Vendas do comércio varejista baiano crescem 12,59% em janeiro

A Pesquisa Mensal de Comércio-PMC apurou que o Indicador de Volume de Vendas do comércio varejista do estado apresentou expansão de 12,59% em janeiro, em comparação com igual mês do ano passado. A PMC é realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na Bahia, em parceria, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
O resultado do varejo em janeiro contrariou a afirmativa de que nesse mês tradicionalmente se observa retração nas vendas, atribuída aos compromissos com as compras de dezembro e as obrigações com o pagamento de impostos, matrículas escolares, etc. Segundo a pesquisa, em janeiro a presença de grande fluxo de turistas na capital do estado, e em alguns municípios baianos considerados pólos turísticos, contribuiu para aumentar as vendas. O longo período de sucessivas taxas de acréscimos no Volume de Vendas levou o comércio varejista a acumular, nos últimos 12 meses, variação positiva de 9,2%.
A queda no desemprego e a melhoria do poder aquisitivo de camada expressiva da população influenciaram para a obtenção dessa taxa. Os resultados observados em janeiro deste ano em comparação com igual período de 2004 demonstraram que, excetuando-se o segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que teve variação negativa de 8,17%, os demais apresentaram contribuições positivas na formação da taxa global do comercio varejista baiano. Coube ao ramo de móveis e eletrodomésticos o crescimento mais expressivo (45,59%), seguido de livros, jornais revistas e papelaria (13,78%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,43%).

Fonte: Agecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *