CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS VOLTA DO RECESSO COM PRONUNCIAMENTO DE PREFEITO

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, compareceu à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (15) para a ler a mensagem que marca oficialmente a abertura dos trabalhos legislativos de 2005. Durante a solenidade no plenário, o chefe do Poder Executivo ilheense falou sobre o estado em que encontrou a administração municipal e o trabalho que tem sido feito para melhorar o desempenho dos serviços públicos, além dos projetos que seu governo pretende desenvolver nos próximos anos.
A relação entre Prefeitura e Câmara de Vereadores foi outro tema que mereceu destaque no pronunciamento de Valderico Reis. “Nós vamos trabalhar de forma harmoniosa com os vereadores, de modo a promover conjuntamente o desenvolvimento de Ilhéus”, salientou o prefeito, ao lado do presidente do Legislativo, o advogado Raymundo Veloso. Logo após as considerações iniciais, o prefeito passou a elencar as ações de cada uma das Secretarias que compõem a administração municipal. Ele deu ênfase ao rombo superior a R$ 2,5 milhões encontrado nas contas públicas e o esforço realizado pelos diversos setores do governo para recolocar-se em condições de funcionamento e de atender bem à comunidade.

Sobre a saúde pública, por exemplo, o prefeito frisou o estado precário em que a gestão anterior deixou as unidades básicas, com equipamentos danificados e mais de dois mil medicamentos vencidos, entre outros problemas. Disse que o governo já iniciou a recuperação dos postos e falou da contratação em caráter emergencial, após seleção pública, de 129 agentes para retomar o combate à dengue, que era feito precariamente em 2004, ao ponto de provocar uma elevação para 45% no índice de infestação.

O trabalho da Secretaria de Ação Social também mereceu ênfase no discurso. Segundo Valderico Reis, este setor também foi deixado sem condições de funcionamento e até mesmo os cadastros de programas federais foram extraviados. “Recuperamos a estrutura da Secretaria, estamos refazendo os cadastros e pagando parcelas de benefícios que estavam em atraso”, declarou.

Normalização

Na pasta dos Serviços Urbanos, o prefeito chamou atenção para a normalização da limpeza pública e, na infra-estrutura, para o início da recomposição da malha viária do município e a recuperação da frota responsável pela conservação das estradas da zona rural. Outro assunto abordado foram os programas de moradia popular, a exemplo do Habitar Brasil, que já tem projeto para ser ampliado em 25% no atual governo.

Os investimentos na modernização administrativa também foram ressaltados pelo prefeito, que insiste na preocupação com a eficiência do governo. Já no primeiro mês da gestão, Valderico Reis determinou a tomada de providências para finalizar a implantação do PMAT (Programa de Modernização Administrativa e Tributária), que vai interligar em rede todas as áreas do governo e informatizar o atendimento ao cidadão.

Valderico Reis também falou sobre as melhorias promovidas em diversas escolas, para que o ano letivo pudesse ser iniciado com os estabelecimentos em condições de funcionamento, e manifestou seu interesse em valorizar os profissionais do magistério municipal. Outras Secretarias também tiveram seu papel destacado pela importância na articulação de projetos e coordenação das ações do governo, a exemplo das pastas do Planejamento, Governo e Administração.

O prefeito dedicou ainda boa parte do discurso para falar do desejo de investir no desenvolvimento do turismo em Ilhéus, unindo esforços com os empresários do setor. “Ilhéus tem história e belezas naturais, o que nós pretendemos fazer é unir a tudo isso uma política de incentivo e promoção da nossa cidade”, frisou. Disse ainda que “o governo tomará medidas estruturais para tornar Ilhéus um destino turístico cada vez mais procurado por visitantes do Brasil e de outros países”.

O pronunciamento foi finalizado com nova manifestação do prefeito no sentido de que está disposto a ter uma relação de respeito com o Poder Legislativo. E completou, garantindo que pretende fazer em Ilhéus um governo que vai atacar os mais graves problemas da cidade, a exemplo do desemprego, falta de infra-estrutura e deficiência dos serviços públicos. “Já declaramos a nossa disposição de trabalhar com esse objetivo e estou certo de que vamos contar com o apoio da Câmara para tocar os projetos em benefício do povo de Ilhéus”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE ILHÉUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *