INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Município promove curso para ampliar acesso à educação;

Saúde dobra atenção a pacientes com dengue;

Valderico oficializa mudanças no governo;

Governo municipal está engajado no combate à exploração infantil;

Unidade de saúde do Malhado passa a atender até meia-noite;

Fotos de velhos carnavais são expostas no Teatro.

Município promove curso para ampliar acesso à educação

Ampliar a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na rede municipal de ensino é um dos grandes desafios do Centro de Referência a Inclusão Escolar (CRIE) da Secretaria de Educação de Ilhéus. O setor está ministrando curso de formação continuada para professores, diretores e coordenadores escolares que trabalham com classes inclusivas. O objetivo está relacionado ao atendimento educacional especializado para crianças.
Durante o curso, que terá duração de três meses e é ministrado na Escola Heitor Dias, no centro da cidade, são realizadas oficinas de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A coordenadora do CRIE, professora Dinalva Prisco Teixeira, afirma que a rede regular de ensino do município já atende a cerca de 150 portadores de deficiências aditiva, visual, mental, físicas e múltiplas.
Dinalva explica ainda que “além desse trabalho, estamos funcionando no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (CAIC) Darcy Ribeiro, na zona sul, nos períodos da manhã e tarde das segundas-feiras e pela manhã, às terças e quartas-feiras. Nesses horários, prestamos atendimento no turno oposto ao que o aluno estuda, através de sala de apoio para complemento educacional. O curso é ministrado pela professora Lucília Santos França e reúne 50 educadores.

Saúde dobra atenção a pacientes com dengue

A Secretaria Municipal de Saúde redobrou a atenção a pacientes com quadro suspeito da dengue nesta quinta-feira (14), ao instalar um posto avançado no anexo do Hospital Regional Luiz Viana Filho. O posto funcionará com profissionais cedidos pelo município e com todo o suporte para atender casos que exigem maior atenção médica, dispondo, inclusive, de laboratório para os exames de identificação da doença. A secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, explica que o hospital já conta com estrutura de atendimento aos pacientes com dengue e o posto significa a ampliação de leitos para vítimas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O Regional é referência no atendimento aos quadros mais avançados, mas três outras unidades de saúde fazem o atendimento e a coleta de exame para diagnóstico da dengue. São elas as unidades dos bairros Malhado, Teotônio Vilela e Hernani Sá (Urbis), das 7h às 9h da manhã. “Esses locais e o Hospital Regional atendem aos pacientes com um quadro mais avançado da doença. Mas o primeiro atendimento pode ser feito em qualquer unidade”, explica a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, a médica Mônica Moura Costa. Os exames também podem ser feitos diretamente nos laboratórios LAB (Centro), Exame (Cidade Nova), Iacli (Centro), Médico Center (Nelson Costa) e Unylab (Centro).

Sinais de alerta
Entre os chamados sinais de alerta, estão os casos de pessoas que têm febre e, ao mesmo tempo, dor de cabeça ou dor no corpo, fraqueza, dor nos olhos ou nas juntas. A atenção aos pacientes com esses sintomas também foi redobrada com a capacitação de profissionais de saúde. Na semana passada, 230 agentes participaram de cursos ministrados pelo infectologista do Ministério da Saúde, Marcelo Cordeiro. O objetivo é que a enfermidade seja diagnosticada o mais rápido possível e o quadro não evolua para dengue hemorrágica.
Alguns cuidados devem ser tomados em caso de suspeita de contágio. Um deles é não tomar remédios que tenham em sua composição o ácido acetil-salicílico (AAS). A recomendação é para ingerir muito líquido, como água, sucos, leite, chá e água de coco, além de permanecer em repouso. Deve-se procurar uma unidade de saúde ao primeiro sinal da dengue. Para melhor diagnóstico e tratamento, todos os profissionais envolvidos com a atenção ao paciente receberam capacitação e um fluxograma em que são apontados os procedimentos recomendáveis para a atenção à vítima da doença.

Prevenção e combate
Já para combater a dengue, as ações compreendem aplicação de fumacê, visita domiciliar de agentes – que eliminam criadouros do mosquito transmissor – e trabalho educativo. “Estamos seguindo as recomendações técnicas do Ministério da Saúde”, explica a secretária Vera Jasmineiro. A população pode colaborar cobrindo tanques e reservatórios de água e não deixando garrafas destampadas com água acumulada. “Qualquer objeto que possa acumular água limpa é usado pelo mosquito para depositar as larvas e se reproduzir”, explica.

Valderico oficializa mudanças no governo

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, oficializou nesta quinta-feira (14) a posse dos novos titulares da Secretaria de Educação e da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). A primeira passa a ter à frente o professor Almir Gonçalves Pereira e esta ficará sob o comando de Ângela Souza.
As solenidades foram realizadas na tarde desta quinta, no campus da Espumas Flutuantes, no bairro Nova Brasília, e na sede da Secretaria de Educação. Valderico disse que as alterações na composição do governo não afetam os rumos definidos por ele e sua equipe “para o desenvolvimento de Ilhéus” e descartou eventuais diferenças políticas, enfatizando que pretende unir esforços em prol do que seja melhor para a comunidade.
Ângela Souza afirmou que assume o comando da Maramata como um “desafio” e que está disposta a somar esforços para aumentar a presença da fundação nas ações de defesa do meio ambiente. “Esse é um trabalho que já vinha sendo feito na gestão atual, sob a condução do professor Almir, e pretendemos dar continuidade”, declarou.
Ao ser empossado no cargo de secretário de Educação, o professor Almir Gonçalves disse que pretende desenvolver projetos para melhorar o desempenho do setor em todo o município. Entre outras medidas, afirmou que vai priorizar ações relacionadas à formação continuada do magistério e maior aproximação entre a grade curricular dos estabelecimentos de ensino da rede com o cotidiano da comunidade.

Governo municipal está engajado no combate à exploração infantil

O governo municipal de Ilhéus, engajado no combate à exploração de crianças e adolescentes, promoveu, na quinta-feira (14), na Fundação Cultural (Fundaci), o Encontro Municipal de Mobilização e Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil, organizado pelo Projeto Sentinela. O evento contou com as presenças do prefeito Valderico Reis, da secretária de Ação Social e Trabalho, Fátima Reis, além de autoridades de diversos setores e membros da sociedade civil organizada, parceiros no projeto.
A programação foi aberta com a apresentação da filarmônica Capitania dos Ilhéos, formada por crianças e jovens de comunidades carentes, e uma peça teatral de sensibilização da causa infanto-juvenil, seguindo-se uma explanação do padre Antônio Lucas Trindade sobre a violência sexual e sua relação com o uso de drogas. O religioso considerou que, devido ao descrédito dos anos anteriores quanto ao trabalho de proteção às crianças, Ilhéus ficou muito atrasada no que diz respeito a este tipo de serviço. “É muito importante que o prefeito esteja retomando as atividades do Projeto Sentinela, pois essas crianças precisam de proteção e acompanhamento”, disse o padre Antônio Lucas.
A coordenadora do Sentinela, Maria José da Hora Oliveira, explicou o funcionamento do programa, que tem como objetivo formar uma rede de serviços que garanta os direitos e a inclusão social dos jovens, fortalecendo sua auto-estima e restabelecendo o direito ao convívio familiar e comunitário. O evento foi encerrado com um debate entre as autoridades e os membros da comunidade presentes.

Apoio oficial
Em 2005 já foram atendidos 66 casos de violência contra crianças e adolescentes em Ilhéus, denunciados por diversas fontes, como Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, escolas, além de constatações da própria equipe do projeto, que conta com assistentes sociais, educadoras, psicóloga e advogado. A coordenadora Maria José da Hora Oliveira disse que já tem mapeados os pontos de maior exploração sexual, onde será intensificado o trabalho de orientação e fiscalização.
Maria José destacou os avanços atingidos pelo projeto com o apoio do prefeito Valderico Reis, que além de disponibilizar todo o equipamento necessário para a realização dos trabalhos, como computadores e material pedagógico, ainda doou um carro para que a equipe ganhasse mais agilidade nas atividades externas. “Saber que o governo nos apóia e acredita na importância desse programa motiva ainda mais nossa equipe”, disse. O prefeito reafirmou sua disposição de trabalhar pela proteção aos menores, citando como exemplo a primeira creche, que está prestes a ser construída com o dinheiro do seu salário, no bairro Nossa Senhora da Vitória.
O Projeto Sentinela funciona na rua Manoel Paiva (Ladeira do Café), nº 18 – Centro. O telefone, inclusive para o recebimento de denúncias, é o 3634-7228.

Unidade de saúde do Malhado passa a atender até meia-noite

A unidade de saúde Sarah Kubitschek, do Malhado, vai atender até a meia-noite, a partir da próxima segunda-feira (18). Será a terceira unidade básica do município a funcionar com esse horário. Desde o início do mês os postos do Teotônio Vilela e do Pontal também ficam abertos das 7h da manhã à meia-noite. Com a ampliação do horário de atendimento, no período noturno estas unidades prestarão serviço de pronto-atendimento, contando com médico, enfermeiro e ambulância para transporte em casos de maior gravidade.
Essas unidades funcionam em regiões estratégicas e vão desafogar os hospitais-referência para atendimento aos usuários do SUS. “As unidades funcionando até mais tarde e com o pronto-atendimento permitem ao paciente receber a atenção médica mais próximo de casa, não precisando se deslocar até o centro da cidade em busca de um hospital”, explica.
A coordenadora ressalta que toda a rede básica passa por mudanças visando aumentar a qualidade na atenção ao paciente. O funcionamento das demais unidades básicas foi ampliado em mais duas horas, atendendo agora das 7h às 19h. “Uma das prioridades do atual governo é garantir a todos um serviço de saúde pública de qualidade”, ressalta Mônica Moura Costa. As unidades também passam por pequenas reformas para se adequar ao novo modelo de atendimento.
Duas dessas unidades, as do Teotônio Vilela e do Pontal, serão submetidas a uma grande reforma para atender já de acordo com o padrão projetado pela Secretaria Municipal de Saúde para toda a rede. “Vamos informatizá-las e o paciente poderá marcar consultas e exames na própria unidade. É um modelo de atendimento que será implantado em toda a rede”, explica Mônica. Uma das orientações do prefeito Valderico Reis é construir um novo modelo de gerência e funcionamento, além de ampliar o número de unidades do Programa de Saúde da Família.

Fotos de velhos carnavais
são expostas no Teatro

Um clima de saudade e nostalgia vai ocupar a galeria do Teatro Municipal de Ilhéus a partir desta sexta-feira (15), quando será aberta às 19 horas a exposição “Os Saudosos Carnavais”. A mostra está sendo organizada pela Fundação Cultural de Ilhéus e inclui, além de um farto acervo de fotografias, gravações de marchinhas e fantasias da época dos grandes bailes do Iate Clube.
Segundo a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Simone Reis Cardoso, a intenção é, aproveitando a proximidade do Praia e Folia, reviver o clima nostálgico das antigas festas momescas. “Com essa exposição, a Fundaci dá mais uma contribuição para manter viva a cultura do nosso povo, permitindo que as novas gerações possam descobrir as várias formas como já foi festejado o Carnaval.
A exposição fica aberta até a próxima quarta-feira (20), quando começa o Praia e Folia na avenida Soares Lopes. Para Simone, “depois de fazer essa viagem ao passado e redescobrir a beleza dos carnavais antigos, o povo de Ilhéus vai estar ainda mais preparado para curtir a festa com um espírito alegre”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *