A redução do tamanho pode ser explicada pelos preços dos ovos, que chegaram ao varejo com aumentos que variam de 8% a 12%.
Outros 68% dos entrevistados responderam que devem aumentar a oferta de caixas de bombons, que também custam menos ao consumidor.
A maioria dos supermercadistas (63%) deve ampliar em 15% a oferta de ovos de chocolate neste ano em relação à Páscoa de 2004.
Outros 25% responderam que os consumidores devem manter nesta Páscoa o mesmo nível de compras do ano passado.
O setor também deve elevar em 14% a oferta de colombas pascais. Também deve haver um incremento de 14% na oferta de pescados, cuja demanda sobe na Semana Santa.
As comemorações de Páscoa empurraram para cima a encomenda de itens não relacionadas à data nos supermercados. Esse é o caso da cerveja e do refrigerante, cujas encomendas subiram 12% em relação ao ano passado para a maioria dos supermercadistas.
A sondagem da Abras foi realizada com 50 empresas, que respondem por cerca de 50% das vendas totais do setor. Para os supermercados, a Páscoa representa a segunda data mais importante do ano, ficando atrás apenas do Natal.
FABIANA FUTEMA
Folha Online