Proler comemora Dia do Livro com palestra

O Programa de Incentivo à Leitura (Proler) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove palestra nesta segunda-feira (18), para lembrar o Dia Nacional do Livro Infantil. O palestrante será o escritor Thomé Dantas, autor do livro infantil O Casamento da Dona Lagarta. Na oportunidade, ele explicará à comunidade como se dá o processo de construção de um livro de literatura infantil, desde a idealização, escolhas, elaborações até a existência da obra propriamente dita.
O escritor Thomé Dantas é aluno do curso de Letras e de Medicina Veterinária da Uesc, e teve seu livro editado pela editora da universidade. A participação do autor nesse evento partiu da intenção da universidade em valorizar os escritores da casa e ainda colaborar com o incentivo à leitura nas escolas de educação básica da área de abrangência da Uesc.
Além da palestra será iniciada a Campanha de Doação de Livros Infantis para a sala de leitura do Proler. Essa atividade está sendo organizada pelo Proler e Centro Acadêmico do Curso de Letras. A campanha tem como objetivo ampliar o acervo da sala de leitura de literatura infanto-juvenil da universidade, que atende a Escola Municipal Jabes Ribeiro, do bairro Salobrinho. Os alunos de educação básica visitam a sala de leitura para fazer empréstimos de livros e realizar atividades da escola. Ainda como atividade comemorativa será apresentado um vídeo sobre o escritor Monteiro Lobato para os alunos da escola.
O Proler, através do Projeto Biblioteca Viva, visita as escolas e outras entidades envolvidas com a educação e faz doação de livros de literatura infantil. A Uesc vem trabalhado com a Escola Municipal Jabes Ribeiro, através da sala de leitura, com o intuito de objetivar as políticas de inclusão social, próprias da extensão universitária na comunidade que está inserida. A coordenação das atividades é feita pela professora e atual coordenadora do Proler, Arlete Vieira da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *