As lentes feitas sob medida são destinadas a corrigir problemas de foco, o qual é responsável pela miopia, segundo oftalmologistas.
A equipe de universidade vai fazer testes para verificar se as lentes podem impedir a piora da miopia.
A intenção é que as crianças usem essas lentes a partir dos cinco anos.
Isso deve impedir que elas se tornem míopes mais tarde ou até contraiam doenças como catarata e glaucoma.
Em vez disso, o foco fica em frente à retina, o que leva à imagem borrada.
As lentes corrigem o problema, posicionando o ponto de foco na retina.
No entanto, mesmo com óculos, as pessoas míopes nem sempre conseguem fazer foco de modo preciso, especialmente quando as coisas estão muito próximas, segundo o cientista Daniel O’Leary.
“Isso é porque as pessoas têm algumas imperfeições óticas além da miopia e os óculos têm a mesma potência em toda a lente”, disse ele.
“Com o tempo, o foco impreciso agrava a situação, de tal forma que elas se tornam cada vez mais míopes. O que fizemos foi desenvolver lentes sob medida para corrigir esses problemas.”
Prevenção
Segundo ele, os especialistas sabem o bastante a respeito da miopia para prever quais crianças provavelmente se tornarão míopes.
Por exemplo, se pai e mãe forem míopes, a criança tem seis vezes mais risco de desenvolver o problema.
“Poderíamos fazer um pequeno teste em crianças de 5 ou 6 anos, identificar aquelas que têm risco e estimulá-las a usar lentes para prevenir que elas desenvolvam miopia”, disse O’Leary.
Sua equipe está recrutando 400 voluntários com miopia, em idade entre 14 e 21 anos, para testar as lentes.
Os pesquisadores vão acompanhar o progresso deles por dois anos para ver se as lentes impediram a deterioração da visão deles, em comparação aos que não passaram por qualquer intervenção.
Médicos na Austrália estão testando para ver qual a idade em que as crianças conseguem se adaptar ao uso de lentes de contato.
No mundo inteiro, cerca de um bilhão de pessoas são míopes.
BBC BRASIL