ONGs têm novos representantes em conselho da criança e doadolescente

Em eleição democrática e marcada por intensa disputa, foram escolhidos na segunda-feira (31) os novos membros do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). Representantes de 20 instituições ilheenses que trabalham na atenção à criança se candidataram às oito vagas reservadas a organizações não-governamentais. Os novos conselheiros titulares serão os representantes da Apae, Fundação Dom Bosco, Santíssima Trindade, Pastoral da Criança, Fé e Alegria, Emília de Brito, Mulheres Ilheenses e Nossa Senhora da Conceição.
Com mandato de três anos, os novos conselheiros elegem como principal desafio a implantação de políticas efetivas de atenção à criança e ao adolescente, em ações articuladas com a sociedade e às três esferas de governo (municipal, estadual e federal). A diretora de Relações Comunitárias, Conselhos e Ações Centrais de Ilhéus, Joziana Alves de Souza, destacou que o processo de renovação do CMDCA está apenas começando. Dentro de aproximadamente 30 dias serão escolhidos os oito representantes governamentais e, logo após, o novo presidente do Conselho. O CMDCA é composto por 16 membros.

Joziana disse que o processo de escolha dos representantes não-governamentais teve grande participação das entidades e reforçou o espírito democrático na escolha dos novos membros. “Isso mostra a vontade que o ilheense está tendo para mudar o atual quadro da atenção a crianças e adolescentes”, afirma Joziana. Essa participação, destaca, será importante, para realizar trabalhos de combate e prevenção ao turismo sexual infantil e oferecer uma melhor assistência a meninos e meninas de rua. “O prefeito Valderico Reis tem demonstrado que o trabalho social está entre as suas prioridades de governo”, enfatiza Joziana.

Os novos conselheiros do (CMDCA) começam a trabalhar já em novo endereço, na Avenida Bahia, 512, Cidade Nova, na Casa dos Conselhos. Os telefones para contatos, informações e denúncias são (73) 231-7311 e o (73) 231-8353. No mesmo endereço, também passa a funcionar a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon). “A nova estrutura e localização da Casa dos Conselhos reforçará o trabalho que temos a desenvolver em Ilhéus”, afirma Joziana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *