A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Associação Comercial e o Sicomércio, em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda, estarão promovendo na próxima terça-feira, dia 29, às 18h30min, no auditório do Escritório Local da Ceplac, a palestra sobre Sintegra-Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços -, com a proposta de esclarecer todas as dúvidas dos comerciantes com relação a esse sistema. A palestra terá como instrutor O coordenador do Sintegra na Bahia, Antônio Félix Mascarenhas, um dos maiores especialistas nessa área, que virá à Ilhéus exclusivamente para esclarecer as duvidas dos empresários.
O presidente da CDL-Ilhéus, Paulo Ganem, informou que apesar dos empresários usuários de Processamento Eletrônico de Dados estarem obrigados a fornecer às administrações tributárias estaduais, em meio digital, os dados relativos às operações de compra e venda que tenham praticado, na maioria dos casos pouco se sabe na prática como isso funciona, daí a importância de promover esse treinamento. A palestra é gratuita e tem como público alvo comerciantes, contabilistas, estudantes e funcionários que lidam diretamente com a parte tributária das empresas.
O Sintegra consiste num conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação. Do lado dos contribuintes, o propósito é o de simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços. Do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é o de propiciar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e à troca de dados entre as diversas UFs. O Sintegra foi planejado e administrado por um Grupo Gestor, constituído pelo convênio ICMS 78/97, aprovado pelo Confaz, e formado por representantes de todas as Unidades da Federação e da UCP/PNAFE/MF.
O Sintegra consiste num conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação. Do lado dos contribuintes, o propósito é o de simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços. Do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é o de propiciar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e à troca de dados entre as diversas UFs. O Sintegra foi planejado e administrado por um Grupo Gestor, constituído pelo convênio ICMS 78/97, aprovado pelo Confaz, e formado por representantes de todas as Unidades da Federação e da UCP/PNAFE/MF.