Prefeitura de Ilhéus ajuda famílias desabrigadas no Banco da Vitória;
Educação convoca professores aprovados em concurso público;
Ilhéus firma parcerias com maior operadora brasileira de turismo.
O cronograma da coleta de lixo em Ilhéus está garantindo um trabalho eficiente na maior parte do município, segundo avaliação do secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha. Em alguns bairros, a Secretaria está intensificando a divulgação dos dias e horários do recolhimento de resíduos, com a utilização de panfletos, a fim de melhor orientar os moradores.
A coleta é realizada em dias alternados em quase todo o município. Os bairros do Pontal, Conquista, Alto São Domingos e parte do Alto Boa Vista recebem o serviço às segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno. Às segundas, quintas e sextas, durante o dia, a coleta chega aos bairros Tetônio Vilela e a toda a área compreendida entre o Parque Infantil, no Malhado, e a comunidade de Ponta do Ramo, no litoral norte.
Conforme o calendário, o recolhimento é feito às terças, quintas e sábados, durante o dia, no litoral sul, até o Acuípe. Estão incluídos nessa região os bairros São Francisco, Nelson Costa, Hernani Sá, Barreira e Nossa Senhora da Vitória. Às terças, quintas e sextas, sempre à noite, a coleta ocorre nos bairros Pacheco, Esperança, Malhado e Tapera. No Centro, Cidade Nova, Outeiro e Teresópolis, os moradores podem deixar o lixo para ser recolhido todas as noites.
Jorge Cunha explica que o calendário foi definido de forma criteriosa e será constantemente avaliado para eventuais adequações. “Nós insistimos na importância de que a população observe os horários de coleta e somente coloque o lixo na via pública no dia em que o serviço é prestado”, orienta. Atualmente, o trabalho de limpeza em Ilhéus conta com quatro caminhões-compactadores e 200 operários, entre coletores e varredores.
Prefeitura de Ilhéus ajuda famílias desabrigadas no Banco da Vitória
A Prefeitura de Ilhéus está garantindo assistência aos desabrigados pela chuva, no bairro Banco da Vitória. Numa ação emergencial, as vítimas da cheia do Rio Cachoeira receberam ontem (21) cestas básicas e colchões, entregues pela secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis. O levantamento concluído na segunda-feira apontou a existência de 30 famílias desabrigadas no bairro, que tiveram suas casas invadidas pela chuva.
A secretária disse que toda ação está sendo acompanhada por equipes da Assistência Social e da Secretaria de Saúde. “O município vem dando toda a atenção a estas famílias, disponibilizando pessoal e veículos para atender os casos de emergência”, disse. A secretária também determinou, em caráter emergencial, a remoção das famílias para um grupo escolar e na igreja católica. As famílias vão receber vacinas para se imunizar contra doenças como a leptospirose.
A secretária disse que o governo está atento à questão habitacional e já iniciou discussões para reduzir o déficit de moradia no município, além de ampliar os projetos destinados a remover casas de áreas de risco, como encostas e margens de rios e mangues. “É preciso resolver de forma definitiva esse problema, para que as pessoas não sejam obrigadas a deixar suas casas a cada enchente”, afirma
Educação convoca professores aprovados em concurso público
Novos professores estão sendo contratados pela Secretaria Municipal de Educação neste início de ano letivo, para fazer frente à ampliação do número de alunos e suprir vagas temporárias. A relação pode ser conferida na sede da Secretaria, na avenida Soares Lopes. A secretária municipal de Educação, Maria Carolina Brito Cunha, destacou que este ano o número de alunos saltou de pouco mais de 27 mil para 30 mil. Por isso, a Prefeitura teve que ampliar número de salas de aula e, também, contratrar novos profissionais.
“Nós levamos a sério a política de garantir ensino a toda criança e adolescente em idade escolar”, disse Maria Carolina. “Para cumprirmos esse objetivo, tivemos que contratar novos educadores”, complementou. A secretária disse que as contratações temporárias visam suprir vagas criadas com pedidos de licença sem vencimentos, licença-maternidade ou afastamento por problemas de saúde. Ela explicou que os professores para o quadro permanente tinham sido aprovados no concurso e a contratação é feita de acordo com a classificação que o educador obteve no certame.
A secretária afirmou que, para garantir a todos o acesso à sala de aula, foram alugados novos espaços no Salobrinho e no Banco da Vitória. Em função da mudança, as aulas no Salobrinho começaram na segunda-feira (21) e no Banco da Vitória as atividades terão início até o dia 21 de março. “Nós já nos reunimos com os pais dos alunos daquela comunidade e informamos que não haverá prejuízo para as crianças, pois elas terão os 200 dias-letivos de aula”, disse Maria Carolina.
Ilhéus firma parcerias com maior operadora brasileira de turismo
Em evento nacional realizado em São Paulo, na semana passada, o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, conseguiu ampliar as parcerias com a CVC, maior operadora de turismo do Brasil, que em Ilhéus trabalha em conjunto com a NV Turismo. Uma das conquistas do município foi a ampliação dos vôos fretados (charters) para Ilhéus, que passarão de 11 para 15 por semana na próxima temporada.
Mazzei também acertou parcerias para a micareta de Ilhéus, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril, uma delas com o diretor da NV Turismo, Ronaldo Vitório, que garantiu uma cota de patrocínio para o evento. Foi também definida a realização de duas cerimônias de lançamento da micareta, em Brasília e Belo Horizonte, a organização de charters e a venda de abadás junto com os pacotes de viagens.
A CVC de Minas Gerais também mostrou-se disposta a treinar seus agentes de viagem para que conheçam melhor o destino turístico Ilhéus e passem a divulgá-lo. Outra operadora que manifestou interesse em ampliar seus negócios na cidade foi a Grou Turismo. O secretário de Turismo destacou a importância do evento, devido à oportunidade de promover o nome da cidade. “Nós faremos isso com uma freqüência cada vez maior e de forma sistemática, pois – como dizemos – Ilhéus tem riquezas naturais, históricas e uma cultura belíssima, e nosso trabalho é fazer com que tudo isso chegue ao conhecimento do maior número de pessoas possível”, afirma Mazzei.
Com esse mesmo objetivo, o secretário concedeu – durante o workshop – entrevistas a diversas publicações nacionais especializadas em turismo, entre elas o Guia 4 Rodas, Viagens Turismo, Brasil Travel News, Travel Tour, Folha do Turismo, Mercado e Eventos, e Jornal O Povo.