INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Biblioteca vai atender comunidade de Olivença;

Fumacê avança no combate à dengue nos bairros de Ilhéus;

Ilhéus apresenta roteiros para operadoras de turismo do país;

Exposição reúne peças raras na Galeria do Teatro Municipal;

Varig dará 60% de desconto nas passagens para Ilhéus.

Biblioteca vai atender comunidade de Olivença

A diretora da Biblioteca Municipal Adonias Filho, em Ilhéus, Regina Figueiroa, viaja na próxima semana a Salvador, onde vai receber parte dos 3 mil livros doados pela Fundação Pedro Calmon e pela Diretoria Geral das Bibliotecas Públicas da Bahia (Dibip). Parcela expressiva do acervo vai permitir a instalação de um núcleo da biblioteca no Centro Cultural de Olivença.
Segundo Figueiroa, o espaço de pesquisa e leitura vai atender à comunidade da estância hidromineral e aos integrantes da tribo tupinambá. “Com essa iniciativa, o governo Valderico Reis pretende ampliar o acesso à cultura, facilitando a vida principalmente dos estudantes que residem fora da sede do município”, salienta.
As doações, que incluem exemplares em braille, foram obtidas a partir de contatos com o presidente da Fundação Pedro Calmon, Claudius Portugal, e com a chefe da Dibip, Maria Aparecida Correia. As duas instituições são vinculadas à Secretaria de Cultura e Turismo do governo baiano.
“Tivemos excelente receptividade e ficamos felizes ao saber que o trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Ilhéus na Biblioteca Adonias Filho é reconhecido em todo o Estado como modelo”, afirma Regina. Segundo ela, os 3 mil volumes que serão incorporados ao acervo também vão ampliar as opções de quem utiliza os serviços da sede da biblioteca e permitir a implementação de projetos como o de levar unidades móveis de leitura até a zona rural.
.

Fumacê avança no combate à dengue nos bairros de Ilhéus

A Secretaria Municipal de Saúde e a 6ª Dires estão intensificando as ações de combate à dengue em Ilhéus com a borrifação de fumacê nas áreas de maior índice de infestação de larvas do mosquito transmissor. A batalha contra o avanço da doença conta com quatro carros equipados com máquinas do tipo vector para fazer a borrifação espacial de inseticida. Nesta quarta (30), a aplicação de fumacê será feita nos bairros Savóia, Barra, Hernani Sá, Alto São Sebastião e no São Miguel. Os locais são visitados outras sete vezes pelo fumacê, uma a cada semana.
A aplicação de fumacê é feita sempre nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, orienta a população a abrir portas e janelas no horário em que os carros estiverem passando. “Isso permite que o inseticida tenha uma ação maior no combate ao mosquito”, esclarece. Um cuidado que deve ser tomado na hora da aplicação é cobrir gaiolas para que o inseticida não atinja os pássaros.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde e 6ª Dires, o fumacê estará quinta-feira (31) nos bairros São Domingos, Esperança, Boa Vontade, Tapera, Bela Vista e Nossa Senhora da Vitória. Nesta semana, os trabalhos serão encerrados sexta-feira (1º), com equipes de fumacê atuando no Alto da Soledade, Ilhéus II, Ceplus, Basílio e Fundão.
O trabalho de combate à dengue começou a ser feito este ano, logo após seleção e treinamento dos novos agentes contratados. A Prefeitura admitiu 129 agentes, que conseguiram concluir o primeiro ciclo de combate à doença em menos de 45 dias úteis. “Foi preciso definir uma ação efetiva para impedir um avanço maior da doença”, afirmou. Profissionais de unidades de saúde e do Hospital Regional Luiz Viana Filho receberam capacitação para diagnosticar e tratar pacientes com quadro suspeito de dengue.

População pode ajudar
A população também pode ajudar no combate à dengue não permitindo a formação de focos de proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada. Alguns cuidados importantes são manter reservatórios bem tampados, deixar garrafas de boca para baixo, trocar de sete em sete dias a água dos vasos de planta e fazer a limpeza de quintais toda semana. Até em água acumulada nas cascas de coco e ovos o Aedes aegypti se reproduz.

Ilhéus apresenta roteiros para operadoras de turismo do país

Fortalecer o turismo e atrair a atenção de grande número de operadoras para que passem a divulgar ainda mais Ilhéus como destino. Foi com esta intenção que o governo local articulou a preparação de sete roteiros turísticos que estão sendo apresentados no XXIII Encontro Anual dos Operadores de Turismo da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. No encontro, que começou hoje (29) e se encerra amanhã, estão sendo antecipadas novidades que serão vistas no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, de 1° a 5 de junho, no ExpoCenter Norte, também em São Paulo – com destaque para as 111 novas regiões turísticas que serão mostradas naquele evento.
Segundo o secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, a importância de apresentar os novos roteiros nesse Encontro Anual se deve à presença de cerca de 60 operadoras de turismo do país, além de 135 agências de receptivo, todas em busca de roteiros inovadores. “Nossos roteiros foram elaborados para despertar o máximo de interesse dos turistas, com base numa diversidade de opções capaz de agradar a todos”, disse. Ele salientou ainda que o encontro proporciona a construção de parcerias e a ampliação de produtos e roteiros para o mercado.
O prefeito Valderico Reis afirmou que é sua intenção fazer Ilhéus presente em todos os importantes eventos turísticos do país. “Nossa cidade precisa voltar a ocupar o posto que merece e não vamos medir esforços para que isto aconteça o mais rapidamente possível”, afirmou.

Exposição reúne peças raras na Galeria do Teatro Municipal

Até o dia 9 de abril, ilheenses e visitantes têm a oportunidade de conhecer peças raras da Diocese de Ilhéus, expostas na Galeria do Teatro Municipal. São verdadeiras obras de arte feitas de madeira, marfim, gesso, metais e tecidos, oriundas dos séculos XVII, XVIII e XIX. A coordenação da exposição, denominada Paixão de Cristo, é da Fundação Cultural (Fundaci) e da Diocese.
Os trabalhos fazem parte do acervo sacro das igrejas Matriz de São Jorge e de São João Batista, Catedral de São Sebastião e Instituto Nossa Senhora de Piedade (INSP). A exposição reúne mais de 40 peças, entre imagens, indumentárias usadas pelos sacerdotes nas celebrações, móveis e “crucificados” (imagens de Cristo na cruz), entre outros objetos de grande valor histórico, artístico e religioso.
Dentre as peças que mais chamam a atenção do público, estão 14 estações da Via Sacra, forjadas em madeira e gesso (século XIX), uma matraca de metal e madeira (sem data), um “Senhor Morto”, em tamanho natural (final do século XIX), um livro de
Salmos (século XVIII) e uma miniatura de Santa Madalena, em marfim (século XIX). Mas também se destacam, pela beleza e raridade, um turíbio, do século XIX, um “crucificado” ,datado do século XVIII, dois consoles do século XIX, um “crucificado”, do século XVII, e duas imagens do Senhor dos Passos (sendo uma miniatura, na redoma, e outra em tamanho natural).

Varig dará 60% de desconto nas passagens para Ilhéus

A companhia de aviação Varig está oferecendo um estímulo extra para quem pretende brincar o Carnaval fora de época de Ilhéus – o Praia e Folia 2005 -, que acontece entre os dias 20 e 24 de abril, na avenida Soares Lopes. No período de 18 a 26 do mês que vem, a empresa dará um desconto de 60% nas passagens para quem vier à cidade, procedendo dos aeroportos de Salvador, São Paulo, Goiânia e Brasília.
A notícia foi comemorada pelo secretário de Turismo Raymundo Mazzei, que tem feito uma série de contatos para promover o Praia e Folia. Agências de viagem de vários Estados comprometeram-se com a divulgação da festa entre os seus clientes e com a organização de pacotes que incluem até mesmo abadás de blocos para os turistas.
“Estamos apostando no sucesso do evento, que é uma novidade em Ilhéus”, afirma Mazzei, citando a variedade da programação do Carnaval. Além da axé music, o Praia e Folia terá uma espécie de boate itinerante, com direito a DJ, e um espaço onde vão acontecer luaus. Na avenida, o agito vai ficar por conta de Timbalada, Psirico, Rapazolla, Jammil, Olodum, Harmonia do Samba, Patchanka, Cheiro de Amor, É o Tchan, Carla Perez, Beto Jamaica, Selakuatro, A Zorra, Os Sungas, Bom Balanço, Gang do Samba, Batukerê, Jheremias, As Meninas, Luiz Caldas, Levada Louca, Abadaba e Nairê. Mais 40 atrações regionais vão completar a festa.
O Praia e Folia está sendo organizado pela Fundação Cultural de Ilhéus e deve entrar no calendário oficial de eventos da cidade, como estratégia para prolongar a alta estação e a permanência de turistas. “Esse é um dos principais objetivos do prefeito Valderico Reis, que pretende estimular a economia local através do incremento do turismo e da oferta de mais opções de entretenimento a moradores e visitantes”, salienta a presidente da Fundaci, Simone Reis Cardoso.
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *