Prefeitura e Uesc se aliam para executar projetos na área rural;
Projeto quer transformar calçadão em “shopping”;
Biblioteca leva contação de histórias ao abrigo;
Ilhéus retoma controle dos focos de dengue;
Show da Fundaci comemora Dia Internacional da Mulher;
Prefeitura regulariza programa e distribuição de leite começa dia 7.
Em mais uma ação destinada a promover e fortalecer o seu turismo, a Prefeitura de Ilhéus organizou um encontro, na manhã desta segunda-feira (28), com os secretários de Turismo de diversos municípios vizinhos. Entre outros, estiveram presentes representantes de Una, Itacaré, Canavieiras e Santa Luzia. Durante a reunião, foi apresentado o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.
A partir da determinação no Fórum Estadual de Turismo, para que cada região crie ações internas voltadas à comercialização do produto turístico, foram apresentados roteiros da Costa do Cacau.
A intenção é obter o reconhecimento desses roteiros, para que a região receba apoio mais expressivo, inclusive da Bahiatursa.
A coordenadora de Planejamento do Programa, Aline Zorthea, explicou que a Costa do Cacau ainda pode ser incluída na regionalização, se houver esforços por parte do empresariado, já que a Prefeitura de Ilhéus se encarregou de trazer as etapas e procedimentos para o conhecimento do trade.
Para inclusão e permanência no Programa de Regionalização do Turismo, é necessário que as regiões cumpram uma série de medidas, como sensibilização, mobilização, institucionalização, elaboração e implementação do plano estratégico, roteirização turística regional, sistema de informação turística do programa, promoção e apoio à comercialização e sistema de monitoria e avaliação do programa.
Todas as ações serão discutidas nas câmaras temáticas, ligadas ao Fórum Estadual de Turismo, e cada região terá que apresentar ao menos um roteiro comercial regionalizado, no Salão Nacional de Turismo, que será realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de junho, com público estimado em 100 mil pessoas.
O secretário de Turismo Raymundo Mazzei afirmou que a inclusão de Ilhéus e toda a Costa do Cacau neste programa é prioridade, uma vez que a região reúne as principais características para criar excelentes roteiros comerciais. O empresário e secretário de Turismo de Santa Luzia, Max do Carmo, parabenizou a iniciativa de se promover o encontro encontro, na tentativa de revitalizar o turismo regional. “Nunca se conseguiu consolidar roteiros entre vários municípios, e agora estamos tendo um espaço para discutir a retomada das atividades de integração”, disse.
Prefeitura e Uesc se aliam para executar projetos na área rural
A geração de empregos no campo e o desenvolvimento da agropecuária em Ilhéus são os objetivos de uma ação conjunta da Prefeitura e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na última sexta-feira (25), o secretário municipal de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Vianna, se reuniu com diretor do departamento de Ciências Agrárias da Uesc, Célio Kersul, para discutir a viabilidade da implementação de projetos em áreas como as de floricultura, piscicultura, pecuária e pesca. “Buscamos um crescimento sustentável e a criação de postos de trabalho no campo”, afirma o secretário. “Para isso, temos que contar com o conhecimento científico de que a Uesc dispõe”.
Um dos primeiros resultados desta atuação conjunta será a reunião com produtores da região de Maria Jape, no próximo sábado (5). “Queremos estimular a diversificação na área rural para que o homem do campo tenha alternativas para aumentar a renda e se fixe no meio rural”, diz Jorge Vianna. Segundo ele, a orientação da Uesc será imprescindível para garantir a viabilidade de diversos projetos que atenderão a zona rural de Ilhéus.
A partir da elaboração de projetos e acompanhamento de instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, explica Vianna, torna-se mais fácil captar recursos e o investimento obter sucesso. Um dos exemplos citados pelo secretário é o de financiamento da atividade de apicultura no município. “Já contamos, para isso, com a garantia do Banco do Brasil, mas faltam projeto e acompanhamento”, afirma. Ilhéus é um dos principais produtores de mel do Estado e a participação da Prefeitura e da Uesc será importante para estimular os produtores e dar assistência técnica.
Durante a reunião do secretário com os membros do Departamento de Ciências Agrárias, começou a ser discutida a construção de um frigorífico regional em Ilhéus, “atuando dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, tendo também como alvo o mercado externo”. Para Vianna, Ilhéus criaria outra fonte de renda e empregos e passaria a ter um equipamento de acordo com as normas de abate e comercialização de carnes.
Projeto quer transformar calçadão em “shopping”
A Prefeitura de Ilhéus está convidando as entidades ligadas aos setores de comércio e serviços para discutir um projeto que tem o objetivo de revitalizar o calçadão da rua Marquês de Paranaguá. As intervenções urbanísticas que o governo pretende realizar no local serão abordadas em reunião marcada para esta quarta-feira (02), a partir das 18 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A intenção do governo Valderico Reis é iniciar as obras na Marquês de Paranaguá em abril e encerrá-las até dezembro. De acordo com a secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, a administração municipal vai buscar a parceria com os órgãos representativos do comércio, a exemplo da Associação Comercial e Ilhéus e a Câmara de Dirigentes Lojistas.
“Vamos ouvir a opinião de todos e delinear o projeto”, afirma a secretária. Ela adianta que as mudanças não serão apenas de cunho estrutural, já que também está previsto o reordenamento da própria ocupação da Marquês de Paranaguá. Com esse objetivo, já foram iniciadas conversas com os ambulantes que atuam naquele espaço. Segundo Rúbia Carvalho, “a intenção é buscar uma saída negociada e isso nós já estamos fazendo com bastante êxito”.
No que se refere à infra-estrutura da rua, estão previstas modificações no sistema de cabeamento de energia elétrica e telefonia, nova iluminação, recuperação do piso e revisão na rede de drenagem, entre outras medidas. Paralelamente, os comerciantes da área serão incentivados a investir na melhoria do aspecto dos seus estabelecimentos. “No final, vão sair ganhando tanto os comerciantes, que terão condições de atrair mais clientes, quanto a própria cidade, que terá um espaço mais bonito e valorizado, favorecendo inclusive o turismo”, avalia Rúbia.
Apoio
O apoio ao fortalecimento do comércio de Ilhéus foi reafirmado pelo prefeito Valderico Reis, que participou das cerimônias de posse dos novos diretores da ACI, na sexta-feira (25), e da CDL, no sábado (26). Valderico elogiou o espírito empreendedor dos empresários locais e manifestou a intenção de promover um diálogo permanente com os representantes do setor. “Ilhéus já teve governantes que, por incrível que pareça, tratavam empresários com hostilidade, mas isso acabou”, declarou o prefeito, salientando que “chegou o momento da cidade ter um comércio à altura de sua importância histórica e cultural”.
Biblioteca leva contação de histórias ao abrigo
Os cerca de 80 idosos que vivem no Abrigo São Vicente, em Ilhéus, passaram a receber, semanalmente, uma visita especial. Todas as tardes de quinta-feira, um grupo da Biblioteca Municipal Adonias Filho vai ao local para contar histórias, promover atividades recreativas e oficinas de dança e pintura. A iniciativa é do núcleo de extensão da biblioteca.
Segundo a coordenadora Regina Figueiroa, o trabalho foi muito bem recebido no Abrigo São Vicente. “Todos os idosos ficaram agradecidos e alguns até se emocionaram”, atesta. As visitas começaram no dia 24 e, de acordo com a coordenadora, serão realizadas todas as semanas, inclusive com uma proposta de ampliação das atividades. Além da contação de histórias, karaokê e pintura, a idéia é levar um professor de educação física para comandar sessões de ginástica.
A coordenadora também pretende lançar uma campanha para recolher doações de livros junto à comunidade e doá-los ao abrigo, o que foi um pedido feito pelos próprios idosos. “Muitos deles disseram sentir falta de leitura e querem inclusive livros infantis”, afirma Regina. O núcleo de extensão da biblioteca tem o objetivo exatamente de projetar as atividades da casa para fora de seu espaço físico. Projetos como o da contação de histórias, por exemplo, deverão ser levados em breve para hospitais e presídios, entre outros locais. As atividades são conduzidas pela professora Isabela Leal e também vão incluir a realização de exposições, recitais, cursos e outros eventos. Uma das propostas é “levar” a biblioteca para a zona rural, facilitando o acesso à cultura para quem mora longe da sede do município.
Ilhéus retoma controle dos focos de dengue
A Secretaria de Saúde de Ilhéus vai concluir no próximo dia 4 o primeiro ciclo de controle dos focos de dengue no município. A ação é coordenada pelo Departamento de Vigilância à Saúde e conta com 129 agentes contratados em janeiro. De acordo com a Secretaria, o trabalho já foi concluído nos bairros Nelson Costa, Hernani Sá, Alto São Sebastião, Centro, Alto da Conquista e Ilhéus II. “A meta de encerrar o ciclo no dia 4 será cumprida”, diz a secretária Vera Jasmineiro.
Ela explica que, para definir o roteiro dos agentes, levou-se em conta o índice de infestação de cada localidade. “Aquelas com um maior número de focos receberam primeiro a visita dos agentes de controle”, afirma. Antes de iniciar o trabalho, as equipes tiveram treinamento especial para a identificação e eliminação dos focos. Nas visitas domiciliares, os agentes verificam a existência de potenciais criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. Caso se constate a existência de focos, é feita a aplicação de larvicida e os moradores são orientados sobre os cuidados necessários para se evitar a reprodução do mosquito. Entre as medidas preventivas, as principais são manter caixas d’água bem tampadas, além de garrafas e vasilhames de boca para baixo, a fim de impedir o acúmulo de líquido.
Além do combate direto aos focos, a Secretaria pretende desenvolver campanhas educativas em bairros e escolas, para conscientizar a população.
Esse trabalho terá como metas o incentivo às medidas de controle de focos, além da divulgação dos sintomas da dengue e da importância de se procurar um médico em caso de suspeita. “A dengue é uma doença grave, que em alguns casos pode até matar. Por isso, é altamente recomendável que o paciente procure um médico e não tome remédios por conta própria”, alerta a secretária Vera Jasmineiro.
Show da Fundaci comemora Dia Internacional da Mulher
A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com o show musical intitulado “Maria, Maria – Mulheres que marcaram época”. O espetáculo será apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus e tem como atrações as cantoras Anne e Chica de Cidra, Adriana Carvalho, Lourdinha Teles e Andréa Dias. A proposta é prestar homenagem às mulheres que contribuem para o desenvolvimento da sociedade em seus diversos setores.
Segundo o diretor do espetáculo, Justino Viana, além da proposta de lembrar a contribuição das mulheres para as sociedades modernas, o espetáculo também se destina à formação de platéias. A direção do show é assinada por Solange Skomover e Antônio Melo e a entrada será gratuita.
Prefeitura regulariza programa e distribuição de leite começa dia 7
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, confirmou para a próxima segunda-feira (7) o início da distribuição de leite em escolas e creches da rede municipal de Ilhéus. O Programa do Leite beneficia 5 mil crianças de dois a cinco anos de idade no município e visa combater a desnutrição infantil. A novidade neste ano, segundo a secretária, é que as crianças do distrito de Castelo Novo que já estejam na escola também serão beneficiadas.
A secretária informou que, a partir deste ano, o programa não apenas fornecerá o leite. As crianças terão acompanhamento constante para verificar o estado nutricional e os pais também receberão orientações sobre alimentação alternativa. “Nós queremos não apenas desenvolver medidas meramente assistenciais, mas buscar a promoção da cidadania e o desenvolvimento dos mais carentes”, afirma Fátima Reis. Ela antecipou que até o início do segundo semestre o programa será ampliado, conforme contatos mantidos com o Ministério do Desenvolvimento Social e as secretarias estaduais de Combate à Pobreza e de Trabalho e Ação Social.
Segundo Fátima Reis, a intenção é que a distribuição de leite beneficie 8 mil crianças. Ela esclarece que o programa está retornando somente agora devido a problemas ocorridos na gestão anterior. “A administração passada não fez a devida prestação de contas e não apresentou o plano de trabalho exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, explica. A distribuição deveria continuar mesmo no período das férias escolares, mas foi suspensa no início de dezembro do ano passado.
Peti
A má-gestão e a existência de irregularidades também foram responsáveis pela suspensão de um outro programa, o Peti. Desde agosto do ano passado, cerca de 2 mil crianças e adolescentes estão sem receber a bolsa mensal de R$ 25,00. Mas a secretária afirma que tudo deverá estar resolvido até a próxima semana. “Apesar do governo passado ter destruído quase todos os documentos que existiam sobre este programa, nós fizemos gestões junto aos governos estadual e federal, e regularizamos o Peti”, diz. “Será questão de dias para que os benefícios em atraso sejam pagos e possamos iniciar as atividades deste ano”, assegura.