana. O Bloco Dilazenze, que é pentacampeão do carnaval de Ilhéus, nesse ano apresentará o tema: “África Brasil: do maracatu ao samba de roda”. O bloco, fundado há 18 anos pelo terreiro Tombenci, na comunidade da Conquista, integra o grupo Dilazenze, que é composto ainda por outros grupos, como o balé afro, o Sambadila e a banda percussiva que estará no trio elétrico do Praia & Folia.
Segundo o presidente do Dilazenze, Mestre Nei, o grupo realiza trabalhos durante todo o ano, com destaque para o projeto Batukerê, onde 60 crianças de 7 a 14 anos participam de cursos de percussão, música, teatro e artesanato. O Sambadila e o balé afro também se apresentam constantemente. Ele lembrou que Ilhéus é o segundo pólo de cultura afro, ficando atrás apenas de Salvador. Mestre Nei acredita que o Praia & Folia é uma boa oportunidade para os blocos de mostrar sua cultura, seus ritmos e batidas específicos, principalmente aos visitantes, que vêm de diversas partes do país.

Posto de saúde vai atender tupinambás em Sapucaeira

A secretária de Saúde de Ilhéus, Vera Jasmineiro, prometeu adotar medidas urgentes para melhorar o atendimento à comunidade indígena tupinambá. Entre as providências que serão tomadas pelo município, estão a instalação de um posto fixo em Sapucaeira e a disponibilização de uma unidade móvel, com serviços de médico, dentista, profissionais de enfermagem e agentes de saúde.
A melhoria dos serviços médicos era uma reivindicação antiga das 23 comunidades tupinambás de Ilhéus. Reunidos nesta quarta-feira (20), na sede da Funasa, representantes dos índios consideraram positiva a solução dada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Vera explicou que a escolha de Sapucaeira para a instalação do posto fixo é estratégica. Segundo ela, a região garante uma cobertura eficiente de 30% das comunidades tupinambás. Os demais agrupamentos serão atendidos pela unidade volante.
Além dessas medidas, ficou acertada a formação de um comitê permanente, com a participação de representantes dos índios, Secretaria de Saúde, Funasa e Conselho Municipal de Saúde, para acompanhar o atendimento em saúde às comunidades indígenas. O órgão vai se reunir uma vez por mês, sendo que o primeiro encontro está marcado para o próximo dia 26.

Ilhéus quer ampliar a estada do turista

“A ampliação da permanência do turista em Ilhéus é a grande meta do nosso trabalho”, afirmou o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, durante debate sobre o assunto, na quinta-feira(19), na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Ele disse que, desde o início do seu trabalho, vem desenvolvendo ações para viabilizar projetos capazes de tornar o “produto Ilhéus” ainda mais atrativo, destacando as belezas naturais como um dos principais potenciais para “vender” a cidade. “Mas, além dos recursos naturais, existe a necessidade de criar outras opções de lazer e entretenimento”, reconheceu.
Mazzei lembrou ter encontrado a Secretaria de Turismo (Setur) sem condições de funcionamento, uma vez que o quadro tinha apenas quatro pessoas, colocadas num organograma inadequado. “Uma de nossas primeiras providências foi formar uma equipe com técnicos competentes e com vontade de impulsionar o turismo na cidade, a exemplo da ampliação da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que este ano contou com programação mais extensa, incluindo a participação dos índios tupinambás” explicou.

Praia & Folia
O carnaval fora de época Praia&Folia, que acontece desta quarta-feira (20) até a madrugada de segunda-feira (25), foi outra ação apontada pelo secretário para incrementar o turismo de Ilhéus, “esquentando” a baixa temporada. De acordo com o Mazzei, a parte da coordenação que lhe coube no carnaval foi muito bem articulada, uma vez que as companhias aéreas estarão oferecendo descontos nesta época, entre outros dispositivos fomentados pela Setur para a atração de visitantes.
O secretário destacou que a Setur conta com o apoio do trade, que está unido em defesa da atividade turística, e apoio irrestrito do prefeito Valderico Reis. Raymundo Mazzei ainda deu notícia de diversos projetos já desenvolvidos e outros que deverão ser implantados. O debate foi sugerido pelo vereador Egídio Alves, que considerou a importância do trabalho realizado pelo titular da Setur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *