Questões relacionadas a ações de interesses comuns das cidades de Ilhéus e Itabuna e o estreitamento das relações entre as casas legislativas dos municípios mais importantes do sul da Bahia, foram as principais razões da realização de uma reunião entre os presidentes da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Raymundo Veloso, e de Itabuna, Edson Dantas. Na pauta do encontro, que aconteceu na sala da presidência da Câmara de Ilhéus, na tarde de ontem (14), foram destacados os pontos que trataram da discussão a respeito da duplicação da rodovia Jorge Amado, – que liga as duas cidades -, do consumo de leite in natura – sem pasteurização – e da poluição do rio Cachoeira.
A necessidade da construção de um matadouro, em área sob jurisdição das cidades, com equipamentos imprescindíveis para a realização de abate de carne com higiene e qualidade, também foi enfatizada pelos presidentes das câmaras. Tanto Raymundo Veloso quanto Edson Dantas entendem que o trabalho em conjunto entre as duas câmaras aumenta a possibilidade de concretização de empreendimentos da envergadura do matadouro e da duplicação da rodovia Jorge Amado. A troca de experiências políticas envolvendo os vereadores dos municípios foi lembrada pelos presidentes como fator preponderante ao desenvolvimento da região sul do estado.
Na visão de Raymundo Veloso, encontros com as câmaras de vereadores das cidades co-irmãs representam a possibilidade de sinalizar para a melhoria dos trabalhos legislativos e da discussão política, além de estabelecer metas de trabalho quando as ações são de interesse de ambas as partes. Do encontro, participaram os vice-presidentes da Câmara de Ilhéus e Itabuna, Reynaldo Oliveira dos Santos e Claudevane Moreira Leite, respectivamente. Os vereadores Joabs Ribeiro, Marcos Paiva, Alisson Mendonça, Jailson Nascimento, Antonio Edson Ribeiro, Aldemir Santos Almeida, acompanharam as discussões.