Saiba mais sobre o BBB Jean Wyllys

O professor universitário Jean Wyllys é o primeiro intelectual a participar do Big Brother Brasil. Ele defende a tese de que lugar de intelectual é dentro da casa do BBB. ‘Os acadêmicos costumam torcer o nariz para os reality shows e as novelas porque têm preconceito contra a cultura popular’, afirma. ‘Estava justamente falando disso com os meus alunos quando eles disseram que eu era a cara do Big Brother. Insistiram tanto, que eu mandei uma fita’, recorda o baiano, que tem 30 anos, é solteiro e divide um apartamento alugado com uma irmã, em Salvador (BA).
Jean nasceu na pequena cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, onde passou uma infância difícil. O pai, mecânico, bebia muito e não parava num emprego. Para ajudar na renda da mãe, lavadeira, Jean começou a trabalhar aos 10 anos, vendendo algodão-doce. Trabalhando de dia e estudando à tarde, conseguiu uma vaga num disputado colégio interno onde passou três anos que mudariam a sua vida. ‘Ficava seis meses longe de casa, mas tive uma formação intelectual sólida’, lembra. Aos 17 anos, mudou-se para Salvador onde trabalhou com informática e formou-se em jornalismo. Depois de concluir o mestrado em letras, decidiu abraçar a carreira de professor. ‘Participar do BBB é a chance que eu precisava para decolar como escritor’, diz o baiano, que tem um livro de contos já publicado.

Especialista em cultura brasileira e baiana, Jean é o primeiro professor universitário a participar do BBB, mas está longe do estereótipo do intelectual. Extrovertido, freqüenta shows de drag queens e transformistas, circula por terreiros de candomblé, adora novela e tem um sol e uma estrela tatuadas nas costas. ‘Simbolizam o lado masculino e o feminino que todos nós possuímos’, filosofa. O ex-coroinha hoje segue ensinamentos de várias religiões e diz que não bebe e nem fuma. ‘Quero muito curtir essa experiência maluca’, diz o participante.

Jean diz que tem o sex appeal de um couve

Novo milionário do Brasil, o professor universitário e vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil, Jean Wyllys ainda não sabe o que fará com o prêmio inédito de 1 milhão de reais. Questionado ao entrar na casa, Jean disse que iria produzir uma peça teatral, comprar um apartamento e investir na reedição de seu primeiro livro. Após deixar a casa, em entrevista coletiva ele se mostra indeciso: ‘Ainda não pensei nisso. Sou desorientado em termos de grana. Quero investir em coisas belas, em cultura, em arte, shows. Fazer algo de arte e educação juntos. Isso tudo voltado para gente humilde, honesta e que precisa’.

Como não poderia deixar de ser, Jean foi questionado se posaria nu. Surpreso com a pergunta, ele responde: ‘Eu não tenho o menor sex appeal. Fico feliz de ter sido lembrado mas eu tenho o sex appeal de um couve!’.

O professor ainda não sabe se voltará a dar aulas, e diz que nem chegou a pedir demissão da Faculdades Jorge Amado, onde leciona, mas afirma que gosta muito de ensinar e que sente saudades dos alunos. Quanto ao lado escritor, diz que as experiência no BBB, assim como as pessoas que conheceu por lá podem virar boas histórias. Será que vem aí o primeiro livro nacional de um ex-bbb?

GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *