De volta ao underground, Raimundos investe na web

Com uma longa carreira nas costas e oito discos lançados, o grupo de rock Raimundos, que fez muito sucesso na década de 90, está de volta com um projeto diferente.
Atualmente sem gravadora – teriam rompido com a Warner por não estar satisfeitos com os termos do contrato -, a banda está lançando “.Qq cOisAh”, projeto que divulga cinco faixas novas, inéditas, pela internet, e permite aos fãs baixar gratuitamente o novo trabalho.
“A gente ficou muito tempo trabalhando em um molde que dá certo, que é o CD”, disse o baterista e um dos fundadores da banda Fred. “Mas depois de dois anos tentando romper com a gravadora, vemos essa situação de independência como um gancho para testar novas tecnologias”.
A independência é ao mesmo tempo desejada e indesejada pela banda. “Somos independentes com orgulho, mas isso é um flerte, claro que queremos fechar um contrato com alguma gravadora, mas não nos moldes antigos”, revelou o batera.

Para isso, a estratégia é divulgar parte do novo trabalho – as cinco músicas citadas – para Deus e o mundo e chegar a um acordo para lançar tudo. É como se a banda abrisse o trabalho que iria mostrar só para executivos de gravadora para o público em geral.

Além disso, é uma maneira de fugir da pirataria. “A internet tem se mostrado muito eficiente para divulgação, vejo ela muito mais como aliada que como vilã”, contou. Anos atrás, o próprio Fred acharia essa iniciativa coisa “de louco”.

Em troca de oferecer as músicas na faixa, Fred só pede uma coisa: “Baixem do nosso site oficial, e não do Kazaa ou coisas do tipo. Nós vamos trabalhar com estatísticas”. Ou seja, clicou no oficial, beneficiou a banda – simples assim.

Se for para lançar o CD, Fred quer que seja mais barato. “Sem essa desculpa de que tem que subir o preço para compensar a pirataria, isso para mim é tanta bandidagem quanto a pirataria em si”, disparou.

“É Raimundos”

Musicalmente, a banda tem ainda as mesmas influências de sempre: ícones do punk rock como Dead Kennedys, Sex Pistols, Ramones, e algumas coisas mais recentes, como o Muse.

As músicas novas foram compostas pelo guitarrista e cantor Digão com auxílio do parceiro Denis. Depois que assumiu os vocais, Digão chamou para si essa responsabilidade de ser “frontman” da banda.

O estilo é o mesmo que os fãs estão acostumados. “Não tem muito o que mudar. É rock ‘n’ roll, tem letras sacanas… é Raimundos”, resumiu Fred.

O site com as músicas, as capas do disco para download e todo o material estará no ar dia 15 de março.

Por Paulo Luis Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *