UNE realiza dia de paralisação pela reforma universitária

A UNE (União Nacional dos Estudantes) promove amanhã (06) o “Dia Nacional de Paralisação e Luta”. O ato ocorre em defesa da reforma do ensino superior proposta pelo MEC (Ministério da Educação), mas conhecida como reforma universitária. Uma nova versão do anteprojeto deve ser apresentada no meio de abril à sociedade.
A UNE quer a aprovação da proposta, mas reivindica avanços em questões pontuais como a criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil e uma nova Lei de Mensalidades no ensino privado.
Também são reivindicados os seguintes itens: expansão de vagas públicas nos períodos noturnos;·eleições diretas para reitor, com paridade nos conselhos das universidades e reserva de 50% de vagas, por curso e por turno, para estudantes oriundos das escolas públicas,

“O governo avançou na questão das universidades particulares com a proposta de reforma universitária, mas ainda faltam algumas questões”, avalia o presidente da UNE, Gustavo Petta

Atos

Em todo país, ocorrerão mobilizações nas universidades, manifestações de ruas e atos públicos em defesa da democratização e melhoraria da qualidade do ensino público brasileiro.

Em São Paulo, a entidade se concentra a partitr das 10h no Masp, na avenida Paulista, de onde sairá uma passeata até a Secretaria Estadual de Educação, na Praça da República.

No Rio de Janeiro, também a partir das 10h, a concentração será na Candelária, de onde irá sair uma passeata até a Cinelândia, passando pela Delegacia Regional do MEC.

Outras cidades com eventos organizados são Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife, Fortaleza, Cuiabá e Porto Alegre, além de Brasília.

A UNE é apoiada pela Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino Privado), Fasubras (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras) e CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Folha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *