UESC E DIOCESE

Núcleo de Artes da Uesc amplia oferta de cursos;

Cursos de extensão para a terceira idade;

Diocese de Ilhéus perde Padre João Argolo.

Núcleo de Artes da Uesc amplia oferta de cursos
Àqueles que têm vocação para a atividade artística, ou desejam aperfeiçoar seus conhecimentos na área em que já atuam, a Universidade Estadual de Santa Cruz está oferecendo este ano, através do seu Núcleo de Artes (Nau), vários cursos em nível de extensão, tais como, violão, teatro popular, percussão, teoria musical, flauta doce, produção de arte, dança popular e folclórica e canto coral. Projeto de extensão do Departamento de Letras e Artes (DLA), o Núcleo foi criado em 1999, com a finalidade de agregar as diversas manifestações artísticas na Universidade. No início proporcionando cursos, minicursos e oficinas na área de teatro, como interpretação, improvisação, técnica vocal e dicção, expressão corporal e dramaturgia.
Três anos depois, o projeto Canto Coral da Uesc foi incorporado ao Núcleo e, atualmente, estão sendo oferecidas as oficinas de musicalização (violão, flauta doce, percussão e teoria musical) e danças folclóricas. O Nau apóia também as atividades artísticas da Universidade Aberta à Terceira Idade, colaborando com os diversos cursos da Uesc no tocante a montagem de trabalhos cênicos específicos, segundo as necessidades pedagógicas.
Os cursos estão abertos à comunidade externa. São conduzidos, segundo cada disciplina, pelos professores Antônio Xavier, Bim de Verdier, Sarah de Brito Nogueira, Suzana Simões, Miguel Vergara e Tereza Bittencourt Ferraz. Informações mais detalhadas estão disponíveis pelo telefone (73) 3680-5227 ou pelo site: nau@uesc.br. A partir deste mês já estão sendo ministradas aulas de canto coral e teoria musical.

Cursos de extensão para a terceira idade

“Memória, Sabores e Saberes Culinários”, “Ciclo de Palestras – Envelhecimento e Qualidade de Vida”, “Atividades Físicas para a Terceira Idade”, “Canto Coral” e “Danças Folclóricas Brasileiras” são os cursos e atividades que, a partir deste mês de abril, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está oferecendo, através da Universidade Aberta à Terceira Idade. Com a oferta de 40 vagas para cada curso ou atividade, qualquer pessoa com idade a partir de 50 anos poderá ser aluno da Uati, independente do nível de escolaridade.
As inscrições podem ser feitas no período de 5 a 15 deste mês, nos três turnos, no protocolo geral da Uesc, enquanto que as aulas e atividades complementares acontecerão de 11 de abril a 1º de julho. Serão conferidos certificados àqueles que freqüentarem regularmente, pelo menos, 90% das atividades do curso.

Diocese de Ilhéus perde Padre João Argolo

O padre João Cândido Argolo, morreu na madrugada do domingo (3), aos 75 anos, em seus aposentos no Centro de treinamento de Líderes Santa Cruz (CTL), antigo seminário de Ilhéus. Portador do Mal de Parkinson, desde que ficou enfermo não exercia mais nenhuma atividade na diocese. O velório foi realizado ontem, às 16 horas na catedral de Ilhéus. O Bispo dom Mauro Montagnolli e os padres rezaram a Missa de Corpo Presente, logo após houve o sepultamento no cemitério da Vitória.
Ordenado presbítero pelo então bispo de Ilhéus, Dom Caetano Antonio de Lima no dia 6 de dezembro de 1959, padre Argolo foi responsável por muitas paróquias de municípios a exemplo de Ubatã e Uruçuca, lugares em que pôde exercer seu declarado amor aos pobres. Preocupado com formação dos futuros padres, quando a diocese o designou reitor do seminário de Ilhéus, tratou com esmero da função até os últimos instantes em que a exerceu. Nascido em Acuípe, próximo a Santo Amaro da Purificação, João Cândido Argolo era filho de Floriano Argolo e Maria da Hora Argolo, incentivadores de sua trajetória eclesiástica.

AGORA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *