INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Integração entre professor e aluno marca início das aulas;

Acordo garante funcionamento da Casa dos Artistas de Ilhéus;

Ciclista percorre o Brasil pedindo paz nas estradas;

Biblioteca atrai público com filmes e contação de história;

Agentes de combate à dengue já estão nas ruas com mutirão;

FTC terá cinco cursos a distância em Ilhéus.

Acordo garante funcionamento da Casa dos Artistas de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus vai garantir os recursos necessários para manter a Casa dos Artistas em funcionamento. Esse compromisso foi assumido nesta segunda-feira (14), em reunião na Fundação Cultural, na qual estiveram presentes a presidente do órgão, Simone Reis, o secretário municipal de Planejamento e Controle Orçamentário, Selem Rachid Asmar, e os representantes da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa e Pawlo Cidade.

Durante o encontro, a presidente da Fundaci salientou que, para o município, é de fundamental importância manter a Casa dos Artistas aberta. “O trabalho de valorização da cultura regional, assim como a qualidade dos espetáculos montados e produzidos na Casa dos Artistas, indicam que seria extremamente danoso para a comunidade ilheense que um espaço como esse deixasse de funcionar”, declarou.

A Casa dos Artistas sofre com uma crise financeira que se acentuou no ano passado e chegou a provocar o atraso no pagamento de despesas com papelaria, pessoal, água, luz e telefones, conforme declaração de Romualdo Lisboa, diretor do espaço. Ele acredita que a parceria com Fundação Cultural, órgão vinculado à Prefeitura, vai tornar possível a manutenção das atividades. Lisboa ressaltou, entretanto, ser fundamental uma maior colaboração da iniciativa privada nos projetos culturais da Casa.

Biblioteca atrai público com filmes e contação de história

As sessões de filmes e de contação de histórias na Biblioteca Municipal de Ilhéus, devem ser ainda mais procuradas, com o início das aulas nas redes particular e municipal. As sessões são acompanhadas por um público interessado e que encontrou uma forma de estar ainda mais próximo do universo da literatura e da cultura em geral. As sessões de filmes acontecem às terças e quintas, e as contações às quartas e sextas-feiras.

Nesta terça-feira (15), será exibido o filme O Rei Leão e, na quinta (17), será a vez da apresentação de Aladdim. Nos dois dias, as sessões ocorrem às 9h e às 15h. “Nesta semana, a programação está reservada ao público infantil, mas as sessões de filmes e contações são abertas à comunidade em geral”, explica a coordenadora da Biblioteca Municipal, Regina Figueiroa. Segundo ela, o público também está aprendendo a apreciar as sessões de contação de história, narradas por uma profissional especializada.

A coordenadora da Biblioteca Municipal afirma que os filmes e a narração de histórias são atrativos a mais, que permitem à população “aproveitar ao máximo o espaço da Biblioteca”. Regina Figueroa salienta ainda que a Biblioteca aceita voluntários que queiram participar das sessões de contação de história. Para isso, basta procurar a Biblioteca Municipal, que fica na praça Castro Alves (antigo Grupo Escolar General Osório).

Integração entre professor e aluno marca início das aulas

As escolas da rede municipal receberam, nesta segunda-feira (14), os mais de 30 mil alunos matriculados em Ilhéus. O primeiro dia de aula foi diferente e deu ênfase à harmonia e às boas relações entre educador, estudante e toda a comunidade escolar. Os alunos tiveram uma recepção em que os professores mostraram a escola e a sala de aula como espaços prazerosos de aprendizagem e de construção de conhecimento.

A secretária municipal de Educação, Maria Carolina Brito Cunha, disse que, apesar das dificuldades encontradas em toda a rede, o governo irá trabalhar para que “a escola municipal se torne um espaço em que a aprendizagem seja estimulada de forma efetiva”. De acordo com ela, o primeiro dia de aula na rede é uma demonstração dessa política educacional, em que professores devem estar atentos às necessidades do aluno. “O educador também será valorizado para que a educação melhore cada vez mais”, enfatiza.

Maria Carolina disse que esse é “realmente, um caminho para que Ilhéus tenha um ensino de qualidade com gestão participativa”. A secretária afirmou que a educação participativa também foi uma das diretrizes traçadas pelos novos dirigentes educacionais e que foram repassadas aos professores na Jornada Pedagógica, atividade de planejamento para o ano letivo que contou com a participação de todos os profissionais em educação do município.

Calendário letivo

O ano letivo na rede municipal terá 200 dias/aula e será encerrado no dia 20 de dezembro. O período final para reposição de aulas será de 26 a 28 de dezembro, conforme calendário definido em reunião do Conselho Municipal de Educação. Os educadores da rede terão neste ano letivo três encontros coletivos, previstos para 7 de maio, 8 de outubro e 19 de novembro.

Ciclista percorre o Brasil pedindo paz nas estradas

O ciclista brasileiro Carlos Henrique Ribeiro, de 40 anos, recordista brasileiro em longos percursos, está em Ilhéus numa campanha contra a violência nas estradas e o uso do álcool no trânsito. Pedreiro de profissão, Carlos Henrique saiu do município de Jardim (MS), em abril de 2002. Decidiu iniciar a jornada ao observar o grande número de acidentes nas rodovias e, em sua cruzada pela paz, o ciclista busca conscientizar motoristas para que sejam mais prudentes ao volante.

Até agosto do ano passado, Carlos Henrique tinha percorrido mais de 28.500 quilômetros e visitado 290 cidades, tornando-se o ciclista brasileiro recordista em longas distâncias. A aventura do sul-matogrossense está incluída na versão brasileira do Guinness Book. Foi também em agosto que ele decidiu iniciar uma outra “maratona”, agora com o objetivo de quebrar o seu próprio recorde e superar a barreira dos 45 mil quilômetros. Para atingir o sonho, trilha em média 150 quilômetros por dia, ficando no máximo dois dias em cada cidade visitada. Com um patrocinador oficial, o curso de idiomas Wizard, Carlos Henrique recorre a apoios nas cidades por onde passa para poder continuar a sua trajetória.

Em Ilhéus, a Secretaria Municipal de Esportes garantiu apoio à estada do ciclista na cidade. O vice-prefeito e secretário Newton Lima assinou também um documento comprovando a passagem do atleta por Ilhéus. Na mochila, o ciclista carrega um álbum reunindo fotos de quase todos os lugares visitados. Ilhéus, segundo ele, já tem seu lugar reservado. “É uma cidade linda, famosa e de grande importância histórica”, reconheceu Carlos Henrique.

Agentes de combate à dengue já estão nas ruas com mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (14) ao mutirão de combate à dengue em Ilhéus. Uma equipe de 129 agentes já está nas ruas para dar para eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os agentes foram contratados em regime emergencial pela Prefeitura de Ilhéus e estão nas ruas após serem aprovados em seleção pública e participar de treinamento.

O mutirão vai abranger toda a área do município e também conta com 14 supervisores da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). As visitas domiciliares começaram pela zona sul até o Pontal e Centro até o Malhado. Logo após, a ação parte para os outros bairros da cidade. A previsão é de que este primeiro ciclo de controle dos focos de dengue seja concluído até o dia 28 de março.

De acordo com dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, o índice de infestação no município é elevado, devido ao baixo nível do controle realizado em 2004. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, informou que apenas na última sexta-feira (11), foram encaminhadas para Salvador 15 amostras de sangue de pessoas com suspeita de infecção.

“O município realizou apenas um ciclo de visitas no ano passado”, alerta Cássia. A secretária de Saúde, Vera Jasmineiro, assegurou que o trabalho está sendo retomado de forma efetiva, com visitas domiciliares que serão feitas em todos os ciclos de reprodução do mosquito transmissor, a cada dois meses. A aplicação de larvicida para o tratamento de todos os prováveis focos, como tonéis, tanques, vasos de plantas, garrafas e latas, fazem parte do trabalho dos agentes, que também darão orientações educativas à população.

Para que o controle seja realizado de forma eficiente, a Prefeitura espera contar com a participação dos ilheenses. ” É preciso que a população dê continuidade ao trabalho dos agentes, mantendo limpos os possíveis locais de proliferação do mosquito da dengue”, disse a secretária.

FTC terá cinco cursos a distância em Ilhéus

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) vai instalar um núcleo de Educação à Distância em Ilhéus, com aulas previstas para começar em março. Para divulgar a iniciativa, a instituição de ensino promove nesta terça-feira (15), a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal, palestra com o professor Reinaldo Borba, diretor de Tecnologia da FTC / EaD. O evento, que é aberto ao público, contará com a presença da secretária de Educação de Ilhéus, professora Maria Carlina Brito Cunha. Ela considera a proposta da FTC “interessante, na medida em que vai proporcionar a oportunidade de uma maior qualificação curricular para muitos profissionais do magistério, atendendo as diretrizes do plano decenal de educação”. O plano estabelece que os professores da rede pública sejam graduados no ensino superior.

O núcleo de Educação a Distância a ser implantado em Ilhéus vai oferecer os cursos de Letras, Matemática, História, Geografia e Normal Superior, todos com nível de graduação. Os candidatos a freqüentar as aulas, transmitidas em sistema de videoconferência, deverão submeter-se a vestibular, sendo que o primeiro está programado para o próximo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *