Curso em Ilhéus aborda a Lei de Responsabilidade Fiscal;
Ilhéus acelera programa de modernização administrativa;
Ilhéus dá a largada para o Praia e Folia 2005.
A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a atenção ao paciente com quadro suspeito de dengue que dá entrada nas unidades básicas de saúde e no Hospital Regional Luiz Viana Filho (unidade-referência). A partir desta sexta-feira (1º), o usuário receberá um cartão de controle e acompanhamento com a identificação do quadro apresentado durante os atendimentos na rede. Esse cartão vai conter todo o histórico do paciente, para possibilitar medidas mais eficazes, principalmente em casos de novas notificações. “Com o cartão de controle, o paciente é identificado mais rápido nos retornos e terá prioridade de atendimento”, explica a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Segundo a diretora, “o cartão será uma espécie de prontuário e vai facilitar a continuidade do tratamento”. Cássia observa que o documento é importante ainda por conta da instabilidade do quadro clínico de quem é atingido pela dengue. “Os sintomas podem se agravar em períodos muito curtos. Por isso, é necessário que ele seja identificado e o seu atendimento agilizado”.
Ações de combate
A Secretaria Municipal de Saúde também está reforçando o combate aos vetores do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, com visitas domiciliares, trabalho educativo com a população e aplicação de fumacê nas comunidades mais atingidas pela doença. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, essas ações têm resultado na queda do índice de infestação por larvas do mosquito.
Segundo Cássia Virgínia, o avanço da dengue já era esperado. Números comprovam que a falta de ações de combate ao vetor da doença resultaram num índice de infestação predial de 40%, em outubro do ano passado. “Naquele período, não foi registrado um quadro mais grave por conta das condições climáticas, com tempo mais chuvoso e menos quente”, ressalta.
Neste ano, lembra, o clima mudou, com maiores períodos de sol e clima mais quente. “Essas são as condições consideradas ideais para a reprodução do mosquito”, complementa. Para debelar a dengue, Cássia Virgínia frisa que é necessária a colaboração da população. Com a intensificação dos trabalhos de combate, o índice médio de infestação do Aedes aegypti caiu para 8,7%.
Curso em Ilhéus aborda a Lei de Responsabilidade Fiscal
A Lei de Responsabilidade Fiscal e a importância de seu cumprimento pelos gestores públicos será o tema da terceira aula do curso de Gestão Pública, promovido em Ilhéus pelo Instituto Brasileiro de Educação e Cultura (Ibec). O assunto será abordado neste fim de semana – dias 2 e 3 – pelo desembargador Fernando Augusto Guimarães, conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná.
As aulas começam no sábado (dia 2), às 8 horas, prosseguindo até meio-dia e sendo retomadas no turno da tarde, das 13h30min às 18h. No domingo, a exposição do tema acontece das 8 às 13 horas, na sede do Ibec, na Avenida Dois de Julho. Iniciado em janeiro, o curso de gestão pública abordou anteriormente os tópicos “Planejamento e Gestão Estratégica” e “Licitação e Contratos”.
O curso foi instalado pelo Ibec por solicitação do prefeito Valderico Reis e conta com a participação de 46 servidores da administração municipal. “Todos sabem que é nossa preocupação imprimir o máximo de eficiência e correção aos atos de nosso governo e é com esse pensamento que estamos capacitando ainda mais os membros de nossa equipe”, afirma.
Ilhéus acelera programa de modernização administrativa
Ilhéus será uma das primeiras prefeituras do Brasil com serviços totalmente informatizados e, para isso, o governo está acelerando a implantação do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão Social (PMAT). Nesta quinta-feira (31), o secretário de Planejamento e Controle Orçamentário, Selem Rachid Asmar, reuniu-se com técnicos municipais e representantes das empresas Edza e Lebre, para discutir o andamento do Programa. O objetivo é garantir maior transparência na gestão, mais receitas e atendimento de qualidade ao cidadão.
A reunião também definiu algumas adequações ao projeto estabelecido no ano passado. “Precisamos adequar alguns pontos do PMAT às necessidades do atual governo e às diretrizes de informática do Governo Federal”, afirma o secretário de Planejamento e Controle Orçamentário. A Prefeitura está investindo R$ 4 milhões na aquisição e instalação de tecnologia em setores como os de finanças, planejamento, saúde, educação e assistência social.
Os setores serão informatizados e interligados, garantindo maior agilidade nos serviços prestados. O Programa vai permitir que a marcação de consultas e efetivação de matrícula sejam informatizadas. “Quando o paciente se dirigir a uma unidade de saúde e precisar de atendimento especializado, vai poder marcar essa consulta na própria unidade”, explica a coordenadora do PMAT, Solange Valadão. Além dessa agilidade e transparência da gestão, o Programa também vai garantir que o contribuinte possa emitir segunda via de tributos como ISS e IPTU na sua própria casa, diretamente da internet.
Outros ganhos são contabilizados para o servidor, que poderá consultar a sua vida funcional também pela internet, através do site da Prefeitura. “Isso sem contar a agilidade que o município terá no setor de finanças e gestão tributária, contando com uma base confiável de dados e maior transparência”, completa Solange.
Ilhéus dá a largada para o Praia e Folia 2005
A Prefeitura de Ilhéus lançou oficialmente, na quarta-feira (30), a programação do Praia e Folia 2005, o Carnaval fora de época que será realizado entre os dias 20 e 24 de abril. A festa de lançamento aconteceu no restaurante Boca du Mar, com a presença do prefeito Valderico Reis, da presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Simone Reis Cardoso, secretários municipais, membros da Câmara de Vereadores, jornalistas e representantes de entidades carnavalescas.
O evento serviu para confirmar as atrações e a estrutura do Praia e Folia, evento que o prefeito Valderico Reis pretende incluir de modo definitivo no calendário oficial de festividades de Ilhéus. “Esse vai ser o primeiro teste e temos a certeza de que a festa será um sucesso”, disse o prefeito durante a cerimônia. O circuito da folia terá 20 camarotes, Tenda Techno, espaço para luaus, praça de alimentação e sanitários químicos.
Os detalhes sobre o Praia e Folia 2005 foram apresentados pela presidente da Fundaci, que também falou sobre a marca escolhida para a festa. A composição gráfica reúne elementos que simbolizam Ilhéus, como o sol, o mar, o coqueiro e o hibiscus. “Tudo isso remete à alegria do nosso povo, às belezas de nossa cidade e cria a expectativa para uma festa que certamente será o mais animado carnaval fora de época da Bahia”, disse.
Nos cinco dias de folia, 65 bandas passarão pelo circuito na Avenida Soares Lopes. Entre as atrações, estão nomes de peso da música baiana, como Timbalada, Psirico, Rapazolla, Jammil, Olodum, Harmonia do Samba, Patchanka, Cheiro de Amor, É o Tchan, Oz Bambaz, Carla Perez, Beto Jamaica, Selakuatro, Nairê, Os Sungas, Bom Balanço, Gang do Samba, Batukerê, Jheremias, As Meninas, Luiz Caldas, Levada Louca, Abadaba e Guig Ghetho.
O Praia e Folia terá a participação dos blocos Mássicas e 10 Colados, bloco infantil com Carla Perez e arrastão afro. Na Tenda Techno, que será armada na Praça Castro Alves, os foliões que quiserem dar um tempo no axé, poderão curtir música eletrônica, reggae e pop. Até o arrocha terá lugar garantido na festa, que – segundo a Fundação Cultural – está sendo planejada para agradar todas as “tribos”.